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Novidades, sinais de trânsito no taxiway de LAX.

Enviado: Sáb Mar 15, 2008 11:28
por PR-URE
O aeroporto de Dallas Forth Worth será o pioneiro na instalação de um novo equipamento de orientação de tráfego de aeronaves em solo. O sistema, com custo de US$ 6 milhões, emite alertas de aproximação durante o taxiamento. Conheci esse terminal em janeiro e compreendo a necessidade dessa aquisição: além de ter pistas longas e bastante afastadas do terminal, o aeroporto em si é muito grande e movimentado, o que garante um número sempre alto de aeronaves se deslocando para decolagem ou atracação. Para completar, uma parte da pista também serve a setores de carga.
O sistema contará com luzes especiais, que serão colocadas experimentalmente em uma das quatro pistas de pouso e em várias taxiways. Funcionam de duas formas: as aeronaves que estão perto de decolar ou acabaram de pousar são avisadas com luzes vermelhas de que há outros aviões cruzando a pista no término (é estranho, mas real. As pistas ali são incrivelmente longas). Para as que estão no táxi, as mesmas luzes vermelhas sinalizam a presença de outros jatos na linha principal. Em analogia, é a mesma coisa que vale em sinais de trânsito comuns.
Os chamados "Close calls" levaram as autoridades a desenvolverem um sistema de trânsito no solo. No caso dos terminais mais movimentados, a incidência aumentou demais. Los Angeles foi o que registrou mais incidentes. O teste em Dallas deve ser extendido ao terminal de LAX, sobretudo agora que há planos de ampliar a distância entre as duas pistas paralelas no lado Norte. A FAA, no entanto, não está convencida de que o uso de semáforos poderá tornar a situação menos complicada. Para os técnicos, os problemas estão acontecendo porque o aumento do tráfego expôe os erros de projeto nas contruções das pistas.