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Aeroporto de Cargas em Paranaguá
Enviado: Ter Mar 04, 2008 20:08
por claudiojz
Olá amigos
O que vocês estão achando dessa notícia veiculada pela imprensa da intensão da Anac de construir um aeroporto de cargas em Paranaguá?
Enviado: Ter Mar 04, 2008 21:10
por adluis
Esse povo do "requião maria louca" não tem mais o que fazer, já que dizem que é projeto do governo do estado.
Deviam se preucupar em dragar o porto de Paranagua isso sim, pois este corre sério risco de ser fechado pela marinha por falta de dragagem. Isso que o porto é administrado pelo "melhor administrador portuário do Brasil", tah certo que foi o irmão mais velho que falou isso.
Não tem necessidade de aeroporto em Paranagua, alem de ser muito proximo de CWB, não tem industrias que se beneficiariam do transporte aéreo de cargas.
O mais correto seria ampliar CWB, o custo seria bem menor.
Enviado: Ter Mar 04, 2008 22:18
por meron Kovalchuk
Será que já foi falado para este pessoal que está "inventando" um aeroporto de carga em Paranaguá quanto iria custar, e quanto tempo levaria? Afonso Pena está com a promessa de ter uma pista de mais de 3000m (ampliada a 15/33 atual ou a falada 3a. pista,) desde 1995, até hoje, adivinhem ...., será que daqui a 5 gerações alguém vai fazer alguma coisa? De estudos, projetos e que tais, provavelmente a INFRAERO deve estar cheia, de obras reais, nem tanto!!!!!!
lol
Enviado: Ter Mar 04, 2008 22:43
por Afonso
No coment´s

Enviado: Ter Mar 04, 2008 22:56
por Marco SBCT
Aeroporto de carga em Paranaguá não é o único delíro desse povo:
1- Tem outro povo querendo construir um aeroporto de cargas em Ponta Grossa.
2- Tem um Deputado Federa(Kiefer) que está levando ao Min. Jobim da Defesa um projeto para o Aeroporto Regional do Oeste Paranense para 4000x60m. este sim mais viável e necessário àquela rica região, tendo até as terras já compradas para a obra, mas brigas políticas regionais tem brecado o projeto.
A Gazeta do Povo de hoje veio com duas páginas aeronáuticas.
Enviado: Ter Mar 04, 2008 23:15
por adluis
Marco SBCT escreveu:2- Tem um Deputado Federa(Kiefer) que está levando ao Min. Jobim da Defesa um projeto para o Aeroporto Regional do Oeste Paranense para 4000x60m. este sim mais viável e necessário àquela rica região, tendo até as terras já compradas para a obra, mas brigas políticas regionais tem brecado o projeto.
Por falar nesse Aeroporto Regional do Oeste, por que simplesmente não aumentam a pista e constroem um terminal decente em Cascavel?
A pista de lá tem 1600 x 30, eu não entendo muito de engenharia e de construção de aeroportos mas no meu ponto de vista seria muito mais barato ampliar esta pista do que construir um aeroporto totalmente novo.
A cabeceira 15 fica ao lado da BR 277 e não tem como aumentar, mas a 33 fica numa área rural, só tem lavoura de soja pra aquele lado. dá pra conferir no Google Maps
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-B ... 5&t=h&z=15
Alguem deve estar querendo ganhar um bom dinheiro com desapropriação de terras lá por cascavel...
Enviado: Qua Mar 05, 2008 00:32
por Afonso
A Gazeta do Povo em matéria de fatos jornalísticos envolvendo aviação é um zero a esquerda.
Olhe as pérolas desse jornal.
*As antenas de ils são usada através de frequências VHS
Trocaram as bolas VHF, por VHS
*O mínimo para os aviões descerem com o tempo fechado são 2.500 pés.
SBCT fica a 2990 pés , 2.500 pés estariam dando um alô as minhocas
*O governo paranaense já desapropriou o terreno para construção do ILS categoria 3.Assim acabam-se as desculpas para não pousar com neblina.
Se o pessoal do jornal está dando curso de homologação aos pilotos e aeronaves me avisem
É por isso que eu não acho esse jornal, uma fonte confiável quando o assunto é aviação.

Enviado: Qua Mar 05, 2008 07:52
por meron Kovalchuk
O aeroporto de Cascavel atual não tem pista com capacidade de suporte para grandes cargueiros, o recape teria o custo próximo de uma pista nova, além do que a parte para construir, só de pistas de táxi,pátios, e uma parte nova da pista de pouso (mais pelo menos 1400m), seria o preço de praticamente fazer tudo novo. Vale dizer que o lado da BR 277 é povoado com construções o que iria dificultar a instalação de luzes de aproximação, instalações do ILS, problemas ambientais aos moradores e outras coisas, sem muito chute: com uns R$ 2 bilhoes de reais, pelo menos, seria possivel fazer um aeropórto razoável para os padrões brasileiros, será que tem verba em algum lugar para isso?
Enviado: Qua Mar 05, 2008 19:46
por claudiojz
A Gazeta do Povo em matéria de fatos jornalísticos envolvendo aviação é um zero a esquerda.
Olhe as pérolas desse jornal.
*As antenas de ils são usada através de frequências VHS
Trocaram as bolas VHF, por VHS
*O mínimo para os aviões descerem com o tempo fechado são 2.500 pés.
SBCT fica a 2990 pés , 2.500 pés estariam dando um alô as minhocas
*O governo paranaense já desapropriou o terreno para construção do ILS categoria 3.Assim acabam-se as desculpas para não pousar com neblina.
Se o pessoal do jornal está dando curso de homologação aos pilotos e aeronaves me avisem
É por isso que eu não acho esse jornal, uma fonte confiável quando o assunto é aviação.
Concordo contigo Afonso, até na questão de veiculo formador de opinião, manipulador e mobilizador da sociedade em torno de uma causa, ou seja lá o que for, a Gazeta deixa muito a desejar.
Enviado: Qua Mar 05, 2008 20:05
por SBLO
Deu no Jornal Folha de Londrina:
Anac avalia área para aeroporto em Paranaguá
Curitiba - Sete técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Cindacta iniciaram ontem uma visita de quatro dias em Paranaguá para analisar áreas que poderiam ser utilizadas para receber a construção de um aeroporto na cidade. Hoje, serão realizadas visitas de solo. Amanhã, acontece um sobrevôo das três áreas que estão em análise e, na sexta-feira, será finalizada a visita.
As informações serão levadas para a sede da Anac, em Brasília. Depois da análise será emitido um parecer técnico que vai indicar qual é a melhor área para a construção do aeroporto. Ainda não há um prazo definido para a emissão deste parecer. A previsão é que o aeroporto fique pronto em 2010. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Transportes, a maior parte do investimento deve ser do governo estadual, no entanto, ainda não há uma estimativa de qual será o custo do empreendimento.
Já foi ventilada a possibilidade de que duas áreas sugeridas ficariam às margens da PR-508, estrada que liga o distrito de Alexandra a Matinhos. Entre os fatores que serão levados em consideração para escolher a área estão as condições de acessibilidade físicas e operacionais e as demandas relacionadas ao meio-ambiente.
Hoje, a cidade conta com o aeroporto municipal Santos Dumont, localizado em área urbana para operação de aviões de pequeno porte. O novo aeroporto poderia reduzir o congestionamento de cargas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Andréa Bertoldi
Equipe da Folha
http://www.bonde.com.br/folha/folhad.ph ... t=20080305
Enviado: Qua Mar 05, 2008 20:24
por adluis
meron Kovalchuk escreveu:O aeroporto de Cascavel atual não tem pista com capacidade de suporte para grandes cargueiros, o recape teria o custo próximo de uma pista nova, além do que a parte para construir, só de pistas de táxi,pátios, e uma parte nova da pista de pouso (mais pelo menos 1400m), seria o preço de praticamente fazer tudo novo. Vale dizer que o lado da BR 277 é povoado com construções o que iria dificultar a instalação de luzes de aproximação, instalações do ILS, problemas ambientais aos moradores e outras coisas, sem muito chute: com uns R$ 2 bilhoes de reais, pelo menos, seria possivel fazer um aeropórto razoável para os padrões brasileiros, será que tem verba em algum lugar para isso?
Quem sabe, sabe!!!
Tah explicado agora
Enviado: Qua Mar 05, 2008 21:50
por Marco SBCT
adluis escreveu:meron Kovalchuk escreveu:O aeroporto de Cascavel atual não tem pista com capacidade de suporte para grandes cargueiros, o recape teria o custo próximo de uma pista nova, além do que a parte para construir, só de pistas de táxi,pátios, e uma parte nova da pista de pouso (mais pelo menos 1400m), seria o preço de praticamente fazer tudo novo. Vale dizer que o lado da BR 277 é povoado com construções o que iria dificultar a instalação de luzes de aproximação, instalações do ILS, problemas ambientais aos moradores e outras coisas, sem muito chute: com uns R$ 2 bilhoes de reais, pelo menos, seria possivel fazer um aeropórto razoável para os padrões brasileiros, será que tem verba em algum lugar para isso?
Quem sabe, sabe!!!
Tah explicado agora
O principal problema do Aero de Cascavel são os ventos predominantes, bem fortes, que são sempre de través, o que já botou muito avião de dorso, a localização em relação à cidade de Cascavel é boa mas, tem o povo de Toledo ali perto que quer aero bom e avião de PAX todo dia.
O Aero Regional ficaria, no 1º projeto, equidiistante, na época da construção da Hidroelétrica de Caxias no pacote entrou uma grande área entre as duas cidades, e tamanha foi a divergência entre elas que o Gov Requião bateu na mesa : se acertassem que ele liberaria as verbas para as obras, resultado da ópera bufa: não teve acerto e não teve obra.
Enviado: Qua Mar 05, 2008 22:00
por meron Kovalchuk
Marco, o aeroporto de Cascavel e "biruta fazendo copntinência pra pista" já são lendários, mas a minha explicação anterior foi para elucidar o papo do outro amigo do Forum, Ponta Grossa atual também é assim!
Enviado: Qua Mar 05, 2008 22:16
por Marco SBCT
meron Kovalchuk escreveu:Marco, o aeroporto de Cascavel e "biruta fazendo copntinência pra pista" já são lendários, mas a minha explicação anterior foi para elucidar o papo do outro amigo do Forum, Ponta Grossa atual também é assim!
São instalções caras de manter e sub-utilizadas.
Acredito que soltam estas pérolas para dispersar o pensamento do povo dos problemas reais.
Enviado: Qua Mar 05, 2008 22:34
por Marco SBCT
Outro ponto importantíssimo a considerar são os EIA/RIMA que acho que não saem nem com reza braba, pois não háum local de dimensões adequadas para um grande aero como se viu falar p/ Paranaguá.
Enviado: Qui Mar 06, 2008 02:51
por meron Kovalchuk
Um aeroporto de carga em Paranaguá muito provavelmente teria um custo/benefício baixíssimo pois o número de voos charter e cargueiros seria diminuto, ficando a maioria do tempo com instalações pra lá de ociosas. Outra coisa a considerar seriam os problemas de pouso pois estariam dentro da terminal (TMA) de Curitiba e com cruzamento de tráfego em aerovia SBFL/SBSP. As aeronaves decolando ou para pousar em Paranaguá teriam de ser monitoradas pelo CINDACTA II de Curitiba até um determinado nível e a partir disto por um APP/TWR (Controle de aproximação/torre de controle) em Paranaguá, o que exigiria todo o equipamento eletrônico (NDB/VOR e um sistema de pouso por GPS, pois o ILS deverá começar a ser desativado no mundo provalvemente a partir de 2012, conforme determinações já em estudos da ICAO (International Civil Aviation Organization) das nações unidas com sede em Montreal no Canadá. Alguém já pensou na folga do controlador de voo na TWR de Paranaguá o dia inteiro, sem aviões praticamente. A construção, instalação e manutenção de equipamentos ligados a navegação aérea são extremamente caros; será que tudo isso está sendo pensado para Paranaguá? Não se deve esquecer que um aeroporto de carga e tráfego internacional, exige instalações de Alfândega da Polícia Federal e por aí vai. Só para comparação o aeroporto de Maringá no primeiro mês de operação já tinha um deficit operacional para a Prefeitura de Maringá, operadora do aeroporto,de R$ 54.000, e hoje por certo é muito maior. A TAM está abandonando Maringá porque a taxa de pouso está sendo práticamente dobrada dos valores atuais, (Talvez a Pref. de Maringá está querendo cobrir o prejuizo mensal). Os que conhecem o aeroporto de Maringá podem imaginar o investimento feito pelo Estado e considerar que se trata de uma cidade bem mais importante e de maior população com capacidade financeira para voar e no entanto é um "pato sentado".
Enviado: Qui Mar 06, 2008 09:02
por adluis
Marco SBCT escreveu:
São instalções caras de manter e sub-utilizadas.
Acredito que soltam estas pérolas para dispersar o pensamento do povo dos problemas reais.
Com certeza! Vide caso de Paranagua.
Não sei se vocês acompanharam os noticiários estaduais ultimamente.
Mas o porto de Paranagua está em vias de ser interditado pela Marinha por falta de dragagem. Imagina o prejuizo que isto pode causar pra economia da cidade e do estado?
Tudo por incompetêcia da atual administração estadual. Que ao invés de trabalhar para realizar a dragagem processa a imprensa, cobrando R$ 1 Bilhão de indenização por terem publicado esta noticia que saiu no diário oficial da união.
Aí pra desviar a atenção do povo de Paranagua, saem com essa noticia de aeroporto.
Enviado: Qui Mar 06, 2008 12:34
por Marco SBCT
Paranaguá teve até uns 15 anos atrás uma equipe da FAB operando a Rádio Paranguá !
O que deve ter incentivado a Pantanal e SL operar por ali por brevíssimos períodos.