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Avião de pequeno porte cai no Rio e mata 4

Enviado: Dom Mar 02, 2008 14:18
por MARR
Avião de pequeno porte cai no Rio e mata 4

Ernani Alves
Direto do Rio de Janeiro

Um avião monomotor, modelo Cirrus SR22, caiu em um terreno na avenida das Américas, no Rio de Janeiro, por volta das 12h de hoje. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram carbonizadas. As primeiras informações eram de que a aeronave havia caído na própria avenida.
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Ainda de acordo com os Bombeiros, as vítimas estavam dentro do avião. O acidente ocorreu próximo ao condomínio Mandala.

O monomotor decolou do Aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, às 11h43, segundo informou a Infraero. Durante o vôo, o piloto teria notado uma fumaça saindo do motor.

O avião caiu em um terreno vazio e a avenida das Américas não precisou ser interditada. Antes de cair, o avião bateu em parte do telhado de um imóvel em construção. A aeronave explodiu e ficou totalmente destruída.

O modelo Cirrus é um avião de pequeno porte com capacidade para um piloto e mais três passageiros.

Redação Terra

Enviado: Dom Mar 02, 2008 14:21
por MARR
Avião que caiu no Rio iria para Santa Catarina

Ernani Alves
Direto do Rio de Janeiro

O avião que caiu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, estaria vindo de um evento em Vassouras, no interior do Estado, e seguiria para Florianópolis (SC), de acordo com informações de funcionários do Aeroporto de Jacarepaguá, que não quiseram se identificar.


Por volta das 12h, um avião monomotor, modelo Cirrus SR22, caiu em um terreno na avenida das Américas, no Rio de Janeiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram carbonizadas. As primeiras informações eram de que a aeronave havia caído na própria avenida.

O avião pertenceria a um empresário catarinense. Ainda de acordo com informações de funcionários do aeroporto, seria um avião novo comprado há aproximadamente um mês.

O ex-superintendente internacional da Varig Guilherme Cartelano confirmou que o piloto do avião Cirrus SR22 era aposentado da Varig. Segundo Castelano, o piloto, conhecido como Tolla, era experiente, principalmente em vôos com modelos MD-11.

A Policia Civil vai abrir inquérito na 16ª delegacia da Barra da Tijuca. Peritos do Cenipa já estão no local.

Redação Terra

Enviado: Dom Mar 02, 2008 14:29
por MARR
02/03/2008 - 14h03
Piloto de avião que caiu no RJ tinha 30 anos de experiência

da Redação UOL
Em São Paulo

O piloto do monomotor que caiu no Rio, Frederico Carlos Xavier de Tolla, tinha 30 anos de experiência na área. Em entrevista ao jornal A Notícia, em julho de 2007, Tolla afirmou ter confiança no transporte aéreo.

Com 65 anos, Tolla já trabalhou na Vasp e foi comandante da Varig. Ultimamente, o piloto morava em Florianópolis e tinha um monomotor para passeios de lazer. Ele dizia que apenas um imprevisto ocorreu em toda sua carreira, quando o trem de pouso de um avião que pilotava quebrou.

Recentemente, Tolla havia participado de um curso para pilotos de Cirrus, modelo que caiu no Rio de Janeiro. Além disso, era campeão de pouso de precisão do Aeroclube de Santa Catarina

Enviado: Dom Mar 02, 2008 15:03
por Gustavo Martins
Segundo informações de jornais, a aeronave seria o Cirrus PR-IAO
fotografado por Juliano Damásio em Florianópolis no Mês passado.

http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 735&nseq=9

:cry:

Enviado: Dom Mar 02, 2008 15:43
por Sandro
Gustavo Martins escreveu:Segundo informações de jornais, a aeronave seria o Cirrus PR-IAO
fotografado por Juliano Damásio em Florianópolis no Mês passado.

http://www.jetphotos.net/viewphoto.php? ... 735&nseq=9

:cry:
pois é. Juliano cade voce, ele era do pessoal que conhecemos naquela dia??

http://www.airliners.net/photo/Untitled ... 711&size=L

Enviado: Dom Mar 02, 2008 16:18
por Sergio de Faria Bica
Na aviação comercial brasileira voaram os dois Tolla . O mais velho foi comandante do ELECTRA II do Grupo PIGNATARI e comandante de MD 11 na VARIG . O mais môço dos TOLLa ( Conhecido como Tollinha ) voou muito tempo no Táxi-aéreo UNESUL e posteriormente na VARIG.

Abs

Sérgio Bica

Avião cai na Barra da Tijuca e deixa mortos

Enviado: Dom Mar 02, 2008 19:10
por Constellation
Júlia Motta e Ludmilla de Lima - O Globo, O Globo Online, CBN e Globonews TV


RIO - Quatro pessoas morreram na queda de um avião no final da manhã deste domingo na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, uma das principais vias do bairro da Zona Oeste do Rio. O monomotor modelo Cirrus SR22, prefixo TTIARO, caiu no terreno da concessionária Citroën, a 40 metros do condomínio Park Palace, logo após decolar do Aeroporto de Jacarepaguá. De acordo com a Anac, o avião seguia para Florianópolis, em Santa Catarina, e só parou no Rio de Janeiro para abastecer.

Segundo o delegado-adjunto da 16ª DP (Barra), Alessandro Thiers, os laudos da perícia dos corpos e do monomotor estarão prontos em dez dias, assim como o laudo da Aeronáutica sobre a situação técnica da aeronave. Segundo Thiers, a polícia vai procurar nos destroços a caixa-preta ou chip do avião.

- Vamos investigar se houve falha mecânica, humana ou se foi uma fatalidade. Vamos analisar também os procedimentos adotados pela torre de controle do Aeroporto de Jacarepaguá - disse o delegado-adjunto.

A torre de controle do aeroporto informou que o monomotor decolou às 11h50m já com fumaça e caiu às 11h53m. O piloto Frederico Carlos Xavier de Tolla fez contato com a torre e avisou que havia fogo no avião durante a decolagem. A torre então informou a ele que avistava fumaça na aeronave. Antes de cair, o piloto avisou à torre que tentaria voltar ao aeroporto, mas não conseguiu. Ele ainda teria tentado fazer um pouco de emergênca na Avenida das Américas, que não chegou a ser interditada.

A aeronave chegou a atingir parcialmente um galpão que fica no terreno da concessionária. O piloto ainda teria tentado desviar, mas não conseguiu e bateu em uma janela. Segundo o ex-presidente da Varig Carlos Luís Martins, Frederico era funcionário aposentado da companhia aérea e tinha muita experiência em vôos. O segurança da concessionária, que estava dentro do galpão no momento da queda do avião, não ficou ferido.

O monomotor era do empresário Joci Martins, de 57 anos, dono da Cota Empreendimentos Imobiliários, de Santa Catarina. Além do piloto e do empresário, estavam na aeronave o também empresário Gilmar Detoni e o fazendeiro Sílvio Pedro Vanzela. A família de Joci Martins admitiu no início da tarde o seu desaparecimento. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal. Veja fotos da remoção dos corpos.
Segundo informações da Infraero, o empresário catarinense comprou a aeronave há apenas 40 dias, e tinha brevê de piloto.

O tipo de aviação que se opera ali é adequada ao tipo de pista, pois são aeronaves de pequeno porte, basicamente helicópteros (Anac).

Testemunhas que estavam próximas ao local afimaram ter ouvido pelo menos duas explosões antes da queda da aeronave, que ficou totalmente destroçada. O motor do avião teria parado de funcionar logo depois da decolagem.

"Havia muita fumaça e era um avião pequeno, que cortou o motor próximo ao meu prédio, que fica ao lado de onde ele se acidentou", relatou pelo Eu-Repórter, a sessão de jornalismo participativo do GLOBO ONLINE, o leitor que se identificou como Speroff da Silva Saulo.

O gerente regional da Anac no Rio, Enzo Schiavo, afirmou que o Aeroporto de Jacarepaguá está preparado para receber este tipo de avião mesmo estando em uma área populosa.


- Em todos os aeroportos do Brasil, as cidades foram crescendo ao redor. Mas o tipo de aviação que hoje opera ali é adequada ao tipo de pista, pois são aeronaves de pequeno porte, basicamente helicópteros - afirmou.

Em entrevista à GloboNews TV, o construtor de aviões Fábio Homem de Carvalho afirmou que o modelo SR22 da empresa americana Cirrus é um sucesso de vendas no Brasil, e é muito usado por empresários . No site da empresa, há cinco versões do modelo SR22, cujos preços variam de US$ 376 mil a US$ 539 mil, uma delas só disponível para região do caribe, América do Sul, África e Austrália.

Um dos principais atrativos do modelo, lançado no ano passado, é um pára-quedas capaz de reduzir a velocidade da queda em emergências e que está presente em todos os modelos. Carvalho, no entanto, explicou que o pára-quedas do monomotor só pode ser acionado após alcançar certa altura, o que não foi o caso, já que o avião apresentou problemas logo após a decolagem.


GLOBONEWS - 02/03/2008

Enviado: Dom Mar 02, 2008 21:10
por PR-WJI
Ei, a foto que apareceu no Fantástico não é do Damásio???????
http://www.airfln.com.br/detalhe.php?id_foto=2771

Abraços!

Enviado: Dom Mar 02, 2008 22:29
por Sandro
José Arthur - SBPA escreveu:Ei, a foto que apareceu no Fantástico não é do Damásio???????
http://www.airfln.com.br/detalhe.php?id_foto=2771

Abraços!
Claro que é!

Enviado: Seg Mar 03, 2008 00:59
por PR-WJI

aeronave movida a gasolina teria sido abastecida com querose

Enviado: Seg Mar 03, 2008 13:36
por Fernando C. Milke
Geral | 03/03/2008 | 13h00min

Queda de avião no RJ: aeronave movida a gasolina teria sido abastecida com querosene

Investigação da Polícia Civil mostra que houve troca de combustível no monomotor

Investigação da Polícia Civil mostra que houve troca de combustível no monomotor que caiu ontem na Barra da Tijuca, no Rio, deixando quatro mortos. De acordo com o delegado titular da 16.ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca), Carlos Augusto Nogueira Pinto, as notas fiscais apreendidas mostram que a aeronave movida a gasolina foi abastecida com querosene.

— De acordo com testemunhas a aeronave engasgou na decolagem no Aeroporto de Jacarepaguá — afirmou Nogueira Pinto. O monomotor foi abastecido no posto da Petrobras. A estatal ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A transcrição dos diálogos da aeronave com a torre de controle de Jacarepaguá foi repassada para a Superintendência Regional da Infraero e o TDU, espécie de caixa-preta da aeronave, será enviada para Washington e será transcrita em até uma semana.

AE

Enviado: Seg Mar 03, 2008 14:08
por Sergio de Faria Bica
Em 40 anos de aviação , pela primeira vez leio isso ! É incrével !!!

Abs


Sérgio Bica

Enviado: Seg Mar 03, 2008 14:21
por Sandro
Sergio de Faria Bica escreveu:Em 40 anos de aviação , pela primeira vez leio isso ! É incrével !!!

Abs


Sérgio Bica
ninguem acompanhaou o abastecimento?

:(

Enviado: Seg Mar 03, 2008 14:33
por Sergio de Faria Bica
Pelo que eu acompanhei hoje pela manhã , sòmente o abastecedor da cia.
Ele declarou que o piloto "mandou encher com qav" , o que nem "manicaca" faria. Acho que o mais provável é que ao ver a decalco com a inscrição "TURBO" , o abastecedor tenha achado ser turbina e não pistão . A nota do abastecimento refere-se a "Qav". Como sempre acampanhei o abastecimento das aeronaves que voei , não entendo como o Tolla , um senhor piloto , não tenha tenha permanecido junto ao abastecedor.

Abs

Sérgio Bica

Enviado: Seg Mar 03, 2008 14:53
por emferrari
Excesso de confiança talvez?

Enviado: Seg Mar 03, 2008 15:10
por Sandro
Sergio de Faria Bica escreveu:Pelo que eu acompanhei hoje pela manhã , sòmente o abastecedor da cia.
Ele declarou que o piloto "mandou encher com qav" , o que nem "manicaca" faria. Acho que o mais provável é que ao ver a decalco com a inscrição "TURBO" , o abastecedor tenha achado ser turbina e não pistão . A nota do abastecimento refere-se a "Qav". Como sempre acampanhei o abastecimento das aeronaves que voei , não entendo como o Tolla , um senhor piloto , não tenha tenha permanecido junto ao abastecedor.

Abs

Sérgio Bica
realmente estranho mesmo o Tolla nao ter acompanhado hoje pela manha o pessoal de São Paulo ja tinha comentado comigo isto, achei muito estranho.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... 783601.xml

mandei uma reclamação para a Zero Hora Foto:Divulgação perguntei porque nao tem os dados do Autor da mesma!

Enviado: Seg Mar 03, 2008 15:20
por Sergio de Faria Bica
É uma possibilidade real. Outra possibilidade seria a pressa em retornar para Floripa (11.30hs.) Poderia ter aproveitado o abastecimento para preencher o Plano de Vôo . Masa , realmente não é desculpa. Vamos ver o que o CENIPA dirá.

Abs


Sérgio Bica

Enviado: Seg Mar 03, 2008 15:26
por Sergio de Faria Bica
Everton.

Como dizem que o vôo durou pouco mais de um minuto , talvez o combustivel usado inicialmente ainda fosse avgas. Mas são meras suposições. Vamos aguarda para ver como é que fica.

Sérgio Bica

Enviado: Seg Mar 03, 2008 17:53
por Fernando Basto
Outra coisa estranha, é que parece que o sistema de paraquedas foi acionado, porém o mesmo não poderia ser acionado em baixíssima altitude. Impressionante como as informações iniciais são DESENCONTRADAS e/ou CONTRADITÓRIAS ! Só mesmo o Cenipa pra relatar com clareza ! Pena, que o relatório deles demora muito !

Enviado: Seg Mar 03, 2008 21:18
por Sergio de Faria Bica
Fernando.

Parece que a única coisa certa é o bastecimento de QAV , assinado pelo proprietário do Cirrus , que dizem ser piloto. A foto da nota do combustével apareceu no JN hoje.

Abs

Sérgio Bica