Página 1 de 2
PANTANAL DEVE PARAR MESMO DE VOAR
Enviado: Sáb Mar 01, 2008 20:59
por MARR
Enviado: Sáb Mar 01, 2008 21:56
por alvarosp17
..Outra indo pro beleléu??? =(
Parece que o espaço aéreo brasileiro não esta apto para vôo.
Enviado: Dom Mar 02, 2008 00:29
por osmair
alvarosp17 escreveu:..Outra indo pro beleléu??? =(
Parece que o espaço aéreo brasileiro não esta apto para vôo.
Apto para vôo até está! O problema está em algumas empresas que não conseguem se manter.
Enviado: Dom Mar 02, 2008 10:06
por Alisson
Atrasos no pagamento de salários e o descumprimento de cláusulas da convenção coletiva dos trabalhadores têm sido fatores recorrentes na Pantanal Linhas Aéreas nos últimos dois anos, segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio. “Essa situação nos deixa muito preocupados, uma vez que a experiência mostrou que são grandes as possibilidades de a companhia deixar de operar”, afirma. Procurada pela reportagem para falar sobre o assunto, a Pantanal não se pronunciou.
Segundo Graziella, denúncias de funcionários sobre o tema já foram encaminhadas para o Ministério do Trabalho, para o Ministério Público e também para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Em março, vence a concessão da empresa e estamos preocupados que ela seja renovada”, afirma. Segundo a representante dos aeronautas, os fatos apresentados às autoridades são suficientes para cassar a licença de operação da empresa.
A Anac informa que já restringiu o tempo de validade dos bilhetes vendidos pela Pantanal depois do carnaval para o prazo máximo de 15 dias. A medida evitaria que um número maior de passageiros deixe de ser atendido caso a companhia paralise suas operações.
A Anac deve enviar correspondência à empresa exigindo a comprovação do pagamento de direitos trabalhistas como o FGTS e a contribuição ao INSS, além das obrigações com a Receita Federal. Segundo a Anac, a Pantanal tem um prazo de sete dias para enviar os documentos. O descumprimento do pedido acarretará na suspensão dos vôos da empresa.
Além do recorrente atraso no pagamento dos salários, Graziella cita outras irregularidades, como o não pagamento do 13º salário de 2007, além da ausência dos depósitos referentes ao FGTS e ao INSS.
Fundada em abril de 1993, a Pantanal opera com uma frota de seis aeronaves ATR42 (turbo-hélice) e voa para as cidades de Araçatuba (SP), Bauru (SP), Juiz de Fora (MG), Marília (SP), Mucuri (BA) e Presidente Prudente (SP).Fonte:O Estado de São Paulo
Pantanal
Enviado: Dom Mar 02, 2008 15:23
por paulo roberto machado
Espero que nao aconteça nada com a empresa, principalmente por causa dos funcionarios,mas quanto as linhas tem o Grupo Total/Trip , Passaredo e AirMinas pra assumir, acho que nao sera dificil.
Enviado: Dom Mar 02, 2008 17:44
por Irineu
Penso que a questão não é essa, sobrevivência ou nao da Pantanal.
Na pior das hipóteses se a Pantanal for pro buraco, outra companhia qualquer assume e vai ter os mesmos problemas.
A questão é regulamentação da aviação regional, de uma forma clara, objetiva e segura e isso não se resume a palavras, mas a uma política bem definida e comprometida.
Agora, se com tudo isso posto em prática, a companhia não mostrar competência administrativa e operacional (nao estou dizendo que é o caso da Pantanal), melhor nem ter existido.
abs
Enviado: Sáb Mar 08, 2008 16:43
por MARR
Companhia aérea Pantanal vai parar de operar
| 07.03.2008 | 20h47
Empresa não entregou os documentos exigidos pela Anac e fica proibida de voar a partir do próximo dia 25
pORTAL EXAME
Por Melina Costa
EXAME A empresa Pantanal Linhas Aéreas vai parar de operar a partir do próximo dia 25. A decisão foi tomada agora há pouco pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conforme foi adiantado ontem pelo Portal EXAME, a empresa tinha até hoje para encaminhar uma série de documentos exigidos pela agência. Dentre eles estavam comprovantes de pagamentos de impostos e obrigações trabalhistas além de informações sobre a regularidade técnica e operacional da companhia. Como os documentos não foram entregues, a agência decidiu não renovar a licença de operação da companhia – que vence no próximo dia 25.
Com isso, os slots (horários de pousos e decolagens) da Pantanal em Congonhas – o aeroporto mais movimentado do Brasil – serão redistribuídos pela Anac para outras companhias aéreas.
A Pantanal vem enfrentando problemas há mais de uma década. Apenas três anos depois de ter sido fundada, a companhia foi colocada à venda. O negócio só não foi fechado por causa do tamanho da dívida da companhia – cerca de 30 milhões de reais na época, valor considerado alto para uma empresa de aviação regional. Depois disso, a companhia foi analisada pela TAM, que não teria fechado o negócio exatamente pelo mesmo motivo.
Fundada em 1993 pelo empresário Marcos Sampaio Ferreira (ex- controlador da Bombril), a Pantanal opera com seis aviões de 45 lugares para as cidades de Presidente Prudente, Araçatuba, Marília e Bauru no interior de São Paulo, além de Juiz de Fora em Minas Gerais e Mucuri na Bahia.
Enviado: Sáb Mar 08, 2008 19:32
por bwach
Será que a TRIP assume????
Enviado: Dom Mar 09, 2008 13:13
por Manlio
Triste perda.. mas há tempos que ela estava definhando, um dia ou outro isso aconteceria.
Enviado: Seg Mar 10, 2008 14:15
por José Cursio
São Paulo 10 de março de 2008.
http://img511.imageshack.us/my.php?image=img381nr9.jpg
Mapas de rotas da Pantanal em fevereiro de 1994.
http://img511.imageshack.us/my.php?image=img382ii1.jpg
http://img511.imageshack.us/my.php?image=img383vs4.jpg
Foto do ATR > PT-MFE 42-320 em fevereiro de 1994 (via revista Flap), que hoje voa na Total Linhas Aéreas, ou melhor, deve ser repassado pra a TRIP que por sua vez comprou a Total.
Infelizmente é mais uma companhia que não foi bem conduzida a exemplo de outras que já sucumbiram. Esperamos que em breve outras empresas aéreas passem a operar nos destinos que serão deixados pela P8.
Abraços
CURSIO
Enviado: Ter Mar 11, 2008 20:15
por moises Propp
Olá amigos,
A Pantanal seria uma boa empresa para a JET BLUE assumir, 30 milhoes de
divida não é muito pelo numeros de slots que tem em Congolhas e em outros
aeroportos, ainda mais que tem sua concentração em SP, é só colocar mais
uns E190 na ponte aerea que começa a encomodar.
sds,
Moises Propp
Enviado: Ter Mar 11, 2008 20:23
por Marcelo F. De Biasi
Ao meu ver essa história está um mal contada... Alguém parece ter cantado a bola pra ANAC ou pros "Cumpanheiros" em BSB que tinha interesse em assumir a operação da cia... Não me surpreenderia se fosse mais 'mutreta'. É inegável que a Pantanal esteja com problemas, mas, mesmo assim, algo me diz que isso foi armado por alguém. Logo mais vamos ver...
Sds
Enviado: Ter Mar 11, 2008 21:20
por José Cursio
Boa noite amigos do Fórum.
Fonte Jornal.
O Estado de São Paulo, 11 de março de 2008.
http://img228.imageshack.us/my.php?image=img385dp0.jpg
Infelizmente pelo relato da reportagem a ANAC vai fazer prevalecer á lei.
Não pagou ¨Fica na chom¨
Abraços
CURSIO
Enviado: Qua Mar 12, 2008 00:12
por Afonso
E lá se vai mais uma empresa.
Vai deixar saudades, porém nunca ví essa cia ter novidades .
Iniciaram com Emb-110 (Bandeirantes)
Tinha o Tuiuiú, depois tiraram.
Tinha Brasílias que depois foi embora da frota.
Teve um Beech 1900 que ficou 4 meses na frota.
Operou no Bacacheri (Pr)na época do VDC.
Operou em Paranaguá, única cia aérea a operar lá snme.
Incidentes, nada que comprometesse sua reputação.
Que mais?
Mais uma que terá em sua lápide "Descanse em Paz"

Enviado: Qua Mar 12, 2008 00:17
por AB3
Rosvalmir Afonso escreveu:Tinha o Tuiuiú, depois tiraram.
Que mais?
Mais uma que terá em sua lápide "Descanse em Paz"

Afonso,
Me consta que o TUIUIÚ saiu por que houve um processo por parte do governo do MS para que tirassem o pássaro da cauda sob alegação que era um símbolo do estado e que a companhia era baseada em SP bla bla bla.
Um fato "eterno" é que foi na PTN que a hoje badalada cmte.Elisa Rossi da GOL, iniciou sua carreira em av.comercial e passou de copila a INS e CMT de ATR.
Enviado: Qua Mar 12, 2008 14:48
por arthuramaral_CGR
AB3 e Afonso:
Não sei exatamente o acontecido quando da retirada do Tuiuiú da logomarca da PTN, pois não sabia e nunca tinha ouvido aqui em MS sobre essa solicitação do Governo.
O fato foi que a PTN teve dificuldades aqui e se mudou para Bacacheri (PR) e depois para CGH e mudou a identidade visual, achei que por conta própria, já que mudaram completamente o foco e o mercado, voando para o interior paulista e para a Petrobrás.
Aqui em MS acho que deixou foi dívidas...
Cmte. Elisa Rossi:
Voei em janeiro com ela no comando entre AJU-MCZ-GRU.
Show de bola!
Excelente profissional!
PANTANAL LINHAS E AERONAVES
Enviado: Qua Mar 19, 2008 15:03
por paulo roberto machado
As linhas e aeronaves da Pantanal ja tem destino? 8)
Re: PANTANAL LINHAS E AERONAVES
Enviado: Qua Mar 19, 2008 16:41
por AB3
paulo roberto machado escreveu:As linhas e aeronaves da Pantanal ja tem destino? 8)
AFAs apontam como destino TRIP
Enviado: Sex Mar 21, 2008 00:37
por osmair
Nesta quinta eu estava conversando com um camarada da BR e ele me disse que o abastecimento dos aviões não são feitos mais em nome da Pantanal, mas em nome da Trip. Pelo jeito os caras conseguiram mesmo entrar em CGH, através da Pantanal.
Trip
Enviado: Sex Mar 21, 2008 11:35
por paulo roberto machado
Transportes Regionais Interios Paulista(confere!)onde ela menos voava era em Sao Paulo, acho que agora sim sera a empresa do interior paulista.hhh 8)