Miami: passageiro relata pânico em vôo da TAM

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Feldmann

Miami: passageiro relata pânico em vôo da TAM

Mensagem por Feldmann »

Miami: passageiro relata pânico em vôo da TAM

Fernando José Bosi Filho, passageiro do vôo JJ 8091, relatou um momento de pânico durante o vôo Miami-Guarulhos no último dia 8, após decolar do aeroporto da cidade americana. De acordo com o passageiro, a tripulação ficou desesperada ao sentir uma forte explosão que teria origem na turbina esquerda da aeronave.

"Ninguém da tripulação sabia dizer o que estava acontecendo, eles também se mostravam desesperados", afirmou Filho. De acordo com o passageiro, o comandante conseguiu retornar ao aeroporto de Miami em velocidade baixa, pousando com sucesso. Segundo o passageiro, uma equipe dos bombeiros esperava na pista.

A TAM confirmou, em nota oficial, que o vôo JJ 8091 teve problemas técnicou, mas não deu mais detalhes sobre as falhas. De acordo com a companhia, os passageiros receberam acomodações e assistência em terra e seguiram na manhã de sábado para a capital paulista em um vôo da companhia.

Redação Terra



*******************

Alguem ficou sabendo disso??
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

bird strike com o MVE. Tá dando problema na malha até hoje o 8095 de hoje está com grande atraso e com vias de cancelamento.
Um abraço!!!
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O ESTADO DE S.PAULO
Turbina explode em Airbus da TAM
Vôo Miami-SP teve de retornar, deixando em pânico 200 passageiros; empresa admite 'problemas técnicos'
Rodrigo Pereira

Um forte estrondo seguido de uma labareda e muita fumaça na turbina esquerda de um Airbus A-330 da TAM deixou em pânico mais de 200 passageiros que vinham de Miami para Guarulhos no vôo JJ-8091, na sexta-feira. O acidente aconteceu cerca de 20 minutos depois da decolagem. Em nota, a TAM afirma que houve “problemas técnicos em um dos motores” e o avião “voltou ao aeroporto de Miami, onde fez um pouso normal”.

Logo após o estouro, a aeronave passou a trepidar violentamente e foi tomada de uma névoa, provocando desespero em boa parte de seus ocupantes. “Foi um horror, tinha famílias inteiras no avião. Eu mesma dei o maior escândalo. Tenho dois filhos, bateu um desespero. Muita gente chorou até tudo acabar”, disse a dermatologista Adriana Vilarinho, de 38 anos.

“Meu filho de 8 anos estava na janela e viu tudo. Ele perguntou se íamos morrer”, disse o empresário Antônio Carlos Germano Santos. “Ele e minha esposa não dormem há três dias.”

Após o choque inicial, o comandante estabilizou o avião e voou em círculos sobre o mar com apenas uma turbina - procedimento padrão, segundo um piloto aposentado consultado pelo Estado. Ele explicou que isso é feito para queimar combustível, diminuir o peso da aeronave e garantir que os trens de pouso suportarão o impacto da aterrissagem. “Não correram risco algum”, disse o piloto.

Ele acredita que o incidente tenha sido provocado por um apagão na turbina, que continuou a receber combustível e, com uma nova ignição, provocou o estrondo e a labareda. “É como riscar um fósforo em um fogão com muito gás”, comparou. Outra hipótese é a de alguma peça ter se soltado e sido consumida pela turbina.

NOTA
Em nota, a TAM afirmou que o motor passou por inspeção no dia 18 de janeiro e tinha revisão programada para fevereiro de 2009. A posição da companhia irritou os passageiros. “Vem aquela dúvida de falha de manutenção. Se acontece uma tragédia, mais uma vez seria culpa do piloto, que fez um trabalho maravilhoso”, disse Adriana Vilarinho.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em situações do gênero a companhia tem 24 horas para notificar o incidente. Até o início da noite de ontem, porém, a TAM ainda não tinha informado nada à agência reguladora.

A Anac também afirmou que suspendeu o documento de aeronavegabilidade do avião que apresentou os problemas e ele só será revalidado após o esclarecimento do incidente e a apresentação de laudo técnico.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

ZERO HORA - 12 de fevereiro de 2008
Turbina de avião da TAM pega fogo

A turbina esquerda de um Airbus A330 da TAM pegou fogo cerca de 15 minutos após decolar de Miami (EUA) para São Paulo na última sexta-feira. O jornalista Fabio Steinberg, que estava no vôo 8091, relatou à Agência Estado que percebeu um forte vibração, seguida de um ruído externo, enquanto o avião subia.

Segundo ele, a turbina foi desligada e o A330 manteve apenas a turbina direita. A TAM informou que o vôo "teve problemas técnicos em um dos motores pouco depois de decolar" e voltou a Miami, onde fez um pouso normal.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Diário do Nordeste

Imagem
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

arthuramaral_CGR escreveu:A Anac também afirmou que suspendeu o documento de aeronavegabilidade do avião que apresentou os problemas e ele só será revalidado após o esclarecimento do incidente e a apresentação de laudo técnico.
Quer dizer que o MVE vai demorar a voltar para a malha?
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Tá e pq a TAM não fala que teve ingestão de passaro, fez o alijamento de combustivel, pousou em segurança e ponto final.

Os passageiros-expert-pc/ifr-multi-pla sempre falam e falam... e tornou rotina sair tanta coisa.


Quanto a ANARC, suspender pq a aeronavegabilidade do avião?? Se vão consertar ... esse "disguvernu"

Olhando agora no RAB...

MATRÍCULA: PT-MVE
Fabricante: AIRBUS INDUSTRIE
Modelo: A330-223
Número de Série: 361
Tipo ICAO : A332
Tipo de Habilitação para Pilotos: A330
Classe da Aeronave: Avião de 2 Motores a jato/turbo fan
Peso Máximo de Decolagem: 230000 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 225
Categoria de Registro: SERVICO TRANSPORTE PUBLICO REGULAR DOM/REG
Número dos Certificados (CM - CA): 15805
Situação no RAB: ARREND.OPERACIONAL/HIPOTECA
Data da Compra/Transferência: 14/11/06
Data de Validade do CA: 18/10/12
Data de Validade do RCA: 19/07/09
Data de Validade do Seguro: 19/12/08
Situação de Aeronavegabiidade: Normal
Motivo(s):
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Mensagem por lumontjr »

FELDMANN escreveu:Tá e pq a TAM não fala que teve ingestão de passaro, fez o alijamento de combustivel, pousou em segurança e ponto final.
E de onde vem a informação de que - de fato - foi uma ingestão de pássaro?
Responder