Página 1 de 2
Aviões serão preservados - acreditem é no BRASIL!!!
Enviado: Sex Fev 01, 2008 22:58
por Vector
Amigos
Tem uns carinhas que criticam as empresas nacionais por não cultivarem a cultura da preservação da nossa história, ou pior, da própria história das empresas.
Sim, eles tem muita razão. Na verdade não se dá muito valor a isto mesmo, e os exemplos de descaso e desrespeito com a história são muitos!!!
Mas as coisas parecem que, aos poucos estão mudando.
A Embraer (só posso falar dela), por exemplo já deu exemplos de que está mudando esta história.
De uns tempos pra cá foram várias ações neste sentido:
Fez doações em dinheiro para museus, incluindo o MUSAL;
Criou uma ala "Embraer" no MUSAL;
Colocou um Super-Tucano como "gate guard" em GPX;
Ajudou na criação do Memorial Aerospacial Brasileiro em SJK e reformou e doou um EMB-110 para exposição;
Criou o centro histórico Embraer, localizado no interior da empresa;
e agora vai surpreender a todos com a sua nova ação...
Preparem-se... lá vai:
Os dois protótipos do CBA-123 serão recuperados e vão para museus!!!
O projeto será iniciado no dia 11 de fevereiro, e os responsáveis pela recuperação serão alunos do SENAI, que serão orientados por ex-funcionários da Embraer, com apoio material e financeiro desta.
FInalmente uma boa notícia para os amantes da história da nossa aviação.
Sds,
Vector[/b]
Enviado: Sex Fev 01, 2008 23:17
por PR-WJI
Wowwwwww!!! Que maravilha! Parabéns a Embraer!!
Fiquei muito feliz com essa noticia! Valeu Vector!
Abs!
Enviado: Sáb Fev 02, 2008 17:46
por Sandro
maravilha!!

museu
Enviado: Dom Fev 03, 2008 13:09
por paulo roberto machado
Pena que os Constellation da VARIG viraram sucatas,(nunca esqueço em POA em um caminhao com pedaços deles)os CV240, C46,DC6 alguns nao tem nenhum pra contar a historia no museu da empresa!ainda bem que sobrou alguns DC3 e um Electra, pena tambem alguns avioes do museu no RIO fora do hangar.
Enviado: Dom Fev 03, 2008 14:33
por Marcelo F. De Biasi
Vector,
Excelente notícia!!! Alguma idéia para onde iriam? MUSAL? Museu da TAM? Não seria uma má idéia criar um museu perto de São Paulo (SJK???). Apesar do Museu da TAM ser uma iniciativa legal, fica no 'meio-do-nada', muito longe dos grandes centros - eu mesmo não fui porque é longe e acaba saíndo caro para ver 'alguns aviões'.
Ao meu ver, para atrair o público geral seria necessária uma iniciativa mais 'local'. Acho que SJK seria ideal uma vez que deve existir área de sobra (comentários?) e o fato da fábrica da EMBRAER ser 'do lado' ajudaria muito. Sem contar que o acesso é muito rápido - algo que poderia ser feito num dia tranqüilamente.
Abs,
Marcelo
Enviado: Dom Fev 03, 2008 16:01
por Sentaapua
Oi Pessoal,
para ilustrar, um dos protótipos em Porto Alegre:
Créditos:
www.jetsite.com.br
Até mais.
Enviado: Seg Fev 04, 2008 10:33
por Vector
Marcelo F. De Biasi escreveu:Vector,
Excelente notícia!!! Alguma idéia para onde iriam? MUSAL? Museu da TAM? Não seria uma má idéia criar um museu perto de São Paulo (SJK???). Apesar do Museu da TAM ser uma iniciativa legal, fica no 'meio-do-nada', muito longe dos grandes centros - eu mesmo não fui porque é longe e acaba saíndo caro para ver 'alguns aviões'.
Ao meu ver, para atrair o público geral seria necessária uma iniciativa mais 'local'. Acho que SJK seria ideal uma vez que deve existir área de sobra (comentários?) e o fato da fábrica da EMBRAER ser 'do lado' ajudaria muito. Sem contar que o acesso é muito rápido - algo que poderia ser feito num dia tranqüilamente.
Abs,
Marcelo
MArcelo,
Vc está correto, mas SJK já tem um "Museu", é o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro).
Ainda é pequeno, mas é interessante.
Em exposição hoje temos um EMB-110, um AMX e um planador. Mas vai receber um dos CBA´s e dizem que um EMB-120 (no futuro).
Tem espaço, mas os aviões ficam a céu-aberto.
O MAB fica no CTA com estrado do lado do aeroporto de SJK e da Embraer.
O outro CBA vai pro MUSAL.
Sds,
Vector
Enviado: Seg Fev 04, 2008 10:49
por Marcelo F. De Biasi
Vector,
Que excelente notícia; se ficar no MAB já está marcada outra visita a SJK!!! Fica 'um pouco' mais perto que o MUSAL
Não existe área suficiente para 'transformar' o MAB num museu de grande porte??? Agora fica a dúvida, como estão mantendo os aviões no MAB? Passam por 'banhos' freqüentes? Reparos?
Um museu ao lado da EMBRAER e do CTA, no berço da indústria aeronáutica brasileira, seria fantástico. Quem sabe está na hora de começar um 'movimento' pró-expansão do MAB!
Abs,
Marcelo
Enviado: Seg Fev 04, 2008 14:03
por SBLO
Prezados Colegas:
Alguém saberia mais sobre a história do projeto do CBA-123 e quais os motivos que levaram ao seu cancelamento???
Abs
Enviado: Seg Fev 04, 2008 14:39
por Sandro
SBLO escreveu:Prezados Colegas:
Alguém saberia mais sobre a história do projeto do CBA-123 e quais os motivos que levaram ao seu cancelamento???
Abs
o projeto ficou muito caro!
Enviado: Seg Fev 04, 2008 16:59
por PP-VJN
SBLO escreveu:Prezados Colegas:
Alguém saberia mais sobre a história do projeto do CBA-123 e quais os motivos que levaram ao seu cancelamento???
Abs
O projeto era feito em parceria com os hermanos... porém os hermanos só atrapalharam tudo hehehe
Enviado: Seg Fev 04, 2008 18:36
por Irineu
O CBA 123 foi um projeto de suma importância para a Embraer, de puro aprendizado, e que resultou em uma aeronave extremamente avançada não só pela sua classe mas também pela sua época. Vide cópia existente hoje na Índia... como muito bem ressaltado pelo JAMBOCK.
A Embraer está de parabéns não só pela iniciativa, como também pela utilização de uma mão de obra promissora.
Finalizando, esta iniciativa, sem trocadilho, pode ser o início da mudança de visão, de que o Brasil não era um mercado de interesse para eles, embora, a princípio, não haja co-relação entre uma coisa e outra...
ou, ainda, em última análise, depois de várias doações que o Museu Asas de um Sonho recebeu de empresas estrangeiras (preciso citá-las ?) ficaria até "chato" a terceira maior fabricante de aviões do mundo nao fazer algo pela história da aviação no país em que está sediada.
Parabéns Embraer...
Enviado: Seg Fev 04, 2008 20:28
por Alisson
saiu na edição de dezembro da Revista Avião Revue, uma matéria sobre essa história. Vou postar um pedaço da matéria:
Durante do governo de Sarney, o Brasil e Argentina assinaram um acordo para repartir os custos e trabalhos de desenvolvimento do bomotor turbohélice de nova geração EMB-123 que foi batizado de CBA-123. Caberia a Embraer custear dois terços do programa, construir dois protótipos e coordenar os ensaios de homologação para a implantação de duas linhas de montagem em SJK e em Cordoba.
Os argentinos fariam o terceiro protótipo, parte dos ensaios e fabricariam certas partes da aeronave. Deu tudo errado.
A Embraer cumpriu sua parte e os dois protótipos foram testados. Mas o esquema de trabalho saiu caro demais e a empresa brasileira só escapou da falência porque foi privatizada em seguida.
Aos Argentinos faltaram dinheiro capacitação e gestão de programas. Seu protótipo nunca foi terminado e, até hoje, persiste em uma sombra sobre o pagamento da sua parte dos custos do programa.
Agora, surge uma nova tentativa. As condições e o mercado mudaram, e as necessidades dos dois países são diferentes. O que realmente a Argentina deseja dessa vez? E como irá cumrpir sua parte?
Fonte:Avião Revue. Por Roberto Perreira
minhas fotos:
http://s175.photobucket.com/albums/w127/alisson1191
Enviado: Seg Fev 04, 2008 20:41
por alvarosp17
...a tpw eu critico as empresas aéreas brasileiras, o departamento de aviação.... :P
Agora a Embraer ja é outra história, ela nunca se ausentou em ajudar a estimular a aviação no Brasil, e por isso ela é grande.
O Memorial Aeronáutico Brasileiro
Enviado: Qui Fev 07, 2008 11:17
por Pablo
Bom dia gente!
Eu trabalho no GEEV-CTA ao lado do Memorial e até já lavei pessoalmente o Bandeirante do MAB, pois era responsável pela Seção de Lavagem de aeronaves do GEEV-CTA.
Nossa, fico feliz pela iniciativa do Sr Frederico Curado (Diretor da Embraer) de colocar o CBA-123 em exposição. Li uma reportagem em que o Sr Maurício Botelho conversando com o João Amaro (dono do Museu da TAM) disse que expor o CBA-123 seria a exibição de um fracasso. Fracasso ou não esse avião é História e foi a peça fundamental para o sucesso da Linha 145, em função do aprendizado.
O MAB ainda tem espaço para mais alguns aviões pequenos na parte externa. Se colocar um Brasilia ou um 145, já fica apertado demais e não existe outro lugar para um museu, pois as terras de SJC são muito disputadas. Deixa para expor no museu da TAM que é melhor.
Chegar no Museu da TAM a partir da rodoviária de São Carlos é fácil, basta pegar um ônibus para Ribeirão Preto, pagando a fração correspondente à distância em horários bem convenientes: começo e final da manhã começo e final da tarde. Na volta dá até para pegar uma carona com as pessoas que estiverem saindo do Aeroporto. O movimento por lá é grande em função dos funcionários da TAM no museu e na manutenção. Vejam meus link's:
[url]
http://www.pabloaerobrasil.net/Álbuns/M ... _álbum.htm[/url]
[url]
http://www.pabloaerobrasil.net/Álbuns/MAB_álbum.htm[/url]
EMB123
Enviado: Sex Fev 08, 2008 10:41
por paulo roberto machado
AVIAO IDEAL PARA AS NOSSA REGIONAIS QUE ESTA COMEÇANDO...
Enviado: Qua Out 22, 2008 20:27
por Rubens
Boa noite aos amigos,
Ao ler o tópico que fala sobre a recuperação do Bandeirante, me lembrei de ter lido em Julho de 2008 na Aeromagazine uma pequena nota dizendo que os dois protótipos do CBA123 Vector estariam recuperados provavelmente em Agosto 2008. Procurei aqui no fórum e bingo! Já existe um tópico em discussão!
Pergunta: alguém tem noticias do andamento da recuperação dos 2 protótipos?
Re:
Enviado: Dom Nov 02, 2008 12:47
por Salzinger_SBGR
Sentaapua escreveu:Oi Pessoal,
para ilustrar, um dos protótipos em Porto Alegre:
Créditos:
http://www.jetsite.com.br
Até mais.
Conheço essa foto de algum lugar
Abs
Salz
Re: Aviões serão preservados - acreditem é no BRASIL!!!
Enviado: Dom Nov 02, 2008 19:37
por aviationcombr
Pena que os 2 EMB-110 do SDU continuem apodrecendo... podiam ser aproveitados pelo MUSAL!

Re: Aviões serão preservados - acreditem é no BRASIL!!!
Enviado: Sex Mai 01, 2009 15:38
por Pablo
Olá, boa tarde a todos!!
O Memorial Aeroespacial Brasileiro atualmente está fechado para reformas e será aberto com a inauguração e recebimento do Bandeirante protótipo que foi reformado pela Embraer. Me parece que houve um mal entendido sobre qual avião a Embraer estaria reformando. O Bandeirante está pronto desde o final do ano passado quando eu inserí uma foto dele que foi enviada por um colaborador( Veja neste álbum:
http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/m ... _album.htm ). Não houve por aquí em SJC nenhuma notícia sobre o CBA-123, além disso este tópico foi iniciado praticamente junto com a reforma. De qualquer forma, assim que o MAB for reaberto e o Bandeirante protótipo estiver lá, eu o fotografo, insiro no site e aviso por aquí também. Vejam o link para o meu álbum sobre o MAB:
http://www.pabloaerobrasil.net/albuns/mab_album.htm
Abraços a todos!!
Paulo César , o Pablo!!
http://www.pabloaerobrasil.net