CP-2429 da LAB faz pouso forçado

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

CP-2429 da LAB faz pouso forçado

Mensagem por PR-WJI »

Segundo informações que recebi, hoje o Boeing 727 da LAB, CP-2429, teve de realizar um pouso forçado. A rota era La Paz - Cobija e estava com 150 passageiros. A principio, dois feridos graves.
Imagem

A aeronave ficou totalmente destruida. Apenas a fuselagem ficou intacta. Os motores sairam, as asas estão amassadas, o trem de pouso só Deus sabe onde foi parar, o estabilizador horizontal ficou danificado. Esse não voa mais...
Editado pela última vez por PR-WJI em Sex Fev 01, 2008 22:36, em um total de 1 vez.
jpaulo
PP
PP
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Jan 21, 2008 00:35
Localização: Porto Alegre/SBPA

Mensagem por jpaulo »

Imagina como boa deve ser a manutenção da LAB... ainda bem que estão todos vivos.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

A info atualizada agora diz que a aeronave estava com 151 pax e 8 crew. Tiveram problemas meteorologicos no vôo e a aeronave ficou sem combustivel.
Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

Menos um 727 voando :cry:
_________________
Imagem
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: CP-2429 da LAB faz pouso forçado

Mensagem por arthuramaral_CGR »

José Arthur - SBPA escreveu:... o trem de pouso só Deus sabe onde foi parar...
Olha ele ali na última foto.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

O acidente foi a 5km da pista às 1430z. Um C130 da FAB resgatou os passageiros feridos. O vôo era charter, solidário, contratado pela TAM (Transportes Aereos Militares) trasladando algumas pessoas que não conseguiram sair de La Paz devido as inundações e precariedades das rodovias.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

jpaulo escreveu:Imagina como boa deve ser a manutenção da LAB... ainda bem que estão todos vivos.
Imagine como ruim é seu julgamento! O acidente ocorreu devido problemas climáticos e não de manutenção da companhia.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

Ahh.. esqueci de dizer..
Apesar da rota ser La Paz - Cobija, o acidente foi a 5km do aeroporto de Trinidad. A aeronave tentou pousar em Cobija 3 vezes com insucesso devido meteorologia e por isso alternou Trinidad.
O ponto exato do acidente chama-se Loma Suarez.
jpaulo
PP
PP
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Jan 21, 2008 00:35
Localização: Porto Alegre/SBPA

Mensagem por jpaulo »

AB3 escreveu:
jpaulo escreveu:Imagina como boa deve ser a manutenção da LAB... ainda bem que estão todos vivos.
Imagine como ruim é seu julgamento! O acidente ocorreu devido problemas climáticos e não de manutenção da companhia.
Só fiquei sabendo do motivo após eu postar, e não tenho muita fé que seja boa a manutenção pois já ouvi maus comentários.
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

AB3 escreveu: Imagine como ruim é seu julgamento! O acidente ocorreu devido problemas climáticos e não de manutenção da companhia.
Mas o que pode ter sido então, wind shear? Porque pensando rapidamente é estranho o cara resolver alternar e acabar caindo 5km da pista, e ainda por cima com pax dizendo que não se ouvia os motores. Eu me recuso a acreditar num erro grosseiro de cálculo do combustível mas sabe-se lá né. Pode ainda ter ocorrido um problema de alimentação como dizem ter ocorrido com o F100 de Birigui.

De toda forma é uma pena. Acreditava nessa volta do LAB mas esse acidente arranha mais ainda a imagem da companhia e ainda por cima destrói um B727-200.

Abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

Diego-BHZ escreveu:Mas o que pode ter sido então, wind shear?
Amigos,

O acidente foi às 1430z.

Abaixo seguem os METAR desse periodo:

01/02/2008 SLTR 011400 00000KT 9999 FEW010 SCT017 BKN080 26/24 Q1010=
01/02/2008 SLTR 011500 34008KT 8000 VCSH FEW010 SCT017 BKN080 27/24Q1010=

Abraços!
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Starliner »

Accident description

languages: Status: Preliminary
Date: 01 FEB 2008
Time: 10:35
Type: Boeing 727-259
Operator: Lloyd Aéreo Boliviano - LAB
Registration: CP-2429
C/n / msn: 22475/1690
First flight: 1980
Engines: 3 Pratt & Whitney JT8D-17R
Crew: Fatalities: 0 / Occupants: 8
Passengers: Fatalities: 0 / Occupants: 151
Total: Fatalities: 0 / Occupants: 159
Airplane damage:
Location: near Trinidad Airport (TDD) (Bolivia)
Phase: Approach
Nature: Domestic Scheduled Passenger
Departure airport: La Paz-El Alto Airport (LPB/SLLP), Bolivia
Destination airport: Cobija-E. Beltram Airport (CIJ/SLCO), Bolivia
Narrative:
The 727 departed La Paz on a domestic service to Cobija (CIJ). Bad
weather at the destination forced the crew to divert to Trinidad
(TDD). Reports indicate that the crew carried out a forced landing in
an Amazon jungle clearing just short of the airport, possibly as a
result of fuel exhaustion.
Sources:
» Sin víctimas aterrizaje forzoso de Boeing 727 (Los Tiempos, 1-2-
2008)




http://www.cbsnews.com/stories/2008/02/ ... ld_3779672


http://www.eldeber.com.bo/

Starliner
Starliner - GIG
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1320
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Apesar de operar com uma frota de aeronaves clássicas, à princípio nada depõem contra a manutenção da LAB.

Aliás, os mecânicos bolivianos são conhecidos mundialmente pela sua capacidade de contornar e solucionar problemas nas aeronaves operadas naquele país, apesar da pouca infraestrutura e condições apropriadas de trabalho.

Prova disso são os famosos "meat haulers", aqueles DC-4, C-46, DC-3 que até pouco tempo voavam na Bolívia por uma série de pequenas empresas dedicadas a transportar carne da planície boliviana para La Paz.

A propria LAB, entes do seu encerramento operou com segurança e eficiência o famoso Boeing 727-1AO CP-861 que foi a aeronave à jato que mais tempo operou por uma mesma empresa aérea desde sua entrega (mais que o PP-SMA com a VASP).

Com efeito, a LAB recebeu o CP-861 novo da fábrica em Renton em 12-FEV-70 e o operou continuamente até Março de 2007 quando foi STR em Cochabamba. No total acumulou 66.900 horas de vôo e 79.800 ciclos.

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

JETPHOTOS:

"LAB-Lloyd Aereo Boliviano (Cochabamba) was grounded for a good portion of 2007 due to its extensive debts and legal problems. However in December 2007 it was permitted to resume charter flights. Yesterday (February 1) it received another setback. Boeing 727-259 CP-2429 (msn 22475) was operating a domestic flight from La Paz to Cobija (CIJ) in northern Bolivia. Due to bad weather (Bolivia has experienced a very bad rainy season with 40 deaths since November) it was forced to divert to Trinidad (TDD). However the aircraft never made it. It was forced to land in an Amazon jungle clearing about two miles from the airport. There were no major injuries to the 151 passengers and eight crew members on board. The extent of damage to CP-2429 is unknown. There was no explanation of why it force landed in the field but it could have run out of fuel."
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

É rapaz .. esquisito viu ..

Abraço
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

LAB

Mensagem por paulo roberto machado »

A empresa nao tinha fechado?
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:
Com efeito, a LAB recebeu o CP-861 novo da fábrica em Renton em 12-FEV-70 e o operou continuamente até Março de 2007 quando foi STR em Cochabamba. No total acumulou 66.900 horas de vôo e 79.800 ciclos.

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
Inclusive pretendem pintar o CP861 nas primeiras cores do LAB, fazer alguns vôos e colocar ele num museu. O avião ainda tem 60 horas disponíveis, incrível.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
PP-VJN
PC
PC
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07

Mensagem por PP-VJN »

Pelas informações que tenho o piloto arremeteu 3 vezes antes de ter a pane seca
Abraços
Daniel

SBGR/GRU
SBSP/CGH
SBMT/MAE
Responder