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Utilização das bombas elétricas para o comando dos TDP?

Enviado: Qui Jan 03, 2008 21:03
por EMB-500
Caros,

Fui questionado por um colega sobre a necessidade de ativação das bombas hidráulicas elétricas (auxiliares) durante a extração e a retração dos trens de pouso nas decolagens / aterissagens, devido o aumento da demanda de fluído gerada por esta ação. A dúvida é por conta de um ruído contínuo parecido com o das bombas elétricas que ele percebeu durante o último vôo que ele fez num 737-800 da Gol. Eu também me lembro de ter ouvido ruído semelhante em algumas oportunidades porém não soube respondê-lo.

Grato pela atenção

EMB-500

Enviado: Sex Jan 04, 2008 11:23
por T-27
Caro EMB-500

As bombas hidráulicas elétricas ficam ligadas durante todo o vôo pois servem de backup em caso de falha das bombas dos motores. No caso do 737 são duas bombas por sistema, A e B respectivamente, uma mecânica e outra elétrica. Porém a bomba mecânica supre 37 gpm (galões por minuto) enquanto que a elétrica supre somente 6 gpm. Portanto durante a retração do trem de pouso a bomba mecânica supre com folga a demanda, tendo a bomba elétrica atuação nula. Claro que tudo isso em condições normais, sem perda de pressão no sistema de atuação do trem que é feita pelo sistema A, que nesse caso teria a ajuda do sistema B via PTU( Power Transfer Unit) e da bomba elétrica.
Espero ter ajudado.

Até mais.

Enviado: Sex Jan 04, 2008 17:03
por EMB-500
T-27,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Grato

EMB-500