Os 50 anos do Boeing 707 (em inglês)

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
SBLO
Moderador
Moderador

Os 50 anos do Boeing 707 (em inglês)

Mensagem por SBLO »

SEATTLE, Dec. 20, 2007 -- Today Boeing [NYSE: BA] marks the 50th anniversary of the first flight of its 707 jetliner, and the point in commercial aviation history when propellers gave way to the jet age and air travel became affordable and available.

On a typically cold and rainy Northwest Friday afternoon Dec. 20, 1957, Boeing's chief of flight test Tex Johnston, his copilot Jim Gannet and flight engineer Tom Layne sat on the drenched runway at Renton Municipal Airport in the first production 707, checked weather reports and waited for the chance to take the new airplane up for its maiden flight.

At 12:30 p.m., the decision was made to go. But as the 707 climbed over the city of Renton, the unpredictable weather immediately closed in around the airliner and forced a landing at nearby Boeing Field after just seven minutes in the air. Later that day, the sky cleared enough for the crew to take the 707 up for a 71-minute flight. This historic day was the culmination of five years of hard work and gut-wrenching decisions. With the 707, Boeing President William Allen and his leadership team had "bet the company" on a vision that the future of commercial aviation was in jets.

The prototype model 367-80 or "Dash 80" led to a revolution in air transportation. Although it never entered commercial service itself, the Dash 80 gave birth to the 707 series of jetliners. Much larger, faster and smoother than the propeller airplanes it was replacing, the Boeing 707 quickly changed the face of international travel.

The first commercial 707s, labeled the 707-120 series, had a larger cabin and other improvements compared to the prototype. Powered by early Pratt & Whitney turbojet engines, these initial 707s had range capability that was barely sufficient to cross the Atlantic Ocean. Boeing soon introduced the long-range 707-320 Intercontinental that in May 1959 flew 5,382 miles nonstop from Seattle to Rome in 11 hours and 6 minutes. A number of variants were developed for special use, including shorter-bodied airplanes and the 720 series, which was lighter and faster with better runway performance.

Pan Am World Airways was the first 707 customer, signing up for 20 Boeing 707-120s in October 1955. In 1962, Pan Am also took delivery of the last 707-120 series airplane. Production of commercial 707s ended in 1978 after 878 had been built. The number rose to more than 1,000 by 1994, when limited production of military variants ended. Most civil 707s left in service today have been converted to freighters, while a number are used as corporate transports. Approximately 130 remain in commercial service.

http://www.boeing.com/news/releases/200 ... 0d_nr.html
FCM
MASTER
MASTER

Re: Os 50 anos do Boeing 707 (em inglês)

Mensagem por FCM »

SBLO escreveu:The prototype model 367-80 or "Dash 80" led to a revolution in air transportation. Although it never entered commercial service itself, the Dash 80 gave birth to the 707 series of jetliners. Much larger, faster and smoother than the propeller airplanes it was replacing, the Boeing 707 quickly changed the face of international travel.
Sem dúvida um 'divisor de águas' na aviação comercial. Mudou e facilitou muito viajar rapidamente entre países, continentes. :D

Lembro da minha infância na Década de 70 quando a Varig dominava os vôos internacionais saindo do Brasil ainda com muitos Boeing 707. :D

Ainda nos anos 80 vi vôos RG Porto Alegre - Santiago com Boeing 707, que saudades! :(
PP-VJN
PC
PC

Mensagem por PP-VJN »

será que a boeing fara algo no sentido de homenagear essa máquina maravilhosa??

algum 707 com pintura especial??

já que a sessão é nostalgia

o vídeo mais lindo que já vi e mais impressionante.

http://www.youtube.com/watch?v=Ra_khhzuFlE
Abraços
Daniel

SBGR/GRU
SBSP/CGH
SBMT/MAE
FCM
MASTER
MASTER

Boeing 707

Mensagem por FCM »

Show!

O falecido entusiasta Sr. Olivares sempre contava que no início dos Boeing 707 na Varig, ele cansou de ver os PP-VJA e VJB fazendo toque arremetida aos sábados à tarde aqui em Porto Alegre (época sem simuladores).

:D Imaginem, VJA e VJB fazendo toque arremetida ... aquele ruído maravilhoso e ensurdecedor, ... sem comentários! :D
adenilson707
PP
PP

Mensagem por adenilson707 »

reescavando o tópico, pude ver e ouvir os Boeing 707 até 2004.
Eram da Beta e Skymaster.

Sempre passavam nos mesmos horários, numa espécie de corrida entre elas, entre as 5h às 7h da manhã aqui em SSA(era o horário que acordava pra ir a escola, e onde eu morava antes, tb era rota), de terça a sábado, e a partir das 21h

Mas cheguei a ver numa quarta-feira, por volta das 9h40min, só não lembro a data, mas foi no ano de 2004. Esse era o horário do intervalo das aulas(na época tinha 17 anos) e o colégio onde eu estudava, era rota e dava pra ver.

Soube tb que a partir de 2005, iria sair uma lei, restringindo aviões barulhentos, mas n sei se está em vigor hoje. Isso me deixou preocupado na época.

Depois, em 2005, já com o 2º grau concluído, não pude mais acompanhar. No mesmo ano entrei na PM, e passei todo 2005 alojado no quartel.

Só vim mesmo acompanhar de volta em 2008, mas os 707 já tinham parado de operar(a Skymaster havia falido e a Beta desativava o último)

Mas pros expertens, alguém sabe me informar se a Beta Cargo e a Skymaster ainda operam ou faliram?
"Não dizem que o céu não tem fim? Te afirmo, não tem." - Varig

Quando um avião da Panair está chegando em qualquer aeroporto do mundo, é a própria bandeira do Brasil que tremula em terras distantes
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Re: Boeing 707

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Fernando C. Milke escreveu:Show!

O falecido entusiasta Sr. Olivares sempre contava que no início dos Boeing 707 na Varig, ele cansou de ver os PP-VJA e VJB fazendo toque arremetida aos sábados à tarde aqui em Porto Alegre (época sem simuladores).

:D Imaginem, VJA e VJB fazendo toque arremetida ... aquele ruído maravilhoso e ensurdecedor, ... sem comentários! :D
O Salgado Filho ficava lotado , terraço (aberto) , estacionamento , acesso ao aeroporto e um morrinho próximo a Carlos Gomes , onde quem tinha tele tirava as suas fotos ...
Isso perdurou até a chegada dos 727 e o início da era dos breguinhas . Num dos treinamentos dos 737 , o PP-VMM pousou de barriga na então 28 , num sábado de ensolarado . Ne segunda de manhã pousou um cargueiro da Boeing , com as peças para a reforma , mecânicos, etc. No domingo , 8 dias após o incidente , a máquina estava novamente em vôo ...
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Prezado Sergio

Onde ficava exatamente esse morrinho perto da Carlos Gomes? :unh?:

Embora o Boeing 707 seja uma grande aeronave, o meu favorito da época é o Vickers VC-10, aeronave fantástica com seus quatro Rolls-Royce Conway instalados na cauda. O chamam de "Silent, Swift, Superb"! :il:
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Vickers escreveu:Prezado Sergio

Onde ficava exatamente esse morrinho perto da Carlos Gomes? :unh?:

Embora o Boeing 707 seja uma grande aeronave, o meu favorito da época é o Vickers VC-10, aeronave fantástica com seus quatro Rolls-Royce Conway instalados na cauda. O chamam de "Silent, Swift, Superb"! :il:
Ficava depois do Hospital Militar , no final da subida da Cristóvão Colombo , já próximo do Cemitério São João , área que hoje é totalmente ocupada por espigões . Bons tempos , que não voltam mais ...
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Ah, beleza! É que moro ali perto e imaginei que fosse por aí. :yeah:
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Vickers escreveu:Ah, beleza! É que moro ali perto e imaginei que fosse por aí. :yeah:
Eu moro na Rua Santo Inácio , ao lado da Hidráulica do Moinhos , e da minha casa eu via a Base de Manutenção da RG... Acompanhei a construção dos hangares para receber os Super G , e todo o treinamento de cada equipamento que a RG recebia . Hoje , estou cercado de edifícios , e só vejo avião quando eles passam aqui por cima ...
Sou do tempo em que não havia Simulador !

Abs , sérgio Bica
Responder