TAM corta vôos para Corumbá a partir de 11 de janeiro

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

TAM corta vôos para Corumbá a partir de 11 de janeiro

Mensagem por Francisco - CGR »

TAM corta vôos para Corumbá a partir de 11 de janeiro
Imagem

A TAM Linhas Aéreas formalizou à Infraero o cancelamento do contrato de serviços em Corumbá. A empresa encerra as operações no município no próximo dia 11 de janeiro. Desde 22 de novembro de 2004, a TAM opera com vôos regulares para a cidade entre segunda e sexta-feira, que faziam escalas em Campo Grande e depois seguiam para Brasília. Uma nova companhia, a TRIP, vai operar a malha aérea entre Corumbá e Campo Grande, com vôos na parte da tarde e nas madrugadas, a partir do dia 14 do próximo mês.

O encerramento dos vôos da empresa, após pouco mais de três anos de operação causou surpresa e preocupação entre os empresários do setor de turismo da cidade. A surpresa foi pelo fato de a lotação ter se mantido sempre em níveis considerados altos pela própria companhia aérea, que seguidas vezes anunciava que a taxa de lotação da TAM em Corumbá estava entre as mais altas do Brasil. A preocupação é o que esta decisão pode causar de prejuízos para o setor, com o reinício da temporada de pesca a partir de março do ano que vem.

“Nós que operamos, que temos contato direto com a TAM, em relação à ocupação e emissão de passagens aéreas, temos pleno conhecimento que havia períodos em que a gente não conseguia trazer o cliente para cá, devido a grande procura; demanda; ocupação do vôo”, comentou a empresária e vice-presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT), Raquel do Amaral Ribeiro.

A empresária destacou que o trade turístico local sabe da “grande procura” com relação ao transporte aéreo e previu a necessidade de adaptações. “Teremos de nos adequar, não sabemos de que forma faremos isso. A preocupação é grande”, enfatizou ao lembrar que a suspensão da operação de uma companhia aérea de grande porte pode causar cancelamentos nos pacotes já fechados para a temporada de pesca 2008, e conseqüentemente trazer prejuízos financeiros. “Pode haver possibilidade de cancelar pacotes. Hoje o empresário que freqüenta o Turismo de Corumbá, faz questão de vir de avião. (...) Para o cliente chegar a Campo Grande, trocar de companhia aérea, praticamente impossibilita as ações para o nosso setor”, avaliou ao destacar que o segmento da pesca, que ela trabalha, precisa promover despacho de bagagens; malas térmicas e material de pesca para os clientes.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Corumbá, Alfredo Zamlutti Júnior, destacou que o turismo corumbaense será “atingido mortalmente” pela decisão da TAM de retirar os vôos regulares da cidade. Ele explicou que a companhia, que irá operar a partir de 14 de janeiro, não terá condições de atender com dois vôos o que a TAM atende com apenas um. “Tínhamos 108 lugares, agora serão 92, quem vai sofrer é o turista”, observou. Procurada pela reportagem do Diário Corumbaense a assessoria de Imprensa da TAM em São Paulo disse que “a TRIP é uma parceira comercial e, que, por isso, repassou a operação da linha de Corumbá. Mas mantém a venda de bilhetes nos balcões da TAM no Aeroporto e pela Internet.” Um gerente regional da empresa chegou a Corumbá no início da tarde desta terça-feira para comunicar a decisão aos funcionários e alguns empresários. Ele não quis comentar o assunto.

Trip- A partir de 14 de janeiro de 2008, uma segunda-feira, a TRIP Linhas Aéreas passará a operar a malha aérea entre Corumbá e Campo Grande. A companhia, que voa em 32 destinos pelo Brasil, irá oferecer dois vôos diários nesta rota, inclusive aos domingos.

Pelo cronograma encaminhado à Infraero, a operação, na parte da tarde, seguirá os seguintes horários de segunda a sexta e aos domingos: a saída de Campo Grande será às 13h30 com chegada a Corumbá às 14h30. A aeronave partirá para a Capital do Estado às 15h15 com chegada prevista às 16h15. A operação nas madrugadas, de segunda a sexta e de sábado para domingo, terá saída de Campo Grande à 1h20 chegando às 2h20 no Aeroporto Internacional de Corumbá. A partida será às 2h50 com chegada na Capital às 3h50.

A Trip vai operar a rota Corumbá – Campo Grande com uma aeronave ATR 42 300, com 46 assentos. O avião é um turbo-hélice pressurizado com velocidade máxima de 470 quilômetros horários.

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.com/view.htm?id=402665
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
neilimma@hotmail.com
PC
PC
Mensagens: 183
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 23:18
Localização: dourados ms

Mensagem por neilimma@hotmail.com »

Era boa a ocupação nessa rota, porquê cancelar?
NEY LETS GO!!!!
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Porque sem o F100 acho que a rota não comporta os Airbus...
Lucash
PC
PC
Mensagens: 228
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 18:44

Mensagem por Lucash »

Uma pergunta, e os funcionarios TAM, vão ser demitidos ou relocados em outra bases?
bwach
MULTI
MULTI
Mensagens: 415
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 16:52

Mensagem por bwach »

Se o F100 saia lotado, por que nao colocar o A319 na rota??? Se disser que o aeroporto nao comporta e mentira, pois a Vasp operava o B737-200 em Corumba.
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Mensagem por Francisco - CGR »

bwach escreveu:Se o F100 saia lotado, por que nao colocar o A319 na rota??? Se disser que o aeroporto nao comporta e mentira, pois a Vasp operava o B737-200 em Corumba.
A VASP operava com 732 até em CGH, que, até onde eu me lembro, havia alguma especie de restrição ou coisa do genero, e não era relacionado ao barulho, e sim a performance da propria aeronave..
Inclusive, a propria TAM já operou Airbus naquele aeroporto, e vale lembrar também quem 732 já dispunha de escada, o que deve influenciar nos custos, pois acredito que manter as escadas no aeroporto gera algum tipo de custo extra.
a razão pela qual nao utilizar o A319, deve ser pelos custos operacionais, as vezes ele pode oferecer uma rentabilidade maior em outra linha, e eu nao acredito que o F100 saisse tão lotado assim, das vezes que acompanhei, os pobs era de 56, 60, poucas vezes era maior que 80...
Não sei se com essa qtde de passageiros (com frequencia) é o suficiente pra tornar um voo do a319 rentável, isso considerando a ida, CGR - CMG, a volta deve ter um quantidade menor ainda de Pax's


Abs
...
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Reforço o que o Francisco afirmou.
A TAM colocou o A319 e acho qté que o A320 na rota algum tempo, mas acho que o break even do F100 é inigualável e ele entrou na rota pra quebrar a VASP...
A VASP entrou em CMG a pedido do Governo do Estado que usou toda sua força para garantir a entrada de um Boeing por lá...
E agora?! O governo é outro e a VASP não existe...
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Segundo post de uma comunidade do Orkut:

"hj tinha circulando pela GLAI, para mandar para estudos se tem como fazer o pedido, para operar em Corumbá."
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

20/12/2007 12:44
TAM suspende vôos para Corumbá e Trip assume linha

Capital do Pantanal

A empresa aérea TAM, informou nesta quarta-feira que, a partir de 11 de janeiro de 2008, as escalas de vôos Campo Grande – Corumbá e vice versa, serão suspensas. A companhia que retomou no final de 2004 após pressão do trade turístico e da classe política da região, anunciou ainda, que será substituída pela empresa Trip, com aeronaves menores com capacidade para 45 lugares.

A nova empresa terá partidas em dois horários, de segunda a sexta-feira, inclusive aos finais de semana. O motivo da desistência das operações da TAM, segundo o jornal Correio do Estado, não foi revelada à imprensa. O vôo inaugural da Trip na cidade está marcado para o dia 14 de janeiro. Atualmente, a TAM opera com um vôo diário de segunda a sexta-feira inicialmente com um Focker 100, com 75% de ocupação em média.

A decisão da empresa de suspender o vôo ocorre num período em que passa a operar o Air Bus 320 no lugar do Focker. Os empresários de turismo ficaram surpresos e apreensivos com a notícia divulgada ontem pela Infraero. O secretário municipal de Turismo, Carlos Porto, se reúne hoje com o trade e representantes da Trip.

Conforme informações da nova empresa, os aviões pousarão às 2h20 e 14h30 e decolando às 2h50 e às 14h50min. Aos sábados e domingos, um vôo, com chegada, respectivamente, às 2h20 e às 14h30min. O tarifário ainda não foi divulgado.

fonte: www.midiamax.com.br
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
Mensagens: 956
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Mensagem por Francisco - CGR »

arthuramaral_CGR escreveu:".... Focker 100 ..."
"Focker 100" foi a melhor! hauhauha ai ai jornalistas! .... :lol:


e teve a insistencia ainda, com direito a bonus track do "Air Bus" hauhauha!
arthuramaral_CGR escreveu:"... Air Bus 320 no lugar do Focker..."
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

bwach escreveu:Se o F100 saia lotado, por que nao colocar o A319 na rota??? Se disser que o aeroporto nao comporta e mentira, pois a Vasp operava o B737-200 em Corumba.
A frota de A319 também anda restrita. Depois das restrições impostas em CGH eles estão sendo necessários em muitos trechos que operavam A320.

Quanto a Gol é interessante. Era de se esperar mesmo que não deixasse passar em branco essa pulada de barco da TAM. É capaz de sair mesmo.

Abraço
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Bem lembrado Diego!

Os vôos de CGR para CGH estão sendo feitos por A319 tbm. Antes era só o A320.
neilimma@hotmail.com
PC
PC
Mensagens: 183
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 23:18
Localização: dourados ms

Mensagem por neilimma@hotmail.com »

Escreve aí, logo logo OCEANAIR em Corumbá :lol:
NEY LETS GO!!!!
Responder