Página 1 de 1

Alencar faz reunião para discutir solução para Transbrasil

Enviado: Qua Fev 16, 2005 21:47
por Anonymous
Notícia retirada do site Ultimas Notícias, do Estadão online


Brasília - O polêmico plano de recuperação econômico-financeira da Transbrasil, que enfrenta um pedido de falência, está sendo analisado pelo governo. Nesta quarta-feira, o advogado Roberto Teixeira, ex-membro do Conselho de Administração da empresa e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu por mais de uma hora com o Presidente da República em exercício, José Alencar. Como ministro da Defesa, Alencar tem conduzido todas as negociações com as empresas aéreas para encontrar uma alternativa à crise financeira do setor.

Na reunião, segundo fontes que acompanham as negociações, foram apresentados os termos do acordo que está sendo negociado entre a Transbrasil e a empresa regional Ocean Air, do empresário German Efromovich. Pelo acordo, as duas empresas criariam uma terceira companhia, que passaria a atuar no mercado de cargas com a marca Transbrasil e ficaria com a infra-estrutura que a empresa ainda detém nos aeroportos.

Esse acordo, se efetivado, garantiria a empresa o tempo necessário para adoção de medidas com o objetivo de impedir a decretação de falência. No caso, no entanto, de a falência ser inevitável, a nova companhia não perderia o direito de continuar utilizando-se da infra-estrutura, porque apenas um dos sócios estaria saindo do mercado.

A proposta é considerada polêmica pela TAM, Varig e Gol. As três concorrentes reivindicam o uso dos galpões da Transbrasil e defendem que esses galpões sejam transferidos por meio de licitação porque pertencem à Infraero. A operação, segundo as três companhias, não pode ser efetivada porque representa um privilégio aos eventuais sócios da Transbrasil, já que a empresa não tem mais concessão e tampouco certidão para voar e está com a falência requerida pela General Eletric, fornecedora de turbinas.

O fato, no entanto, é que apesar dessa situação, a Transbrasil ainda detém o direito de uso de angares nos aeroportos de Brasília (DF), Congonhas (SP), e terminais de carga em Guarulhos (SP) e Manaus (AM), além de balcões de atendimento. A Transbrasil acredita que a associação com Ocean Air tornou-se viável com a nova lei de falências, que teve seus efeitos estendidos às companhias aéreas.

Enviado: Qui Fev 17, 2005 06:32
por Anonymous
Por que será que até a TRANSBRASIL, que já está quase com 4 anos sem operar tem um plano de reestruturação e a VASP não?
Eu acho que o governo não tem obrigação de dar o "Peixe" e sim a vara de pescar, ensinar como se faz e dar condições para isso. :shock:

Enviado: Qui Fev 17, 2005 12:51
por arthuramaral_CGR
FSaviador escreveu:Por que será que até a TRANSBRASIL, que já está quase com 4 anos sem operar tem um plano de reestruturação e a VASP não?
Eu acho que o governo não tem obrigação de dar o "Peixe" e sim a vara de pescar, ensinar como se faz e dar condições para isso. :shock:
A Transbrasil não tem plano de reestruturação nenhum. O que acontece é que ela conseguiu judicialmente impedir a retomada dos espaços citados acima, o que chamou a atenção da OceanAir que, caso seja efetivado o acordo, entraria no mercado já com esses espaços na mão.

A VASP teria a mesma facilidade, pois detem balcões de checkin e hangares espalhados pelo Brasil, só não tem uma boa imagem e o Canhedo ainda não "jogou a toalha" completamente. Ainda há várias pendências judiciais e trabalhistas que atrapalhariam uma negociação desse tipo envolvendo a VASP...Mas, tudo é possível...

Enviado: Qui Fev 17, 2005 12:59
por PP-VRA
O balcão da empresa no GIG ainda está bloqueado na justiça:

Imagem