TAM ofendendo TWR SP

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
emferrari
MASTER
MASTER
Contato:

TAM ofendendo TWR SP

Mensagem por emferrari »

Recebi esse e-mail e estou compartilhando com voces. Vejam que o que esta escrito abaixo nao eh de minha autoria! Oucam o video (esse sim fui eu que montei! :-) :

http://www.youtube.com/v/jP0B2jTA8PM

Na minha opiniao, eu estou do lado dos pilotos! Mas acho que a culpa tbm nao eh dos controladores e sim da politicagem do nosso pais!

E outra, a TAM e a GOL deveriam remanejar sua malha para nao ter voos tao proximos do horario de fechamento!

------------------------------------------------------------------------------

Vejam a que nível de tratamento os "pilotos" da Tam atingem. Mais uma vez fica provado que mijar pra baixo é fácil, porque este tipo de atitude agressiva não é tomada diante de suas chefias ,quando pedem para voar regulamentado ou abaixo dos mínimos ou com pouco combustível, como era praxe na Tam. É fácil tratar mal os controladores, pois estes não podem se defender. Meu apoio integral aos controladores.

Data: Sat, 3 Nov 2007 22:47:53 -0300
Assunto: Pilotos da TAM tratam mau controladores da Torre SP

Depois da crise dos controladores, a parte mais fraca e fácil de bater, todo mundo tira uma casquinha. E viva El Brasil.

Para quem não sabe, o aeroporto de Congonhas encerra as operações às 23:00 local de acordo com a portaria nº188/DGAC de março de 2005. Porém, durante os últimos 30 minutos de operação, há uma quantidade enorme de tráfegos para sair e chegar. Isso faz, eventualmente, com que algumas aeronaves não decolem devido ao horário, que é observado pelos relógios da TWR.

Na gravação anexa, a controladora instrui duas aeronaves da TAM que estavam no ponto de espera da pista 35, cientes do horário de fechamento do aeroporto desde a cópia da autorização, a taxiar para retorno ao pátio devido ao horário de encerramento. Escutem o que os pilotos falaram e tirem suas conclusões.

A TWR SP lamenta a atitude destes "profissionais".
pu2onx
PP
PP
Contato:

Mensagem por pu2onx »

Gostaria de deixar minha opinião sim
Escutei este relato pela rádio Jovem Pan
Acredito que as duas partes tem suas razões , porem a falta de respeito não é justificavel.
A boa conduta e boas regras evitariam estes desencontros.
Caso não consiga decolar , não vá.
Se não der tempo de decolar ,não libere o taxi.
Bem, por ai que se poderiam decidir a ida ou não.

Coordenação
Solo
TWR

Abraços Mauricio Lopes
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Deve se dar o parabens para aquela senhora que vive criando papeis para ferrar com CGH.

Mas o desrespeito não poderia ter acontecido.

CTA estava apenas seguindo ordens.
MASTER

Mensagem por Phenom »

Só acho que não se deve referir como PILOTOS DA TAM pois primeiro que é um caso isolado, segundo que o camarada em questão veio da Varig e está indo pra Gol.

Abraço
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

uma falta de respeito!
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Diego-BHZ escreveu:Só acho que não se deve referir como PILOTOS DA TAM pois primeiro que é um caso isolado, segundo que o camarada em questão veio da Varig e está indo pra Gol.

Abraço
Tirando a falta de educação e traquejo do camarada, deve ser por esse pula-pula de Cia. que está tão estressado. Deve ter fervido o sangue quando ouviu a mensagem para retornar ao finger, acho que passou por algumas dessas situações, claro que não justifica, mas se a CTA libera a decolagem levava cana.
Com todas estas perturbações vividas na aeronáutica brasileira o cara já devia estar mais conformado com situações como esta que atrapalham todos, ele não ia perder o emprego por isso, claro considerando o que se ouve na gravação, os QSO anteriores não sabemos o teor. Todos ficam em sobresalto, pois a cada minuto mudam as autorizações, cancelam, reautorizam e o que fazer ? Fazer como der.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
emferrari
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por emferrari »

Nao entendi algo na gravacao, o porque da citacao "maus colegas da GOL"
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Uma notícia sobre o ocorrido fala em "palavras de baixo calão" (?).
Não vi nada disso. Apenas um desabafo, tempestivo ou não de um tripulante.
Não falou nada mais que a realidade. É um transtorno pros pax e usuários do sistema ver o cancelamento do vôo com o avião na cabeceira.
Por certo os pax culpam a cia. e a solução para o problema, no mais das vezes é transferir o pax para GRU (que já está um caos) para embarcá-lo pro destino com mais umas três ou quatro horas madrugada a dentro...
Esse horário de fechamento até por segurança, deveria ser observado no momento da autorização para acionamento - todos os autorizados para taxiar deveriam ter autorização para decolar independente de ter um minuto a mais no horário, pois para "agilizar" o táxi para se chegar no horário à cabeceira pode-se estimular até a supressão de check list, por exemplo, ou mesmo gerar um nível de stress tal na tripulação que possa afetar a segurança da operação.

Não dou razão para nenhum dos envolvidos, nem a ANAC, nem Jobim, etc...
Só acho que é o espelho do caos que vivemos no setor.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Imagine um partida de futebol, nos 43 minutos do segundo tempo
um penalti, e colocado a bola na marca do penalti, o jogador corre
para chutar a bola e o juiz termina o jogo por ter dado já os 45 min.
da partida, o juiz com certeza apanha, mas na regra do futebol o
juiz tem que esperar o jogador bater o penalti, eu acharia que se o
avião já está pronto para decolar, na fila, que decole, eu acho que
a infrazero não deveria é deixar os passageiros subir no avião,
assim não criaria o constrangimento entre pax e piloto, na minha
humilde opinião, errou o piloto, pois a operadora apenas obedece
ordens,

sds,
Moises Propp
Adilson Jorge Elias
PP
PP

Mensagem por Adilson Jorge Elias »

Com certeza levaram uma Radio Ita.
Armando Italo
PP
PP

Mensagem por Armando Italo »

O que faltou, assim me pareceu, nas partes envolvidas no acontecimento, foi falta de feeling, de profissionalismo, de amadurecimento, preparo mental e emocional diante de situações adversas e duvidosas.
Se pairam duvidas numa situação semelhante, se vai ser possivel ou não decolar pelo fato de as aeronaves "estarem em cima da hora" ao meu entender, o mais sensato, os pilotos teriam que questionar, perguntar antes aos responsáveis pela liberação das aeronaves.
Ou não sabiam que estavam em cima da hora de fechar CGH?
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Segundo comenta-se na radio peão, havia um tráfego alinhado e liberado para decolagem, mas este ficou quase um minuto alinhado depois que recebeu o "clear to take-off", se foi sacanagem ou não, só os que estavam dentro da cabine do Boeing com cauda laranja sabem...

Ainda de acordo com a radio peão, os cmtes da TAM não fazem mais dos quadros da empresa...

[]s

Salz
pu2onx
PP
PP
Contato:

Mensagem por pu2onx »

Verdade seja dita
CGH não serve nem para pista de aeromodelismo.
Frequentem e verás !!!
Conheçam de perto , é feio a coisa .
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

Parecia atendimento telefônico de empresas (inclusive as de aviação), em que ficamos irrados com as respostas prontas e as vezes ilógicas dos atendentes e acabamos descontando em cima deles que não são os responsáveis.
Mas, independente do mérito sobre a irracionalidade da impossibilidade de decolagem, o fato é que os comandantes mesmo ciêntes de que não poderiam decolar, tentaram primeiro dar "um jeitinho" falando do relógio, e depois diante da negativa da controladora, passaram a ofênde-la, desnecessaiamente, e forma pedante e arrogante, principalmente quando se reportaram a qualificação da profissional.
Mesmo com todas a razão do mundo, os comandantes fizeram um papel ridículo, que só temos a lamentar.
Responder