Página 1 de 1

Caças da FAB obrigam Boeing da Gol arremeter em Porto Alegre

Enviado: Seg Out 01, 2007 01:44
por SBSP
30/09/2007 - 20h42
Caças da FAB obrigam Boeing da Gol a arremeter em Porto Alegre


da Agência Folha

Um Boeing da Gol vindo de Montevidéu (Uruguai) teve que arremeter momentos antes de aterrissar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), no final da tarde de ontem (29), porque se deparou com dois aviões de caça da FAB (Força Aérea Brasileira).

Depois de arremeter, o avião precisou sobrevoar por alguns minutos a cidade de Guaíba, vizinha à capital gaúcha, antes de pousar.

A Gol confirmou a manobra, registrada pelo comandante da aeronave, como medida de segurança. Segundo a companhia aérea, não houve proximidade fora dos padrões com os aviões da FAB.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 2715.shtml

Enviado: Seg Out 01, 2007 02:11
por PR-WJI
Um avião Boeing da companhia aérea Gol foi obrigado a arremeter antes de pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no final da tarde de ontem, após se deparar com dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a Rádio Gaúcha, antes de pousar, o avião, vindo de Montevidéu, no Uruguai, foi obrigado a sobrevoar a cidade de Guaíba, próxima a Porto Alegre.

Fonte: TERRA

Enviado: Seg Out 01, 2007 09:15
por Diego G. Souza
Bá essa eu estava ouvindo o VHF, Na real não eram 2 caças e sim 2 Tucanos (Romano Branco) e segundo o cmte da Gol, o TCAS informou que aeronaves que estavam vindo do setor sul passaram a 1 milha de sua aeronave. Após arremetida subiu para 3000ft conforme carta e após minutos de reclamações e explicações na fonia foi vetorado para final da 11 pelo setor sul.

Enviado: Seg Out 01, 2007 12:18
por BenitoRBP
Juro que quando li a chamada da matéria, pensei que os caças tinham interceptado o Boeing e ordenado a aremetida por um motivo qualquer.
Coisas da Imprensa...hehehehe

Mesma notícia, outra fonte

Enviado: Seg Out 01, 2007 14:50
por jambock
Meus prezados:
Caças da FAB obrigam Boeing da Gol a arremeter
Manobra foi registrada por um fotógrafo que estava na região do aeroporto
A presença de dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB) nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, obrigou um Boeing da Gol a arremeter momentos antes de aterrissar, por volta das 18h de sábado.
A aeronave vinha de Montevidéu (Uruguai).
A decisão de não pousar foi do piloto da companhia aérea, que precisou sobrevoar por alguns minutos a cidade de Guaíba antes de se aproximar novamente da pista do Salgado Filho.
Na noite de domingo, a Gol confirmou a manobra, registrada por um fotógrafo que estava na região do aeroporto. Por meio de sua assessoria de comunicação, a companhia informou somente que se trata de "uma medida de segurança em função do tráfego aéreo, situação considerada corriqueira".
O V Comando Aéreo Regional (V Comar) da Aeronáutica, responsável pelo controle aéreo, também confirmou o procedimento. Conforme o V Comar, dois caças T-27 Tucanos sobrevoavam as proximidades da Usina do Gasômetro, no final da tarde de sábado, no momento da arremetida. A decisão de arremeter, conforme a Aeronáutica, foi exclusivamente do piloto do Boeing e que os Tucanos não representaram nenhum risco ao espaço aéreo no entorno do Salgado Filho.
Quem flagrou a arremetida foi o fotógrafo Wagner Innocencio Cardoso, 50 anos, que estava no terraço da Usina do Gasômetro para fotografar o pôr-do-sol.
— Eu estava testando uma lente nova que havia comprado, quando vi os dois aviões da FAB. Quando enquadrei, percebi a ponta de um Boeing. Fiquei assustado porque, na lente, eles pareciam bem próximos. Na hora, fiquei nervoso. Vi que estaria prestes a presenciar um acidente — conta o fotógrafo, apaixonado por aeromodelismo.
Cardoso diz que percebeu a mudança de trajeto dos Tucanos ao se aproximarem da aeronave da Gol:
— Vi que os caças fizeram uma curva para a esquerda ao perceberem a presença do avião da Gol.
A imagem capturada com uma lente teleobjetiva mostra os três aviões muito próximos. Isso porque, conforme o fotógrafo Wagner Cardoso, a lente tem a propriedade de achatar os planos — na medida em que eles se aproximam, a proporção muda e eles ficam maiores.
Se a foto fosse batida com uma lente normal, certamente se manteriam as distâncias, mas apareceriam apenas dois pontinhos no enquadramento.
— Pelos meus conhecimentos em fotografia, calculo que as aeronaves da FAB estavam a menos de 500 metros do avião da Gol.
http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/3350878.jpg
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/ ... on=Plantão#
fonte: jornal "Zero Hora" 1º out 2007
Um abraço e até mais...

Enviado: Seg Out 01, 2007 15:02
por Black Typhoon
Eis a foto tirada no momento da aproximação perigosa entre os aviões em objeto

Imagem
Foto: Wagner Innocencio Cardoso (Agência RBS)

Enviado: Seg Out 01, 2007 17:14
por Feldmann
Boas...

gasometro = região do aeroporto?? Bah, essa é novidade pra mim!!! :P

Bom, vejamos, os tucanos estavam vindo de canoas pra palegre, pela foto do cara tirada do gasometro e pelo lado da foto. O Tcas gritou e o piloto fez aproximação perdida... coisas da aviação.

Agora, a chamada da materia!!! Parecia até que havia tido interceptação!!!!! Fora que o fotografo disse que pelos calculos deles os tucanos estavam a menos de 500 metros do boeing!! (Pow, o cara ta no gasometro, pega uma foto lá na final da 11 e ainda sabe a distancia!! Quero um olho bionico desses pra mim!!! :twisted: :twisted: :lol: :lol: )


Bom, se houve a AP o cara executou os procedimentos previstos e se ele achou que os T27 estavam muito perto ele deve gerar o reporte, não é isso???

[]´s

Enviado: Seg Out 01, 2007 20:04
por Diego G. Souza
Só completando minha informação, segundo oque ouvi, o cmte do Gol perguntou até qual era o nome do avião que passou perto para preencher o relatório de conflito. :shock:

Enviado: Seg Out 01, 2007 21:59
por tatsch
Um pouco é o motivo de termos uma base aérea colada paralelamente com um aeroporto internacional!!!

Até é uma duvida que tenho, como as torres da base e do aeroporto trabalham fzdoa coordenaçãod estes vôos??

Têm um centro local apra aproximação na região integrado com os dois campos??

Já li aqui neste fórum casos de caças A-1 da BASM ou F-5 da BACO fazerem toque e arremetida como treinamento no salgado filho.

Hora vamo se respeitar como dizem. O que os caças têm que estar sobrevoando campo civil??

Vão voar nas bases e em setores mais afastados dos campos civis.

Afinal os aviões de grande porte são muito robustos e a resposta de comando é mais lenta que um caça.

Imaginem um tragédia de tucanos com um avião da GOL.

Nem vamos pensar nisso!!

Enviado: Ter Out 02, 2007 08:23
por Feldmann
tatsch escreveu:Um pouco é o motivo de termos uma base aérea colada paralelamente com um aeroporto internacional!!!

Até é uma duvida que tenho, como as torres da base e do aeroporto trabalham fzdoa coordenaçãod estes vôos??

Têm um centro local apra aproximação na região integrado com os dois campos??

Já li aqui neste fórum casos de caças A-1 da BASM ou F-5 da BACO fazerem toque e arremetida como treinamento no salgado filho.

Hora vamo se respeitar como dizem. O que os caças têm que estar sobrevoando campo civil??

Vão voar nas bases e em setores mais afastados dos campos civis.

Afinal os aviões de grande porte são muito robustos e a resposta de comando é mais lenta que um caça.

Imaginem um tragédia de tucanos com um avião da GOL.

Nem vamos pensar nisso!!
Tatsch, bom dia!

A coordenação aqui é sempre feita e esse é o 1o caso que há reporte por causa de trafego militar (que eu tenho conhecimento).

A base aerea sempre esteve ali, e o Salgado Filho que foi construido depois. Alias, era base aerea de Gravataí. E também com proximidade, temos Belem Novo, Eldorado do Sul, Noia, e sempre tem trafego militar e geral por aqui.

Os F5 fazem toque e arremte aqui sempre, assim como os PT dos aeroclubes. E os setores afastados como area PATOS e area BUTIA eles sempre usam.

[]´s
[/quote]

Enviado: Ter Out 02, 2007 09:49
por PR-WJI
Quando tem decolagens em Canoas e Palegre, a TWR em POA solicita que a aeronave aguarde a decolagem no aeroporto militar. Nunca ouvi duas decolagens simultâneas lá e aqui.
Quando os caças vem a POA pela 11, fazem aproximação ILS. Não chegam a tocar os pneus, arremetem no ar a 50 pés.

PS: O vôo era o GOL 7489 MVD-POA-GRU

Enviado: Ter Out 02, 2007 20:49
por tatsch
Valeu pela dúvida da comunicação entre a BACO e o SBPA.

Sim, sei que a baco é mais antiga!!

Mas em tempos tempestuosos da aviação brasileira toda cautela ainda é pouco!!!

Enviado: Ter Fev 05, 2008 21:48
por Lucas_Afonso
:shock: :shock: :shock:

Eu li está materia na ZH. Muita falta de atenção do ATC.

Enviado: Ter Fev 05, 2008 23:08
por Marco SBCT
Dentro da Terminal Palegre é o APP Palegre quem tem jurisdição sobre o espaço aéreo, coordenando todos os tráfegos. No ATZ Canoas fica com a TWR Canoas o tráfego local, como os Tucanos estavam esbarrando no Internacional de Porto Alegre com certeza estavam em contato radar pelo APP, então não poderiam terem ficado os dois tráfegos em situação crítica em momento algum, ou então para que operação radar no caso? E o TCAS do Gol ? E o CTA estava vendo o que no scope ? Ou estava em opeção não-radar no momento que o Gol arremeteu ?
Creio que os ATC do APP Palegre não viram nada de perigoso nas manobras dos T-27.
Como caiu no jornal com o interpretação do joranlista da matéria dou uns descontos, e o Gol foi prudente e achou que não tinha separação suficiente para pouso no seu julgamento, no creio, que qualquer um de nos teria a prudência necessária para arremeter e fazer nova aproximação com pista livere, livre pouso.

Enviado: Qua Fev 06, 2008 18:55
por Lucas_Afonso
"Voar é arte, arremeter faz parte!"

:) :)