Olá Ricardo.
Já faz uns dias que eu tinha lido esse tópico e tava re-editando um textinho que eu tinha começado sobre esse assunto. O fiz garimpando várias informações por aqui e por ali. Espero que assim como as infos do pessoal, meu post tb lhe ajude a decidir o que querer
Primeiro um pequeno check-list. Depois abordarei mais profundamente os assuntos
1. Não acredite em "milagres". Desconfie de câmeras que custam muito menos do que as suas similares;
2. Antes de qualquer outra coisa, pergunte pela garantia que o vendedor dá aos equipamentos. Isso pode evitar muita dor de cabeça;
3. Se pretende imprimir fotos mas não precisa de cartazes, 2 ou 3 MP bastam. Além de permitir melhores ampliações, o uso de mais megapixels tem uma vantagem: pequenas áreas da foto podem ser selecionadas e ampliadas sem perda de detalhes.
Mas mais megapixels não significam necessariamente melhores fotos. Há outros detalhes a considerar, como
fidelidade na reprodução de cores, qualidade da imagem, precisão de foco. Se puder, compare as máquinas ao vivo;
4. Erro muito comum. Não adianta uma máquina sofisticadíssima para quem quer apenas fazer boas fotos das crianças e dos gatos. Dependendo do usuário, máquinas fáceis de usar podem ser presentes muito mais úteis do que câmeras cheias de comandos;
5. Pense no tipo de fotos para as quais a máquina será usada. Se vai tirar fotos de avião, como o Renato disse, prefira máquinas com lentes com mais zoom. Se gosta de fotografar flores, concentre-se em máquinas que tenham boa função macro.
6. Fotos de ação: é importantíssimo prestar atenção à velocidade de disparo da câmera. Muitas digitais precisam de um espaço de tempo longo demais entre uma foto e outra;
7. Não se esqueça que será necessário comprar também um cartão de memória. A maioria das câmeras vem com cartõezinhos ridículos, que não permitem fazer mais do que meia dúzia de fotos. O tamanho mínimo razoável, hoje, é de 64Mb; mais sobre isso abaixo
__________________________________________________
Vamos agora abordar aspectos importantes para a fotografia digital
Zoom ótico x digital
Dê preferência para as câmeras que possuem zoom ótico e digital e não as que possuem apenas o zoom digital. No zoom ótico a aproximação é feita através do deslocamento das lentes da câmera, não causando distorções ou queda de qualidade da imagem.
O zoom digital tende a causar perda de qualidade e resolução na imagem.
Aí você se pergunta...
Porque então grande parte das câmeras possuem zoom ótico entre 3X e 5X, chegando o zoom digital a 10X no mínimo? Porque não implementar o zoom ótico de altos valores nas câmeras digitais?
Respondo
Os modelos mais sofisticados possuem este recurso. O recurso de zoom ótico de altos valores de aproximação é um recurso caro, encarecendo então o valor da câmera.
Resolução:
2Mega pixel? 3Mega pixel, 4Mega pixel, 5Mega pixel?????
Quanto maior a resolução, melhor será a qualidade da imagem e maior espaço a foto ocupará em kbyte ou Mbyte. Hoje em dia 3MPixel é uma boa resolução para o usuário amador, que não necessitará de grandes ampliações.
Lembre-se: uma foto tirada com baixa resolução, poderá parecer perfeita no monitor de vídeo, mas quando damos um zoom sobre ela, apliando-a, notamos que a imagem passa a ser apresentada com falhas, e as linhas e contornos passam a parecer conjuntos pequenos blocos quadrados ou retangulares. Já uma foto tirada com 5MPixel, por exemplo poderá ser ampliada várias vezes, sem que imperfeições sejam notadas.
Tipo de bateria:
Prefira as câmeras que utilizam pilhas recarregáveis do tipo AA e não as que utilizam baterias especiais, do próprio fabricante. Pilhas AA recarregáveis são fáceis de serem achadas no mercado, e em casos de emergência pilhas comuns poderão ser utilizadas. Assim, se você estiver na praia (onde tomadas para ligar o carregador normalmente não existem) e acabar a carga de suas pilhas recarregáveis, bastará ir a algum quiosque , comprar pilhas comuns e continuar a fotografar.
Verifique também se o tipo de pilha ou bateria proporcional carga para uma boa quantidade de fotos.
Tipo de lentes:
Câmeras de menor custo normalmente utilizam lentes feitas de material plástico. Dê preferência as lente de cristal, dê preferência de boas marcas. Como conhecer as boas lentes? Boas marcar tipo Sony, Canon, Kodak, Olympus , etc utilizam boas lentes.
Conexão com o computador:
Os tipos de conexões mais populares são as tipo USB. As câmeras com conexão através de porta serial já estão ultrapassadas.
Memória:
Normalmente as câmeras estão acompanhadas de módulos de memória de valores pequenos (16MB / 32MB). Para fotos em altas resoluções (que ocupam MB), a quantidade de fotos armazenas será pequeno. Assim, ao comprar sua câmera verifique se ela aceita a expansão de memória através da troca do módulo de memória e invista na compra de um módulo adicional de, no mínimo, 256MB.
Se o R$ está curto, até mesmo porque você acabou de comprar sua câmera digital, não se preocupe. Use a memória que veio com a câmera e no futuro, compre um módulo de memória de maior capacidade.
Por exemplo, se usarmos um módulo de memória de 256MB, teremos capacidade para armazenar cerca de 200 fotos em resolução próxima a 2272x1704 pixels (4MPixel aproximadamente) e cerca de 1.500 fotos em resolução 640 x 480 (fotos boas para o envio por e-mail ou apresentação onde detalhes e resolução não são muito importantes.
Defina seu perfil e suas necessidades:
Um dos pontos mais importantes na decisão de compra da câmera será você definir suas necessidades. Se você é um fotografo que gosta que a câmera realize automaticamente todo o processo de ajustes necessários para uma boa foto, não conhece muito dos detalhes e ajustes necessários, de preferência de câmeras automáticas. De nada adiantará comprar uma câmera sofisticada que permite os mais diversos ajustes, se você não utilizar estes recursos.
Ajustes de abertura da lente, velocidade do obturador, sensibilidade x ISO, distância focal, profundidade de campo: grego para você? então de preferência para as câmeras totalmente automáticas.
No meu caso, gosto de realizar ajustes manuais, tais como diminuir a velocidade do obturador e assim poder provocar efeitos em objetos em movimento (panning). "Jogar" com a abertura da lente de modo a poder mudar a profundidade de campo (colocar algumas áreas da imagem fora de foco, focando apenas na área principal).
Para quem requer câmeras totalmente ajustáveis, com recursos profissionais não existem mais problemas. Vários modelos profissionais já são facilmente encontrados no mercado. (como o pessoal já abordou)
Bueno, é isso aí...
Espero que seja de alguma utilidade
Esse "guia" não é voltado as DSLR, mas sim as compactas principalmente.
Abraços
Fabio Laranjeira