Página 1 de 1

Rússia vende 98 aviões civis para a Venezuela

Enviado: Sex Ago 24, 2007 12:22
por MARR
REUTERS

MOSCOU - A Rússia assinou um acordo para vender 98 aviões civis Ilyushin para a Venezuela, informaram jornais russos nesta sexta-feira.

Sergei Chemezov, chefe da exportadora estatal de armas Rosoboronexport, assinou o acordo pelos aviões Ilyushin-114, que podem ser utilizados como aeronaves de transporte de passageiros ou de carga, afirmou o jornal Vremya-Novostei.

O acordo pode estar na casa de vários bilhões de dólares, informou o jornal Izvestia.

A Rússia disse no ano passado que vendeu 24 jatos Sukhoi e 53 helicópteros para a Venezuela, como parte de um pacote de longo prazo de contratos de armas no valor de mais de 3 bilhões de dólares. Detalhes não foram revelados.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visitou a Rússia em junho e agradeceu o presidente Vladimir Putin por demonstrar solidariedade na rixa da Venezuela com Washington.

Chávez é um forte crítico do que classifica como "imperialismo norte-americano". Washington o considera um radical perigoso e fez um apelo para que a Rússia repensasse a venda das armas.

Os EUA proíbem companhias norte-americanas de vender armas para a Venezuela.

A Rússia vem buscando explorar novos mercados para suas armas e aeronaves na América Latina, sudeste asiático e o norte da África. Seus principais clientes são a Índia e a China.

site - Estadão.com.br

Enviado: Sex Ago 24, 2007 13:32
por Marco SBCT
Não fosse a rusga do companheiro Chávez com o Buschinho seguramente uma boa parcela desta frota seria Embraer .

Enviado: Sex Ago 24, 2007 16:34
por moises Propp
Olá amigos,
O problema é que a tecnologia dos Embraer e de propriedade dos americanos e o Bush vetou está negociação, pelo Chavez ele teria
comprado os Embraer, pois finaciamento não era o problema!
sds,
Moises Propp