Página 1 de 1

Airbus emite recomendação

Enviado: Ter Jul 24, 2007 07:50
por Salzinger_SBGR
Senhores,

Em face das primeiras análises do DFDR pela NTSB, a Airbus emitiu as seguintes recomendações preliminares (negrito meu):
A- During the flare at thrust reduction select ALL thrust levers to IDLE.

B- For the use of the thrust reversers when landing with one Engine Reverser inhibited refer to :
- For A320 MMEL 02-78-30 Rev 30
- For A310/A300-600 MMEL 02-78 Rev 15
- For A330 MMEL 02-78-30 Rev 17
- For A340 200/300/500/600 MMEL 02-78-3O Rev 19
Interessante esta colocação da redução de potência para IDLE, em ambas as manetes inclusive aquela com o reverso pinado. Houve um acidente com um A320 da TransAsia em Taipei em 2004 em circunstâncias parecidas com o 3054, pista molhada, um reverso pinado. O avião acabou varando a pista, porém sem vitimas ou destruição do avião.

Naquela ocasião, o PF não trouxe a manete completamente para IDLE e isso inibiu a atuação dos spoilers (e por conseguinte de toda a "lógica" de frenagem). O PNF "comeu bola" e cantou que os spoilers tinham levantado sem ao menos olhar para o painel. A eficiência dos freios caiu drasticamente e o avião acabou varando a pista, que tem quase 3000m.

Talvez seja uma linha de investigação que o CENIPA devesse olhar com mais atenção.

Salz

Enviado: Ter Jul 24, 2007 23:27
por rick
Eu sempre usei ambos os reversos, mesmo o que tivese pinado.
A Airbus tá acanhada demais. Muito na moita. espero uma participação maior da fabricante depois que o NTSB disponibilizar os dados revelados para as autoridades.

Enviado: Qua Jul 25, 2007 07:56
por AeroEntusiasta
Salz, bom dia.

Vc poderia detalhar mais essa informação? Como não trabalho na área, meu entendimento ficou pelo caminho. Poderia descrever mais sobre essa recomendação da Airbus?

Abraço