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Opiniões sobre a trajédia
Enviado: Ter Jul 17, 2007 22:18
por tatsch
dê sua opinião abaixo.
Enviado: Qua Jul 18, 2007 11:52
por moises Propp
Olá amigos,
Ao meu ver este acidente teve tres culpados, á ANAC, Infraero,
e as cias Aereas, pois os pilotos cansaram de avisar que um dia
ia acontecer este acidente, as Cias aereas deveriam ter pensando
nas vidas que poderiam ter poupados, mas a ganancia pelo dinheiro
falou mais alto, agora está na hora de a TAM e a GOL irem a
Brasilia obrigarem o Sr. Lula da Silva a tomar providencia pois
perante a outros paises a nossa aviação é uma piada.
sds,
Moises Propp
Enviado: Qua Jul 18, 2007 12:02
por emferrari
Moises
Em resumo, nosso pais eh uma piada! A comecar pelo presidente....
Abracos!
Eduardo Ferrari
Enviado: Qua Jul 18, 2007 12:19
por marcato
moises Propp escreveu:Olá amigos,
Ao meu ver este acidente teve tres culpados, á ANAC, Infraero,
e as cias Aereas
Moises.
Anac não cuida de aeroporto.
À caça de culpados...
Enviado: Qua Jul 18, 2007 12:41
por Constellation
Caros amigos,
Acho que o pessoal aqui está sendo muito precipitado em achar "culpados" pela tragédia de Congonhas. Vamos aos fatos e às hipóteses:
1 - Estava chovendo no momento, e a pista, obviamente, estava contaminada por uma boa quantidade de água. Todavia, o único aeroporto brasileiro que eu sei que possui grooving é SDU. Os demais aeroportos também passam por situação de chuva, eventuais alagamentos e também ficam escorregadios;
2 - Houve uma enorme pressão para que a Infraero liberasse logo a pista principal de CGH. As empresas nem sequer quiseram esperar o final de semana, para a pista abrir na segunda-feira, foi aberta na sexta feira mesmo;
3 - O grooving não pode ser feito logo após o asfaltamento, é preciso esperar algum tempo para que se processe uma "cura" (endurecimento gradual do asfalto), caso contrário as ranhuras vão ceder e serão criadas depressões perigosas, onde a água vai certamente empoçar. A pressa de liberar a pista era mais das empresas que da Infraero;
4 - Ninguém ainda sabe qual foi a velocidade de aproximação desse avião, onde ele tocou na pista, porque arremeteu e se arremeteu, pra falar a verdade ninguém sabe de nada com certeza ainda;
5 - Milhares de aeronaves utilizaram a pista normalmente desde a sua abertura, e não derraparam. Em qualquer pista contaminada existe o risco de derrapagem, com grooving ou sem grooving, já vi avião a hélice derrapar no excelente pavimento do SDU, que além do grooving tem "microporosidades";
6 - As poças d'água que infestavam a pista 17R/35L de CGH desapareceram. Essas poças sim é que são perigosas;
7 - Um aeroporto que tem um movimento como Congonhas, com chuva, vai ter sempre uma pista perigosa, devido á grande quantidade de resíduos de pneus. É impossível fazer desemborrachamento diário;
8 - O fato mais gritante, na minha opinião, é que o Aeroporto de Congonhas deveria ser um simples aeroporto regional, no máximo com ligações de Ponte Aérea para Rio, Curitiba e Brasília, e não ser o absurdo Hub que é hoje, concentrando a maioria das conexões. Não tem estrutura física para isso, e sem sequer funciona 24 horas diárias;
9 - Pode até ser que nosso governo e nosso país sejam uma piada, mas não consegui compreender que culpa o Lula tem no acidente... É fácil colocar a culpa no Lula e deixar pra lá os verdadeiros motivos do acidente, isso só vai fazer com que o mesmo se repita.
Um abraço.
Enviado: Qua Jul 18, 2007 15:16
por moises Propp
Olá amigos,
Todo o patrão tem os funcionarios que merece.
sds,
Moises Propp
Re: À caça de culpados...
Enviado: Qua Jul 18, 2007 15:29
por jambock
Constellation escreveu:Caros amigos,
...
Vamos aos fatos e às hipóteses:
...
8 - O fato mais gritante, na minha opinião, é que o Aeroporto de Congonhas deveria ser um simples aeroporto regional, no máximo com ligações de Ponte Aérea para Rio, Curitiba e Brasília, e não ser o absurdo Hub que é hoje, concentrando a maioria das conexões. Não tem estrutura física para isso, e sem sequer funciona 24 horas diárias;
9 - Pode até ser que nosso governo e nosso país sejam uma piada, mas não consegui compreender que culpa o Lula tem no acidente... Um abraço.
Prezado
Constellation:
Concordo contigo, em caso, gênero, número e grau, em relação ao item 8, acima. Já em relação ao ítem 9, não poderia. Não foi o govêrno que fez (e está fazendo) de tudo para "amorcegar" a CPI do Apagão Aéreo, cujos deputados querem, inclusive, investigar a INFRAERO?
Um abraço e até mais...
Enviado: Qua Jul 18, 2007 16:07
por tatsch
SÓ SEI QUE É MUITO PERIGOSO A POSSIBILIDADE DE BOTAREM A CULPA NO PILOTO, POIS NÃO DÁ MAIS PARA ACREDITAR NO GOVERNO ELES NÃO TEM MAIS CRÉDITO.
SÃO CAPAZES DE TUDO PARA LIVRAR NOMES E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS. INFELIZMENTE , PESSOALMENTE NÃO ACREDITO EM QUALQUER DECLARAÇÃO POR PARTE DE INFRAERO,ANAC, ETC.
SÃO ISNTITUIÇÕES QUE ESTÃO SOB DÚVIDA DE TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
TEORIAS DA COSPIRAÇÃO , TUDO PDOE ACONTECER NESSA BAGUNÇA QUE ANDA A AVIAÇÃO E QUE NÓS AQUI DO FÓRUM JÁ VINHAMSO DEBATENDO.
Re: À caça de culpados...
Enviado: Qua Jul 18, 2007 16:16
por Constellation
jambock escreveu:
Prezado Constellation:
Concordo contigo, em caso, gênero, número e grau, em relação ao item 8, acima. Já em relação ao ítem 9, não poderia. Não foi o govêrno que fez (e está fazendo) de tudo para "amorcegar" a CPI do Apagão Aéreo, cujos deputados querem, inclusive, investigar a INFRAERO?
Um abraço e até mais...
Caro Jambock, pra mim essa CPI do Apagão Aéreo não passa de uma quadrilha querendo investigar a outra quadrilha, infelizmente.
Um abraço.
Enviado: Qua Jul 18, 2007 18:19
por CHARLES SBBR
As vezes nos parecemos muito com a imprensa que sempre condenamos.
Paz aos que foram e força aos que ficaram!
Re: À caça de culpados...
Enviado: Qua Jul 18, 2007 20:09
por MARR
Constellation escreveu:Caros amigos,
Acho que o pessoal aqui está sendo muito precipitado em achar "culpados" pela tragédia de Congonhas. Vamos aos fatos e às hipóteses:
1 - Estava chovendo no momento, e a pista, obviamente, estava contaminada por uma boa quantidade de água. Todavia, o único aeroporto brasileiro que eu sei que possui grooving é SDU. Os demais aeroportos também passam por situação de chuva, eventuais alagamentos e também ficam escorregadios;
2 - Houve uma enorme pressão para que a Infraero liberasse logo a pista principal de CGH. As empresas nem sequer quiseram esperar o final de semana, para a pista abrir na segunda-feira, foi aberta na sexta feira mesmo;
3 - O grooving não pode ser feito logo após o asfaltamento, é preciso esperar algum tempo para que se processe uma "cura" (endurecimento gradual do asfalto), caso contrário as ranhuras vão ceder e serão criadas depressões perigosas, onde a água vai certamente empoçar. A pressa de liberar a pista era mais das empresas que da Infraero;
4 - Ninguém ainda sabe qual foi a velocidade de aproximação desse avião, onde ele tocou na pista, porque arremeteu e se arremeteu, pra falar a verdade ninguém sabe de nada com certeza ainda;
5 - Milhares de aeronaves utilizaram a pista normalmente desde a sua abertura, e não derraparam. Em qualquer pista contaminada existe o risco de derrapagem, com grooving ou sem grooving, já vi avião a hélice derrapar no excelente pavimento do SDU, que além do grooving tem "microporosidades";
6 - As poças d'água que infestavam a pista 17R/35L de CGH desapareceram. Essas poças sim é que são perigosas;
7 - Um aeroporto que tem um movimento como Congonhas, com chuva, vai ter sempre uma pista perigosa, devido á grande quantidade de resíduos de pneus. É impossível fazer desemborrachamento diário;
8 - O fato mais gritante, na minha opinião, é que o Aeroporto de Congonhas deveria ser um simples aeroporto regional, no máximo com ligações de Ponte Aérea para Rio, Curitiba e Brasília, e não ser o absurdo Hub que é hoje, concentrando a maioria das conexões. Não tem estrutura física para isso, e sem sequer funciona 24 horas diárias;
9 - Pode até ser que nosso governo e nosso país sejam uma piada, mas não consegui compreender que culpa o Lula tem no acidente... É fácil colocar a culpa no Lula e deixar pra lá os verdadeiros motivos do acidente, isso só vai fazer com que o mesmo se repita.
Um abraço.
Parabens Constellation, endossos suas palavras. Simples, objetivas e verdadeiras
Enviado: Qua Jul 18, 2007 20:27
por Marco SBCT
Constelattion:
Endosso tua análise sobre CGH, em poucas linhas expões com exatidão no que transformaram o aeroporto.
Esperamos que nesta situação grave que vivemos o Governo crie coragem e transforme CGH num verdadeiro Aeroporto Regional e Pontes que é o já deveria ter feito aproveitando a deixa das obras.
Enviado: Qua Jul 18, 2007 20:38
por Oswaldo
Constellation, suas palavras demonstram serenidade diante do festival de besteiras que assolam o País , quer seja nas rodinhas de bate papo quer seja na imprensa principalmente a não especializada. Basta a aviação se tornar assunto principal que temos de volta o famoso FEBEAPA , imortalizado pelo saudoso STANISLAW PONTE PRETA, pseudônimo do escritor Sérgio Porto, O festival tem origem principalmente na imprensa que além de tudo ainda "mal " forma a opinião da população leiga.
Re: À caça de culpados...
Enviado: Sex Jul 20, 2007 12:10
por LMC
MARR escreveu:Constellation escreveu:Caros amigos,
Acho que o pessoal aqui está sendo muito precipitado em achar "culpados" pela tragédia de Congonhas. Vamos aos fatos e às hipóteses:
1 - Estava chovendo no momento, e a pista, obviamente, estava contaminada por uma boa quantidade de água. Todavia, o único aeroporto brasileiro que eu sei que possui grooving é SDU. Os demais aeroportos também passam por situação de chuva, eventuais alagamentos e também ficam escorregadios;
2 - Houve uma enorme pressão para que a Infraero liberasse logo a pista principal de CGH. As empresas nem sequer quiseram esperar o final de semana, para a pista abrir na segunda-feira, foi aberta na sexta feira mesmo;
3 - O grooving não pode ser feito logo após o asfaltamento, é preciso esperar algum tempo para que se processe uma "cura" (endurecimento gradual do asfalto), caso contrário as ranhuras vão ceder e serão criadas depressões perigosas, onde a água vai certamente empoçar. A pressa de liberar a pista era mais das empresas que da Infraero;
4 - Ninguém ainda sabe qual foi a velocidade de aproximação desse avião, onde ele tocou na pista, porque arremeteu e se arremeteu, pra falar a verdade ninguém sabe de nada com certeza ainda;
5 - Milhares de aeronaves utilizaram a pista normalmente desde a sua abertura, e não derraparam. Em qualquer pista contaminada existe o risco de derrapagem, com grooving ou sem grooving, já vi avião a hélice derrapar no excelente pavimento do SDU, que além do grooving tem "microporosidades";
6 - As poças d'água que infestavam a pista 17R/35L de CGH desapareceram. Essas poças sim é que são perigosas;
7 - Um aeroporto que tem um movimento como Congonhas, com chuva, vai ter sempre uma pista perigosa, devido á grande quantidade de resíduos de pneus. É impossível fazer desemborrachamento diário;
8 - O fato mais gritante, na minha opinião, é que o Aeroporto de Congonhas deveria ser um simples aeroporto regional, no máximo com ligações de Ponte Aérea para Rio, Curitiba e Brasília, e não ser o absurdo Hub que é hoje, concentrando a maioria das conexões. Não tem estrutura física para isso, e sem sequer funciona 24 horas diárias;
9 - Pode até ser que nosso governo e nosso país sejam uma piada, mas não consegui compreender que culpa o Lula tem no acidente... É fácil colocar a culpa no Lula e deixar pra lá os verdadeiros motivos do acidente, isso só vai fazer com que o mesmo se repita.
Um abraço.
Parabens Constellation, endossos suas palavras. Simples, objetivas e verdadeiras
Somente retificando quanto ao SDU, este aeroporto não possui grooving, mas sim asfalto poroso que impede tb o acúmulo de água...
Excelente pavimento
Enviado: Sex Jul 20, 2007 12:24
por Constellation
Caros amigos,
Convenhamos que o SDU possui um excelente pavimento de pista. Já não se pode dizer o mesmo de CWB, que é um verdadeiro sabão. Temos também que deixar de focar unicamente CGH e ver esses aeroportos igualmente críticos.
Um abraço.
Enviado: Sex Jul 20, 2007 14:04
por Fernando
Senhores,
339 pessoas já morreram em menos de 1 ano, fruto da incompetência e do descaso dos Administradores desse país... quantos mais precisarão morrer para que alguém tome alguma providência???
Para o governo, 300 que morrem aqui, 200 que morrem ali não é relevante, o problema é que não pensam nas consequências que tudo isso traz, uma vez que agências e orgãos internacionais começam a desvalorizar nosso mercado, que tinha tudo pra dar certo!!!
Eu infelizmente já estou começando a me cansar de lutar por um país mais decente, muito esforço em vão uma hora começa a me deixar desanimado... mas vamos esperar, e ver novamente tudo acabando em pizza...

Enviado: Sex Jul 20, 2007 15:33
por Fernando Basto
Prezado Fernando,
Tudo que 'eles' (os DESgovernos) querem é exatamente essa apatia e falta de luta, por um país mais justo, leal e sério !
Não deixe a 'peteca' cair !
EM TEMPO: nosso amigo 'Constellation' foi brilhante em sua explanação ! Concordo integralmente com ele !
Re: À caça de culpados...
Enviado: Sex Jul 20, 2007 16:06
por Salzinger_SBGR
Constellation,
Como sempre colocações pertinentes, apenas permita-me alguns comentários:
1- Alguns aeroportos possuem grooving, pelo menos de acordo com o Rotaer e o manual Jepp. São eles: GRU (inclusive as taxi-ways de saída rápida), CGH, CWB, Navegantes, SDU (no Rotaer consta asfalto poroso+grooving)
6- As poças d'agua não desapareceram, isso foi me dito por um cmte. aqui da empresa que esteve transitando de carro pelo aeroporto esses dias, segundo ele, mais ou menos na metade da pista há uma depressão que concentra água, criando um "riacho" na verdade, com água fluindo do pátio para o canteiro central entre as pistas.
Aquele abraço!
Salz
Enviado: Sáb Jul 21, 2007 12:39
por alvarosp17
Os fatos apresentados fazem sentido. Mas a realidade é que esses 2 anos ocorreram diversos incidentes relacionados a aviação brasileira. Eu certa vez ouvi falar que alguns aviões estão sendo obrigados a pousar em brasilia mesmo que não fazem parte de sua rota. Eu acho que houve diversas medidas que transtornaram o espaço aéreo, assim as empresas para não caírem, elas subirem ao limite ao ponto de provocar estes acidentes! ! !
Enviado: Sáb Jul 21, 2007 13:36
por Afonso
Deixar Congonhas para operar ponte aérea é o mesmo que deixar os aviões de grande porte continuar.
O problema maior foi que a cidade invadiu as proximidades.
Agora deixo uma pergunta:
Teria como aumentar a pista ?
Fazer algo relativo a um viaduto?
Não seria menos gastos ?
Enquanto isso alguem faz festa, como é o caso da senhora que irá dar entrevista ao fantástico nesse domingo.