Página 1 de 1

TAAG voa para Lisboa em aviões fretados

Enviado: Sex Jul 13, 2007 19:02
por Marcelo Areias
TAAG voa para Lisboa em aviões fretados

Diário de Notícias - Portugal

LEONOR MATIAS

A TAAG (Transportes Aéreos de Angola) voltou a voar para Lisboa, com recurso ao fretamento do avião da companhia charter portuguesa Orbest, que entrou em operações o mês passado. Os primeiro voos realizaram-se ontem, procurando, desta forma, a companhia aérea angolana dar resposta ao volume de passageiros e assegurar os slots (espaços) no aeroporto da Portela. Nesta fase, o acordo com os Transportes Aéreos de Cabo Verde mantém-se, podendo ser revisto. O INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) confirmou o pedido da TAAG e considera a "operação legal". A TAAG alugou a tripulação e a aeronave a uma empresa "devidamente certificada".

O anúncio de que as ligações aéreas com Lisboa iam ser restabelecidas foi feito por Agnela Barros, porta-voz da TAAG, na Rádio Nacional Angolana. Há uma semana que a TAAG está proibida de sobrevoar o espaço europeu, e a interdição mantém-se até Outubro. Em comunicado ontem divulgado, o Governo angolano considera a decisão da Comissão Europeia "precipitada e injusta", porque "não levou em consideração a disponibilidade da TAAG e do INAC para superarem dentro de prazos razoáveis" as situações detectadas nas inspecções realizadas pelas autoridades francesas.

O Governo refere que deu orientações à TAAG para aceitar a decisão de Bruxelas e tomar "todas as providências para que seja retirada da lista negra o mais depressa possível". E deixa a ameaça: "Se isso não acontecer até Outubro, Angola reserva-se o direito de não prorrogar a validade dos acordos aéreos com alguns países da União Europeia", e deu orientações à TAAG para "estudar rotas para outros mercados". |