Redução dos charters liberta capacidade
Enviado: Sex Jul 13, 2007 18:59
Redução dos charters liberta capacidade
para White fazer voos TAAG Lisboa-Luanda
Presstur 13-07-2007 = A TAAG deverá apresentar em Agosto uma operação Lisboa – Luanda estabilizada que assentará na utilização do Airbus A330 da companhia portuguesa White, que entretanto ficou liberto de algumas operações charter — disse ao PressTUR fonte do sector.
Esta fonte não soube dizer se White e TAAG já formalizaram a contratação de voos, mas referiu que tudo indica que já tinham acertado as operações, designadamente para Agosto.
A “janela de oportunidade”, disse, foi o cancelamento de alguns voos por parte dos operadores turísticos Club 1840, Iberojet, Mundovip, Soltour e Travelplan, que contratam em conjunto os voos (ver "Operadores turísticos reduzem voos de Verão. Menos 10.500 lugares para Brasil e Caraíbas”).
O PressTUR confirmou com os operadores que contratam os voos da White cancelaram quatro voos — dois para as Caraíbas (Varadero às terças, Punta Cana às quartas) um para Natal (às terças) e um para a Grécia (que passou de dois para um charter).
Os dois primeiros libertam o A330 e os outros dois o A310.
Adicionalmente os operadores trocaram o A330 para o A310 nos voos de Recife, às sextas-feiras.
Estas alterações libertam, assim, o A330 da White para fazer os voos da TAAG pelo menos três dias por semana — terças, quartas e sextas —, podendo ser quatro se voar todos os dias, já que o calendário inicial dos charters deixava um dia vago.
Além disso, o A310 também tem dias possíveis de operação — acrescentou a mesma fonte, que ontem referia que a White poderá operar em Agosto cinco a seis voos por semana para a TAAG.
Esta fonte disse ainda que o calendário que estava a ser preparado para a próxima semana terá sofrido algumas perturbações pela necessidade de manutenção do A330, que é o avião desejado pela TAAG, na medida em que leva mais cerca 115 passageiros que o A310.
Outras fontes referem que a TAAG também manterá a utilização de um avião da euroAtlantic, um Boeing B767, que se encontra a operar para uma companhia espanhola.
Estas fontes referem que no caso da cooperação com a euroAtlantic, que foi seleccionada com a TAAG para entrar no capital da STP Airways, outra solução equacionada passaria pela inclusão do Boeing B777 da companhia angolana no Certificado de Operador Aéreo da portuguesa.
Na posição que divulgou ontem sobre os voos com código TAAG entre Lisboa e Luanda o INAC indicou disponibilidade para os aprovar quando cumpram o Regulamento europeu, o qual admite as operações com código de uma companhia interdita “se utilizarem aeronaves alugadas, com tripulação (regime de wet leasing), a uma transportadora aérea que não seja objecto de proibição de operação, desde que sejam respeitadas as normas de segurança pertinentes” (ver “INAC indica disponibilidade para autorizar voos TAAG operados por companhias portuguesas”).
Foi ao abrigo desta disposição que o INAC autorizou os voos TAAG Lisboa – Luanda de ontem, operado pela Orbest, e hoje, operado pela White.
para White fazer voos TAAG Lisboa-Luanda
Presstur 13-07-2007 = A TAAG deverá apresentar em Agosto uma operação Lisboa – Luanda estabilizada que assentará na utilização do Airbus A330 da companhia portuguesa White, que entretanto ficou liberto de algumas operações charter — disse ao PressTUR fonte do sector.
Esta fonte não soube dizer se White e TAAG já formalizaram a contratação de voos, mas referiu que tudo indica que já tinham acertado as operações, designadamente para Agosto.
A “janela de oportunidade”, disse, foi o cancelamento de alguns voos por parte dos operadores turísticos Club 1840, Iberojet, Mundovip, Soltour e Travelplan, que contratam em conjunto os voos (ver "Operadores turísticos reduzem voos de Verão. Menos 10.500 lugares para Brasil e Caraíbas”).
O PressTUR confirmou com os operadores que contratam os voos da White cancelaram quatro voos — dois para as Caraíbas (Varadero às terças, Punta Cana às quartas) um para Natal (às terças) e um para a Grécia (que passou de dois para um charter).
Os dois primeiros libertam o A330 e os outros dois o A310.
Adicionalmente os operadores trocaram o A330 para o A310 nos voos de Recife, às sextas-feiras.
Estas alterações libertam, assim, o A330 da White para fazer os voos da TAAG pelo menos três dias por semana — terças, quartas e sextas —, podendo ser quatro se voar todos os dias, já que o calendário inicial dos charters deixava um dia vago.
Além disso, o A310 também tem dias possíveis de operação — acrescentou a mesma fonte, que ontem referia que a White poderá operar em Agosto cinco a seis voos por semana para a TAAG.
Esta fonte disse ainda que o calendário que estava a ser preparado para a próxima semana terá sofrido algumas perturbações pela necessidade de manutenção do A330, que é o avião desejado pela TAAG, na medida em que leva mais cerca 115 passageiros que o A310.
Outras fontes referem que a TAAG também manterá a utilização de um avião da euroAtlantic, um Boeing B767, que se encontra a operar para uma companhia espanhola.
Estas fontes referem que no caso da cooperação com a euroAtlantic, que foi seleccionada com a TAAG para entrar no capital da STP Airways, outra solução equacionada passaria pela inclusão do Boeing B777 da companhia angolana no Certificado de Operador Aéreo da portuguesa.
Na posição que divulgou ontem sobre os voos com código TAAG entre Lisboa e Luanda o INAC indicou disponibilidade para os aprovar quando cumpram o Regulamento europeu, o qual admite as operações com código de uma companhia interdita “se utilizarem aeronaves alugadas, com tripulação (regime de wet leasing), a uma transportadora aérea que não seja objecto de proibição de operação, desde que sejam respeitadas as normas de segurança pertinentes” (ver “INAC indica disponibilidade para autorizar voos TAAG operados por companhias portuguesas”).
Foi ao abrigo desta disposição que o INAC autorizou os voos TAAG Lisboa – Luanda de ontem, operado pela Orbest, e hoje, operado pela White.