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Acidente em Bacacheri 1996
Enviado: Dom Jun 24, 2007 23:30
por Marcelo Affonso
Essa é mais pro pessoal aqui de Curitiba.
Estava pesquisando na internet e não achei nada, alguém teria como me ajudar em informações desse acidente??? Sei que ocorreu aqui em Curitiba, aeronave decolou do aeroporto do Bacacheri e caiu a aproximadamente 5km do aeródromo. Em que lugar mais precisamente alguém sabe?? Tratava-se do Baron PT-OYH do abatebouro MATEL é só isso que eu sei!! Talvez fotos que alguém tenha...também serão interessantes.
Abraçosss
Enviado: Dom Jun 24, 2007 23:38
por emferrari
Quando foi o acidente Marcelo?
Enviado: Dom Jun 24, 2007 23:54
por Marcelo Affonso
Foi em 13 de setembro de 1996!!
Enviado: Seg Jun 25, 2007 10:20
por gugacwb
Olá Marcelo,
Infelizmente não sei detalhes desse acidente. Mas se você tiver um tempo livre, dá uma passada na Bibilioteca Pública e pega os jornais do dia seguinte. É bem rápido lá e você vê na hora.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Relatório
Enviado: Seg Jun 25, 2007 12:19
por Constellation
Caro Marcelo,
O acidente com o Baron BE-58 - PT-OYH, de propriedade da MATEL - Matadouro Eldorado SA, ocorreu às 19:30 H do dia 13 de setembro de 1996, em Curitiba/PR.
Foi classificado como Perda de Controle em Vôo.
A aeronave decolou do Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, com destino a Campo Grande. Após a decolagem da Pista 17, na execução do perfil da Subida ERON 2, o controlador do APP-CT observou, através da apresentação do Radar Secundário, que a aeronave estava realizando curva à direita quando o previsto seria uma curva à esquerda para interceptar a radial 005 do VOR CTB. Questionado do seu procedimento, o piloto informou estar na radial 004 e cruzando a proa 150º, sendo esta a sua última transmissão.
A aeronave foi encontrada a 5 Km do aeroporto, tendo colidido verticalmente com o solo. Houve perda total da aeronave e os ocupantes faleceram no local.
A investigação relatou que o piloto sofreu perda de consciência situacional, seguido de desorientação espacial. As análises feitas nos motores e nas hélices não mostraram nenhum indício de anormalidade no funcionamento.
A subida instrumento não foi planejada, o piloto encontrava-se com um nível de fadiga muito elevado, com jornada de trabalho extrapolada muito além dos limites.
Um abraço.
Enviado: Seg Jun 25, 2007 12:47
por Constellation
Srs. Moderadores,
Este tópico deveria ser transferido para o fórum Aero Flight Safety.
Um abraço.
Enviado: Seg Jun 25, 2007 13:15
por Afonso
Constellation escreveu:Srs. Moderadores,
Este tópico deveria ser transferido para o fórum Aero Flight Safety.
Um abraço.
A pedidos, o tópico já está residindo naquela seção.

Enviado: Seg Jun 25, 2007 13:35
por SBLO
Consta no relatório final do CENIPA a seguinte conclusão sobre este acidente:
CONCLUSÃO
Fator Humano
(1). Aspecto Fisiológico - Contribuiu
O piloto apresentava elevado nível de fadiga. Os fatos anteriores ao acidente denotam que o piloto adotava uma postura inadequada em relação aos períodos de repouso regulamentar para a atividade aérea.
(2). Aspecto Psicológico - Contribuiu
O piloto superestimava suas condições físico-psíquicas frente às desgastantes jornadas que se impunha
No caso desse vôo, há indícios de deficiência de raciocínio, distração, dificuldades de concentração e outros sintomas característicos de estresse, levando ao baixo nível de vigília, insuficiente controle, desorientação espacial, entrada em atitude anormal e dificuldade em recuperar o vôo normal.
Fator Operacional
(1) Condições Meteorológicas Adversas - Contribuíram
As condições meteorológicas na fase do vôo (subida IFR) eram de vôo IMC em noite escura e dentro de camada de nuvens. Essa condição contribuiu para a perda de controle. O teto e a visibilidade reduzidos contribuíram para impossibilitar a recuperação.
(2) Deficiente Planejamento - Contribuiu
O piloto não tomou conhecimento das condições meteorológicas do local, da rota e do destino antes de decolar
O piloto não planejou adequadamente a sua jornada de trabalho.
É provável que não tenha planejado adequadamente a fase de subida IFR (subida EROM 2).
(3). Deficiente Julgamento - Contribuiu
O piloto não julgou corretamente as condições em que vinha voando, superestimou suas condições físicas diante do estressante trabalho que realizava.
(4). Deficiente Aplicação de Comandos - Indeterminado
É provável que o piloto tenha se confundido no uso dos comandos ao tentar recuperar a condição de vôo normal.
(5). Deficiente Supervisão - Contribuiu
Muito embora a categoria da aeronave especifique a tripulação mínima de um piloto, o tipo da missão que era executado normalmente pelo piloto, aliada a jornada de trabalho que o mesmo efetuava, apontam para a necessidade de um co-piloto a bordo.
A empresa não atentou para as dificuldades e irregularidades que o piloto se impunha nas longas jornadas de vôo.
Abs
Enviado: Seg Jun 25, 2007 16:31
por Marcelo Affonso
Obrigado pessoal, foi muito interessante as informações repassadas!!!
Eu lembro vagarosamente desse acidente, só lembro que a aeronave caiu entre umas casas, agora não lembro bem em que bairro que isto aconteceu...
Abraços!!
Marcelo
Enviado: Seg Jun 25, 2007 16:56
por Afonso
Se não me engano, caiu em uma casa próxima do Atuba(bairro)
Enviado: Seg Jun 25, 2007 18:51
por classicpilot
Foi no Bairro Alto.
Existe algum site na internet onde podemos acessar tais relatórios finais dos acidentes?
Enviado: Seg Jun 25, 2007 22:07
por SBLO
classicpilot escreveu:Foi no Bairro Alto.
Existe algum site na internet onde podemos acessar tais relatórios finais dos acidentes?
No site do CENIPA.
Enviado: Ter Jun 26, 2007 17:24
por Marcelo Affonso
Legal pessoal, obrigado pelas informações sobre este acidente!!! Estava pesquisando mesmo a título de curiosidade, porque como falei me lembrava vagarosamente deste acidente... Lembro que na época passou bastante aqui na tv local porém pensava em se tratar de um Cessna, descobri a pouco tempo que na verdade era um Baron!!
Abraços!!!
Enviado: Ter Jun 26, 2007 19:37
por tatsch
Teve tbém o do C-95 da FAB mas foi perto do aeroporto internacional correto???
Enviado: Ter Jun 26, 2007 20:35
por Afonso
Foi o FAB 2292 que se acidentou em 26/12/2002.
Eu cheguei a ir no local, fiz algumas fotos, mas por motivo de segurança e respeito aos falecidos, prefiro não divulgar as fotos.
O Bandeco teve pane em um dos motores, e informaram a twr sbct, estavam executando o procedimento mais rápido para o pouso.
Só que quando estavam na preparação de emergência, o outro motor apagou também, então tentaram o pouso próximo ao contorno sul.
Enviado: Qua Jun 27, 2007 11:51
por Constellation
Rosvalmir Afonso escreveu:Foi o FAB 2292 que se acidentou em 26/12/2002.
Eu cheguei a ir no local, fiz algumas fotos, mas por motivo de segurança e respeito aos falecidos, prefiro não divulgar as fotos.
O Bandeco teve pane em um dos motores, e informaram a twr sbct, estavam executando o procedimento mais rápido para o pouso.
Só que quando estavam na preparação de emergência, o outro motor apagou também, então tentaram o pouso próximo ao contorno sul.
Dois motores em pane?? Isso cheira a pane seca...
Um abraço.
Enviado: Qua Jun 27, 2007 17:44
por Marcelo Affonso
Sem dúvida foi pane seca devido um vazamento, eu escutava o app na hora do acidente do Carajá 02. Ele perdeu um motor na perna do vento da 33 e perdeu o segundo motor quando estava na final a cerca de 11 milhas da pista.
Enviado: Qua Jun 27, 2007 22:43
por Marco SBCT
O FAB 2282 "Coringa" do PAMA São Paulo tocou o solo num banhado a uma milha da 33, mais uns segundinhos e pousava na pista.