TRANSAFRIK: fim das operações ?!?!?

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9689
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

TRANSAFRIK: fim das operações ?!?!?

Mensagem por AeroEntusiasta »

Autor: FÁBIO LUÍS FONSECA - 16/06/2007

Segundo informações recebidas diretamente de Luanda nesta semana, a companhia aérea TRANSAFRIK estaria com suas operações paralisadas, e algumas de suas aeronaves permaneceriam fora-de-serviço em Luanda.

Fundada em meados dos anos 80 para o transporte de cargas e passageiros em fretamentos para empresas e organizações, a companhia aérea voou com diversos modelos de aeronaves como os L-188 "Electra", DC-8, os trijatos 727 e os robustos C-130 "Hércules", sendo uma das maiores (se não a maior) operadora civil de aeronaves "Hércules" fora dos Estados Unidos.

A empresa também tornou-se famosa pelas impressionantes operações dos trijatos 727 "tanqueiros" em pistas de terra no interior do país. Estes pousos e decolagens na terra foram alvo de um documentário de um canal de televisão francesa (TV5). Aeronaves tanques foram amplamente utilizadas no transporte de combustíveis para cidades do interior durante a guerra civil que assolou o país até meados de 2002. Após o cessar fogo, a infra-estrutura rodoviária e a segurança foram aos poucos recuperadas, e atualmente os caminhões voltaram a circular pelo interior, barateando os custos dos transportes, o que diminuiu o mercado para os aviões cargueiros.

Grande parte da frota de C-130 "Hércules" da companhia aérea foi operada pela ONU, em missões humanitárias do WFP (Programa para Alimentação Mundial) e pela Cruz Vermelha Internacional em diversas partes do mundo. Não era difícil de ver os quadrimotores da TRANSAFRIK pintados de branco, com os títulos da ONU operando no Iraqui, Somália, Sudão, Afeganistão e muitos outros locais onde a mão-amiga das Nações Unidas se fizeram necessária.

Caso essa paralisação da TRANSAFRIK seja definitiva, será lamentável para a aviação africana e mundial, pois muito antes de um meio de transporte, esta companhia aérea serviu como meio de sobrevivência a milhares de necessitados em Angola e no mundo.


Site oficial da empresa: http://www.transafrik.com


Imagem

Imagem
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

É, realmente essa é a situação da TransAfrik. Neste momento têm dois aviões operando, um C-130 ao serviço das Nações Unidas e um 727 ao serviço da TAAG.
Responder