TAAG “reina” nas internacionais de longo curso
Continental baixa e TACV e BRA abaixo da média
LUSA
A companhia aérea angolana TAAG terminou o primeiro quadrimestre com um crescimento em 35,3% do número de passageiros transportados de e para o Aeroporto de Lisboa, que contrasta, no grupo das estrangeiras de longo curso, com a queda da Continental e as progressões moderadas de TACV e BRA.
A TAAG transportou de e para Lisboa 37.222 passageiros, mais quase dez mil que nos primeiros quatro meses de 2006, e está inclusivamente a crescer ligeiramente acima do tráfego total de e para Luanda, que regista um aumento em 34,3%, para 73.416 passageiros.
A TAAG tem assim na rota de Luanda, na qual também opera a TAP, uma quota de 50,7% nos quatro meses, chegando aos 52,6% no mês de Abril.
A brasileira BRA é a que tem a segunda maior progressão do número de passageiros no quadrimestre entre as operadoras de longo curso, com um aumento de 5,9%, para 27.783 passageiros.
Este crescimento contrasta com a queda em 7,5% do tráfego de Lisboa para destinos da América do Sul (de que a esmagadora maioria é para o Brasil), a qual está relacionada com a saída da Varig (que deixou de operar para Lisboa em Maio de 2006 e que tinha de horário um voo diário para São Paulo e Rio de Janeiro), bem como desvio de algum tráfego para o Porto, onde em Julho a TAP começou a ter voos para São Paulo e Rio de Janeiro.
Por outro lado, a BRA, que no primeiro trimestre apenas operava voos charter para operadores turísticos portugueses para destinos do nordeste brasileiro, em 1 de Julho de 2006 introduziu voos regulares que conjugam Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil, e Lisboa e Madrid, na Península Ibérica, tendo inclusivamente direitos de tráfego entre estas duas capitais, e além disso a partir do final de Setembro os seus voos do nordeste passaram a regulares (embora a maioria dos lugares seja comercializada pela terraBrasil em pacotes turísticos), fazendo as rotas Lisboa – Porto Seguro – Salvador e Lisboa – Natal – Fortaleza.
Desta forma, a BRA tem no quadrimestre um aumento em 71,6% do número de movimentos (aterragens e descolagens) no Aeroporto de Lisboa.
O seu movimento de passageiros significou no quadrimestre 6,8% do total de passageiros que viajaram entre Lisboa e destinos da América do Sul, tendo atingido os 7,1% em Abril, apesar de uma queda do número de passageiros em 31,8%, que se relaciona com o facto de a Páscoa ter sido mais cedo este ano, bem como porque no ano passado efectuou vários voos para viagens de finalistas.
Também com um crescimento muito moderado no quadrimestre está a companhia cabo-verdiana TACV, que regista um aumento do número de passageiros no quadrimestre em 1,9%, para 33.926.
Os TACV operam entre Lisboa e, em Cabo Verde, a capital, Cidade da Praia (um dos quais tem conexão para Fortaleza que é comercializada por alguns operadores turísticos portugueses em programas para este destino do nordeste brasileiro) e ainda a Ilha do Sal, que é o único aeroporto cabo-verdiano que consta da lista das 30 principais cidade em voos regulares e tem no quadrimestre uma queda do número de passageiros em 3,3%, para 47.106.
O Sal conta ainda com um voo charter semanal de Lisboa lançado pelo operador Soltrópico e em que há algum tempo a Entremares passou a ter também lugares, o qual no quadrimestre tem um aumento do número de passageiros em 5,1%, para 5.851.
A norte-americana Continental, que opera entre Lisboa e Newark (Nova Iorque) regista nestes quatro meses uma queda do número de passageiros em 8,7%, para 27.993, a qual é assim, mais forte do que a do tráfego total na rota, que se situa e, 3,5%, para 68.847 passageiros.
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- Marcelo Areias
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