Página 1 de 1

Avião cai e mata 7 no Sudão

Enviado: Qui Fev 03, 2005 09:18
por Anonymous
Fonte: home.uol.com.br


CARTUM (Reuters) - Um avião de carga sudanês caiu perto da capital Cartum nesta quinta-feira, matando um sudanês e seis estrangeiros a bordo, informou o ministro da Aviação Civil, Ali Tamim Fartak.

Segundo a rádio local, seis russos morreram.

"Era um avião de carga vindo com suprimentos. Antes que pudesse pousar em Cartum, ele caiu...Sete tripulantes morreram -- seis estrangeiros e um sudanês", disse Fartak à Reuters.

O avião, que vinha dos Emirados Árabes Unidos e provavelmente transportava suprimentos de ajuda, deveria pousar em Cartum antes de prosseguir para Nyala, em Darfur, informou ele. A aeronave pertenceria a uma empresa privada chamada Air West, acrescentou.

A rádio sudanesa disse que se tratava de um avião da ONU a caminho de Port Sudan, na costa do mar Vermelho.

O avião caiu a cerca de 50 km da capital, no deserto. Equipes de resgate e de investigação estão no local. :( :( :(

Enviado: Qui Fev 03, 2005 15:29
por Anonymous
Queda de Ilyushin-76 de carga no Sudão matou os sete ocupantes
Quinta-feira, 3 de Fevereiro de 2005

Um Ilyushin-76 cargueiro, da companhia sudanesa Tayaran al-Gharb, também conhecida por Air West, caiu esta manhã perto da cidade de Cartum, capital do Sudão. No acidente morreram os sete ocupantes do aparelho, seis russos e um sudanês, confirmaram círculos oficiais.
O avião era proveniente de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda sobre o deserto o piloto informou a torre de Cartum acerca de uma eventual situação de emergência. Poucos minutos depois o aparelho desapareceu das telas de radar, disse o director do Departamento de Aviação Civil do Sudão, Abu Bakr Jaafar. Este responsável destacou ainda que o piloto do avião desviou "corajosamente" o aparelho de uma zona urbana quando se apercebeu que estava a perder altitude, afirmou o director da aviação civil.

"Foi uma decisão corajosa", adiantou Abu Bakr Jaafar. “Ele desviou o avião para longe da zona habitada", referiu, adiantando que o aparelho caiu a cerca de 800 metros de residências.

Em Maio do ano passado, 14 pessoas, das quais 12 crianças, morreram na queda de um avião no sudoeste do Sudão. Em Julho de 2003, um avião da Sudan Airways caiu perto de Port Sudan [noroeste do Sudão], matando os 115 ocupantes.

Fonte: AeroPress Portugal - http://www.addsolutions.pt/aeropress/ap ... ticia=4635