Argentina nega risco de choque entre aviões.

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
buhler
PP
PP
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 20:15

Argentina nega risco de choque entre aviões.

Mensagem por buhler »

Argentina nega risco de choque entre aviões

A Força Aérea argentina desmentiu na segunda-feira que dois aviões tenham quase se chocado, como havia anunciado anteriormente a associação de pilotos, gerando ainda mais confusão sobre a situação do questionado sistema de tráfego aéreo do país.

» Pilotos denunciam falta de radar aéreo

A denúncia e o desmentido chegam num momento em que o sistema local de vigilância aérea está sob extrema tensão pela avaria do radar primário em março, que ainda não foi reparado completamente, e horas depois de o Ministério da Defesa dizer que tudo está a caminho de se normalizar.

"Eu o desminto absolutamente", disse à Reuters José Antonio Alvarez, comandante das Regiões Aéreas. "Das averiguações realizadas e dos contatos mantidos com os departamentos de operações da United Airlines e da Andes Líneas Aéreas, descartamos por completo a ocorrência de um incidente de trânsito aéreo de proximidade", acrescentou. As Regiões Aéreas são a máxima autoridade do tráfego aéreo em todo o país.

Pablo Biró, secretário da Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (Apla), havia denunciado antes um incidente entre aeronaves dessas duas empresas e assegurou que o Tcas ¿ equipamento que ordena aos pilotos realizar manobras evasivas para evitar impactos ¿ havia impedido a catástrofe.

Outro desmentido
A denúncia da Apla também foi desacreditada pela Andes Líneas Aéreas. Horacio Preneste, gerente comercial da firma, disse à agência que "não houve tal incidente, não houve nenhuma situação de risco no país". "Não estamos a par de nenhum acidente, e a Força Aérea tampouco."

Ele explicou que na segunda-feira um vôo da Andes que havia partido da província andina de Salta foi informado pelo radar que por "ordenamento de trânsito deveria descer, já que na rota a 40 milhas (mais de 75 km) adiante do nosso avião se encontrava o vôo da United, no mesmo sentido." "Procedeu como lhe haviam pedido e não aconteceu nada, uma manobra de rotina", concluiu.

As idas e vindas também geraram uma reação na Justiça. O promotor Patrício Evers realizou na segunda-feira um pedido ao juiz federal Norberto Oyarbide para que peça à Autoridade Aeronáutica que "em forma urgente informe ao tribunal da veracidade da notícia aparecida nos meios".

Na semana passada, uma associação internacional que reúne mais de 100 mil pilotos comerciais emitiu um boletim pedindo "atenção extrema" diante das "severas interrupções" no sistema de controle da Argentina.


Retirado do Terra

Fonte: Reuters


Será que os hermanos vão sofrer o mesmo perrengue que estamos sofrendo? Espero que não.
Responder