EUA apontam falha no transponder na colisão do Legacy
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EUA apontam falha no transponder na colisão do Legacy
03/05/2007
14h54-Uma investigação promovida por autoridades dos Estados Unidos considerou que a colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy da ExcelAire, que deixou 154 mortos, foi causada em parte pelo fato de sistemas de segurança da cabine do jatinho não terem alertado a tripulação que o equipamento anticolisão estava com problemas. A Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês) não divulgou uma conclusão formal sobre o acidente de 29 de setembro, mas recomendou que a Administração Federal de Aviação americana passe a exigir que tais sistemas "ofereçam um aviso sonoro e visual" para advertir o piloto que eles não estão funcionando propriamente.
A agência também recomendou que os pilotos americanos de jatos civis sejam informados sobre as circunstâncias do acidente e a atual "falta de avisos claros" se o sistema deixar de funcionar. A agência americana está envolvida na investigação porque o Boeing é de fabricação dos EUA e o Legacy, construído pela Embraer, estava sendo levado para entrega nos Estados Unidos.
A agência não emitirá uma conclusão formal já que, por tratados internacionais, a tarefa cabe aos investigadores brasileiros. O sistema de segurança em foco envolve um aparelho chamado transponder, um sistema automático de rádio que emite um sinal dando a identidade e altitude do avião. Isso é feito em resposta a questionamentos em terra ou de outro avião. Mas o transponder do Legacy estava funcionando apenas intermitentemente, inibindo sua capacidade de emitir e receber sinais, segundo a agência americana.
Pilotos
O advogado dos pilotos do Legacy, os americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, emitiu um comunicado afirmando que o sistema pode não ter dado nenhuma indicação que estava com problemas. No comunicado, emitido em conjunto com a ExcelAire, também diz que os controladores de tráfego aéreo brasileiros deveriam ter percebido a falha do equipamento e que foram eles que ordenaram que os dois aviões entrassem na rota que levou à colisão.
Da Agência Estado
14h54-Uma investigação promovida por autoridades dos Estados Unidos considerou que a colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy da ExcelAire, que deixou 154 mortos, foi causada em parte pelo fato de sistemas de segurança da cabine do jatinho não terem alertado a tripulação que o equipamento anticolisão estava com problemas. A Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês) não divulgou uma conclusão formal sobre o acidente de 29 de setembro, mas recomendou que a Administração Federal de Aviação americana passe a exigir que tais sistemas "ofereçam um aviso sonoro e visual" para advertir o piloto que eles não estão funcionando propriamente.
A agência também recomendou que os pilotos americanos de jatos civis sejam informados sobre as circunstâncias do acidente e a atual "falta de avisos claros" se o sistema deixar de funcionar. A agência americana está envolvida na investigação porque o Boeing é de fabricação dos EUA e o Legacy, construído pela Embraer, estava sendo levado para entrega nos Estados Unidos.
A agência não emitirá uma conclusão formal já que, por tratados internacionais, a tarefa cabe aos investigadores brasileiros. O sistema de segurança em foco envolve um aparelho chamado transponder, um sistema automático de rádio que emite um sinal dando a identidade e altitude do avião. Isso é feito em resposta a questionamentos em terra ou de outro avião. Mas o transponder do Legacy estava funcionando apenas intermitentemente, inibindo sua capacidade de emitir e receber sinais, segundo a agência americana.
Pilotos
O advogado dos pilotos do Legacy, os americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, emitiu um comunicado afirmando que o sistema pode não ter dado nenhuma indicação que estava com problemas. No comunicado, emitido em conjunto com a ExcelAire, também diz que os controladores de tráfego aéreo brasileiros deveriam ter percebido a falha do equipamento e que foram eles que ordenaram que os dois aviões entrassem na rota que levou à colisão.
Da Agência Estado
Um abraço!!!
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O ESTADO DE S.PAULO
EUA apontam falha no Legacy
Investigação de agência americana afirma que painel na cabine não alertou pilotos sobre transponder inoperante
Uma investigação realizada por autoridades do setor de aviação dos Estados Unidos considerou que a colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy da ExcelAire, que deixou 154 mortos em setembro passado, foi causada, em parte, pelo fato de o transponder (aparelho que dá a localização exata do avião e está acoplado ao sistema anticolisão) não ter um sistema de alerta para situações em que permanece inoperante.
De acordo com reportagem publicada ontem pelo jornal The New York Times, a Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA não divulgou uma conclusão formal sobre o desastre de 29 de setembro, mas recomendou que a Administração Federal de Aviação americana passe a exigir que tais sistemas “ofereçam um aviso sonoro e visual” para avisar o piloto sobre o mau funcionamento do aparelho.
A agência também recomendou que os pilotos americanos de jatos civis sejam informados sobre as circunstâncias do acidente e a atual “falta de avisos claros” se o sistema deixar de funcionar. A agência americana está envolvida na investigação porque a fábrica do Boeing fica nos EUA e o Legacy, construído pela Embraer, estava sendo levado para aquele país.
INVESTIGAÇÃO
A agência não emitirá uma conclusão formal já que, por tratados internacionais, a tarefa cabe aos investigadores militares brasileiros, que ainda apuram as causas do desastre. O transponder emite um sinal que dá a identidade e altitude do avião, em resposta a questionamentos em terra ou de outro avião. Mas o transponder do Legacy estava funcionando só intermitentemente, o que inibiu sua capacidade de emitir e receber sinais, segundo a agência.
Joel Weiss, advogado dos pilotos do Legacy, os americanos Joe Lepore e Jan Paladino, emitiu um comunicado afirmando que o sistema pode não ter dado indicação de que estava com problemas. O comunicado, emitido em conjunto com a ExcelAire, também diz que os controladores de tráfego aéreo brasileiros deveriam ter percebido a falha do equipamento e que foram eles que ordenaram que os dois aviões entrassem na rota que levou à colisão.
EMBRAER
A Embraer informou ontem, por meio da sua Assessoria de Imprensa, que não vai comentar a suposta falha no sistema de segurança da cabine do jato.
A empresa reiterou que o processo de investigação ainda está em andamento e que apenas as autoridades competentes teriam informações suficientes para falar sobre o assunto. Em meados de abril, em um almoço de despedida de Maurício Botelho da presidência da companhia, no entanto, o executivo afirmou que o transponder estava funcionando normalmente, antes e depois do acidente. Foi a primeira vez que Botelho se manifestou sobre o acidente aéreo mais grave da aviação nacional.
COLABOROU BETH MOREIRA
EUA apontam falha no Legacy
Investigação de agência americana afirma que painel na cabine não alertou pilotos sobre transponder inoperante
Uma investigação realizada por autoridades do setor de aviação dos Estados Unidos considerou que a colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy da ExcelAire, que deixou 154 mortos em setembro passado, foi causada, em parte, pelo fato de o transponder (aparelho que dá a localização exata do avião e está acoplado ao sistema anticolisão) não ter um sistema de alerta para situações em que permanece inoperante.
De acordo com reportagem publicada ontem pelo jornal The New York Times, a Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA não divulgou uma conclusão formal sobre o desastre de 29 de setembro, mas recomendou que a Administração Federal de Aviação americana passe a exigir que tais sistemas “ofereçam um aviso sonoro e visual” para avisar o piloto sobre o mau funcionamento do aparelho.
A agência também recomendou que os pilotos americanos de jatos civis sejam informados sobre as circunstâncias do acidente e a atual “falta de avisos claros” se o sistema deixar de funcionar. A agência americana está envolvida na investigação porque a fábrica do Boeing fica nos EUA e o Legacy, construído pela Embraer, estava sendo levado para aquele país.
INVESTIGAÇÃO
A agência não emitirá uma conclusão formal já que, por tratados internacionais, a tarefa cabe aos investigadores militares brasileiros, que ainda apuram as causas do desastre. O transponder emite um sinal que dá a identidade e altitude do avião, em resposta a questionamentos em terra ou de outro avião. Mas o transponder do Legacy estava funcionando só intermitentemente, o que inibiu sua capacidade de emitir e receber sinais, segundo a agência.
Joel Weiss, advogado dos pilotos do Legacy, os americanos Joe Lepore e Jan Paladino, emitiu um comunicado afirmando que o sistema pode não ter dado indicação de que estava com problemas. O comunicado, emitido em conjunto com a ExcelAire, também diz que os controladores de tráfego aéreo brasileiros deveriam ter percebido a falha do equipamento e que foram eles que ordenaram que os dois aviões entrassem na rota que levou à colisão.
EMBRAER
A Embraer informou ontem, por meio da sua Assessoria de Imprensa, que não vai comentar a suposta falha no sistema de segurança da cabine do jato.
A empresa reiterou que o processo de investigação ainda está em andamento e que apenas as autoridades competentes teriam informações suficientes para falar sobre o assunto. Em meados de abril, em um almoço de despedida de Maurício Botelho da presidência da companhia, no entanto, o executivo afirmou que o transponder estava funcionando normalmente, antes e depois do acidente. Foi a primeira vez que Botelho se manifestou sobre o acidente aéreo mais grave da aviação nacional.
COLABOROU BETH MOREIRA
- arthuramaral_CGR
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O ESTADO DE S.PAULO
PF desconsidera relatório para investigação
Juliano Machado
O delegado Renato Sayão, que preside o inquérito da Polícia federal sobre o acidente, recusou-se a comentar o relatório da agência americana. “Isso está alheio à investigação. Se alguém me apresentar algo concreto desse documento, aí posso analisar.” Segundo Sayão, 95% do inquérito está concluído. “Até o final do mês nosso trabalho estará fechado.” Ele ressaltou que dificilmente mudará a linha de investigação de que os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paul Paladino, foram negligentes na condução do jato. O advogado dos dois, Theo Dias, afirmou que o parecer da agência “reforça a tese de que a responsabilidade de agir no caso de falha do transponder ou do sistema anticolisão é do controlador de vôo”.
Para o diretor de Segurança de Vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, o relatório mostra que os pilotos do Legacy foram “muito mais vítimas do que causadores das falhas nos equipamentos.”
PF desconsidera relatório para investigação
Juliano Machado
O delegado Renato Sayão, que preside o inquérito da Polícia federal sobre o acidente, recusou-se a comentar o relatório da agência americana. “Isso está alheio à investigação. Se alguém me apresentar algo concreto desse documento, aí posso analisar.” Segundo Sayão, 95% do inquérito está concluído. “Até o final do mês nosso trabalho estará fechado.” Ele ressaltou que dificilmente mudará a linha de investigação de que os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paul Paladino, foram negligentes na condução do jato. O advogado dos dois, Theo Dias, afirmou que o parecer da agência “reforça a tese de que a responsabilidade de agir no caso de falha do transponder ou do sistema anticolisão é do controlador de vôo”.
Para o diretor de Segurança de Vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, o relatório mostra que os pilotos do Legacy foram “muito mais vítimas do que causadores das falhas nos equipamentos.”
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EMBRAER: nota oficial sobre o transponder do Legacy
Meus prezados:
A EMBRAER, em nota oficial, refuta as acusações sobre a qualidade do transponder instalado no Legacy que colidiu com o GLO 1907. http://www.defesanet.com.br/zz/emb_legacy.htmo
Um abraço e até mais...
A EMBRAER, em nota oficial, refuta as acusações sobre a qualidade do transponder instalado no Legacy que colidiu com o GLO 1907. http://www.defesanet.com.br/zz/emb_legacy.htmo
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
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