Observações quanto a Guarulhos e Galeão esta manhã

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

Observações quanto a Guarulhos e Galeão esta manhã

Mensagem por Marcelo Areias »

Amigos,

Após meses sem viajar para a cidade maravilhosa, fiz esta manhã o vôo RG8741 (GRU-GIG) abordo da sempre presente Varig e seu incansável PP-VNT (737-300). É bem verdade que escolhi este vôo devido as aeronaves planejadas (763 e MD11, respectivamente quarta-feira e quinta-feira). Qual não foi minha surpresa ao saber que agora que opera é o bom e velho 733? Acessem o site da Varig e vejam que esta informação não consta lá.

Chegando em GRU o check-in foi rápido e eficiente (por rápido leia-se 1 minuto entre entrar na fila e realizar o mesmo). Uma vez que o RG8741 é um vôo internacional lá fui eu para o setor internacional. Apenas 2 agentes federais faziam a verificação de passaportes para vôos da Varig (Rio de Janeiro e Buenos Aires), BRA (Rio de Janeiro atrasado 12 horas), Lufthansa (Buenos Aires), TACA (Lima), Gol (Assunção), LAN (Santiago) e Swiss (Buenos Aires). Não preciso nem mencionar os infindáveis 25 minutos que fiquei na fila.

Passado o tormento, observei no pátio: 773 da Air France, 2 A330 da TAM, 1 762 da Delta, 1 747-400 da Lufthansa, 1 A340 da Swiss, LAN e Gol como sempre. O que surpreendeu mesmo foi um DC-8 com bandeira america muito lindo que estava parado na remota, parecia ter saido da fábrica.

No portão de embarque haviam 6 (isso mesmo, 6) funcionários Varig para embarcar 2 vôos da empresa. Entrei no PP-VNT e observei que a aeronave está impecável. Além da habitual revista Ícaro havia como leitura de bordo ISTO É. Portas fechadas as 6:41 horas (o horário previsto de decolagem é 6:45 horas) fizemos push-back e decolamos. Como serviço de bordo suco de laranja e água (um passageiro pediu coca-cola e quase apanhou) .

Aeronaves Varig vistas em GRU: PP-VPC operando para Buenos Aires e PP-VTE operando para Caracas (caracas meu, após chegar de Frankfurt ele vai para Caracas)

Aeronaves Varig vista em GIG: PP-VPB operando para Porto Alegre

Aeronave não identificada em GIG: 767-200 prefixo N2767

Ao pousarmos em GIG observei o bom e velho 732 branco da Vasp, o 733 (qual prefixo?) também da Vasp e o 722 da FLY. Saimos da pista e observei nos pátios militares o 732 da presidência 2115, o 707 2401, 1 ER4 (denominação correta?) cinza e alguns C130 e outros aviões militares sem contar claro o N2767 mencionado (vi no Airliners que este avião é o CEO do Google).

Agora o que me deixou confuso, e ai peço ajuda aos amigos, foram vários aviões pequenos da FAB sobre o chão sem o trem de pouso, será alguma remessa para o exterior? Quem tem mais detalhes?

Desembarcamos, motores cortados e fim. Fim? Que nada! Por ser vôo internacional tive que passar pela checagem de passaportes mas onde estava a PF? Tive que aguardar alguma boa alma aparecer para ser liberado (quem conhece sabe que existe a fila de brasileiros e estrangeiros então imagine os diversos estrangeiros sem entender nada, sem entender que nossa PF "tira uma soneca" de vez em quando). Alma boa me libera e desço as escadas para então, epa, cada o funcionário da Alfandega? Mais tempo esperando alguém chegar para atestar que eu era brasileiro e que vinha de SP.

Minha espera pela PF em São Paulo e no Rio de Janeiro durou mais que o tempo de check-in e vôo somados. Minha nota para a Varig? 10! Para GRU e GIG? Bem, prefiro não comentar!

Um grande abraço!
MASTER

Mensagem por Starliner »

PrezadoMarcelo,
Alguns comentários:

1- O 767 visto é o 767-238ER C/N 23896/183 N2767.
Segundo consta pertence a BHC Blue City Holdings,mas estava transportandopessoalda Google. Saiu do GIG estamanhãpara GRU e voltou ao entardecer.

2-737 do TPS-5 era o PP-SOU partiu para GRU em torno das 13.00 de hoje em sua viagem de volta aos USA? Ia para GRU para ser internacionalizado ( não podia ser no GIG?).

3-Os "aviões pequenos" no chão no Cemitério da BAGL são vários Xavantes "out of service". Alguns dizem que serão doados para colocação em pedestais em praças públicas(isto não me cheira bem,avião em Praça Pública no Brasil não dá certo)

Starliner
Starliner - GIG
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Areias »

Starliner,

O PP-SOU certamente foi se despedir de terras paulistas (hahaha). Brincadeiras a parte acredito que pela Vasp ser paulista deva haver alguma ligação.

Por que, por exemplo, os F100 da TAM fazem São Carlos - Guarulhos - Recife / Natal - Europa? Não poderiam fazer São Carlos - Nordeste? Coisas que não conhecemos.

Um forte abraço,
Marcelo Areias
CMTE.

Mensagem por Herson »

Marcelo Areias escreveu:Starliner,
Por que, por exemplo, os F100 da TAM fazem São Carlos - Guarulhos - Recife / Natal - Europa? Não poderiam fazer São Carlos - Nordeste? Coisas que não conhecemos.
O F100 vai para GRU, snme, para fins de internacionalização. Como QSC não é um aeroporto intl, ele vai pro mais próximo: GRU.

A rota que os F100 fazem é QSC-GRU-REC-SID-FAO-XXX (XXX depende do destino da aeronave, algumas vao para Holanda, outros para o Iran como alguns passaram aqui já com prefixo iraniano para a Iran Air).
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

E o PP-SOT? tbm está sendo preparado para ir embora?
Herson
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Herson »

arthuramaral_CGR escreveu:E o PP-SOT? tbm está sendo preparado para ir embora?
O SOT não é aquele que teve um pedaço a asa rachado na raíz da asa no encontro com a fuselagem? Se não fizeram, até hoje, um check nele, não sai tão cedo... Falta ainda o SFJ tbm, não?
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Bruno Geovane »

Herson escreveu:
arthuramaral_CGR escreveu:E o PP-SOT? tbm está sendo preparado para ir embora?
O SOT não é aquele que teve um pedaço a asa rachado na raíz da asa no encontro com a fuselagem? Se não fizeram, até hoje, um check nele, não sai tão cedo... Falta ainda o SFJ tbm, não?
Este aí foi o SOU. O SOT está parado em CGH.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
Responder