Página 1 de 1

Embraer vai contratar 240 estagiários

Enviado: Ter Fev 01, 2005 13:05
por Anonymous
Embraer vai contratar 240 estagiários

São José dos Campos (SP), 1 de Fevereiro de 2005 - Disputada por estudantes do nível técnico e superior, empresa ampliou número de vagas este ano. A Embraer está ampliando o quadro de estagiários de nível técnico e superior em 2005. O processo de seleção, que prevê a contratação inicial de 85 estagiários, se estenderá até abril. A empresa, segundo o diretor de Recursos Humanos, Júlio Franco, mantém uma média de 200 estagiários por ano nos diversos setores da fábrica, mas em 2005 a previsão é a de contratar 240. Em 2004 foram efetivados 102 estagiários, de um total de 163 contratados. Hoje a Embraer tem 150 estagiários, sendo 112 de nível superior nas áreas de engenharia e humanas (administração, economia, direito, ciências contábeis, publicidade e propaganda) e 38 de nível técnico (mecânica, eletrônica e informática).

A empresa é uma das mais disputadas do Vale do Paraíba, devido ao alto índice de aproveitamento desse tipo de mão-de-obra. Contratado este ano, o estudante de engenharia Rafael da Silva Lemes Pereira disputou a vaga de estagiário como técnico em eletrônica com outros 64 colegas. "Terminei o curso técnico no ano passado, mas precisava fazer 400 horas de estágio para receber o diploma." Contratado para a área de calibração de instrumentos no setor de ensaios em vôo, ele diz que trabalhar numa empresa de tecnologia de ponta é a oportunidade que todo estudante vislumbra para sua carreira. "Vou me esforçar ao máximo para ser efetivado."

A política de contratação de estagiários, segundo Franco, privilegia estudantes que estão cursando o último ou penúltimo ano na escola. O currículo deve ser enviado pela internet (http://www.embraer.com.br).

Para os estudantes de nível superior, o domínio do inglês é fundamental, mas o conhecimento do idioma no nível técnico também é considerado mais que desejável. Entre os atrativos de um estágio na Embraer, além da sua própria condição de ser uma das maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo e a única do Brasil, estão os benefícios: assistência médica, alimentação, transporte, seguro de vida e acidentes pessoais e uma remuneração que permite ao estudante pagar seus estudos com folga e outras despesas pessoais. A Embraer não revela o valor dos salários.

O número de estagiários para a área de engenharia representa cerca de 50% do total de profissionais a serem recrutados pela Embraer nesta primeira etapa, que se encerra entre os meses de abril e maio.

Outra alternativa adotada para a formação específica dos engenheiros é o curso de mestrado profissionalizante em Engenharia Aeronáutica. Neste caso, os alunos, cerca de 80 por turma, são contratados depois de concluírem o curso, de 18 meses. A Embraer conta com um quadro de mais de 2 mil engenheiros ligados às áreas de engenharia de desenvolvimento de produto e engenharia aeronáutica. Outros 72 trabalham em unidades no exterior.

A engenheira de Infra-Estrutura Aeronáutica, Mariana Sá Barreto dos Santos, de 23 anos, entrou na Embraer através do programa de estágios da empresa. A estudante foi selecionada no começo de 2003, quando ainda cursava o último ano de engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). "Como estagiária, desenvolvi um trabalho muito interessante na área de desenvolvimento de softwares operacionais. Hoje trabalho na mesma área (Engenharia de Operações), mas na parte de atendimento ao cliente, envolvendo a performance da aeronave, procedimentos dos pilotos, entre outras atividades." O contato diário com as principais companhias aéreas do mundo, clientes da Embraer, é uma de suas responsabilidades.

Além do programa de estágios e do mestrado profissionalizante em engenharia, a Embraer é vista como uma importante geradora de empregos na região para jovens de baixa renda. A empresa é líder na contratação de adolescentes-aprendizes da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) que desenvolve programas de capacitação de menores carentes de São José dos Campos. "Nos últimos dois anos e meio, a Embraer absorveu cerca de 280 adolescentes da Fundhas no programa Aprendiz. Atualmente temos 140 jovens nessa condição", conta a gerente de Ação Social da Embraer, Marisa Barsottini Scalabrin. (Virgínia Silveira)

Fonte: Gazeta Mercantil - 01/02/2005 - Pág. A17