Página 1 de 1

Avião cai 3.700 m e faz pouso de emergência

Enviado: Ter Mar 27, 2007 13:38
por arthuramaral_CGR
Folha de São Paulo
Avião cai 3.700 m e faz pouso de emergência
Piloto perdeu controle de aeronave da Pantanal que ia de Bauru a Congonhas; incidente foi há 10 dias
LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Há dez dias, os 48 ocupantes do vôo 4769 da Pantanal Linhas Aéreas passaram por momentos de terror. O avião em que estavam, um turboélice ATR-42, despencou quase 12 mil pés (3,7 km) e o piloto só conseguiu controlar a aeronave a 5.200 pés (1,6 km) do solo.
O avião aguardava permissão para pousar em Congonhas, vindo de Bauru (SP), e as condições meteorológicas eram boas naquela altitude, 17 mil pés (5,2 km). Mas ao realizar uma curva, o aparelho "guinou" para a esquerda e começou a cair. O piloto perdeu o controle e teria sido auxiliado pelo rádio para reverter a queda de bico.
A tripulação conseguiu pousar no aeroporto em Campinas e foi necessário acionar o trem de pouso de forma emergencial porque esse equipamento também falhou. Não está claro se houve pane em algum equipamento de navegação.
O incidente foi classificado como "grave" pela Aeronáutica e uma investigação completa será realizada, nos mesmos moldes da efetuada na colisão do vôo 1907 da Gol com o jato Legacy em 29 de setembro de 2006, que deixou 154 mortos.
Os relatórios preliminares, com o relato da queda e sem especificar a pane, já foram concluídos. O documento final será divulgado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A tripulação foi ouvida e os dados de voz e cabine já foram recuperados. O avião voava com 16.613 kg -seu peso máximo de decolagem é 16.700 kg.
A Pantanal foi procurada cinco vezes ontem para confirmar o incidente. No início da noite, a assessoria de imprensa informou apenas que as informações contidas no relatórios não são verdadeiras e que esse vôo não sofreu queda nem pane.
Segundo a empresa, havia apenas "forte turbulência" por causa de um "temporal" e o avião voava normalmente.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o certificado de aeronavegabilidade do avião de matrícula PT-MFV está suspenso por "situação técnica irregular".
À passageira que se queixou, a empresa afirmou que o piloto fez "diversas e consecutivas manobras" para se afastar de "área de turbulência compacta e duradoura" para "garantir o conforto dos passageiros".

"De repente, o avião virou na vertical"
"De repente, o avião virou literalmente na vertical. As pessoas começaram a berrar e eu rapidamente percebi que a coisa era grave e que íamos morrer", disse a passageira Goya Cruz, que estava no assento 1A do vôo 4769 no dia 16 de março.
De acordo com ela, os passageiros viveram momentos de "terror" e "certeza da morte". Goya contou que o avião estava lotado e ela se sentou com uma amiga em duas poltronas viradas "de costas" para o piloto.
"Estava de frente para todos os passageiros, vendo o pavor deles, e tentava consolar porque sabia que era só uma turbulência. Para minha infelicidade e equívoco, não era nada disso."
"Lembranças da vida me tomaram a mente, os motivos e o que eu ia sentir na queda do avião", disse, sobre o tempo em que o avião despencava. "Comecei a rezar o pai-nosso em voz alta e os homens gritavam de pavor."
Segundo Goya, antes da queda o avião girou e parecia estar fora de controle. No total, entre quedas e giros, ela acha que o avião perdeu o controle por cerca de dez minutos. "O piloto foi um bravo", disse.

Enviado: Ter Mar 27, 2007 23:20
por Afonso
10 minutos ?
Meu amigo que voava no fl 180 perdeu a vida em 3 minutos.
Voando um atr 42 tb.
Assento de costas?(estava no assento das comissarias?)

Sensação mais que horrivel, aos que não fazem acrobacia.
Mas acho que a emoção falou mais alto que a razão.

Enviado: Ter Mar 27, 2007 23:52
por Phenom
Também não podemos querer imparcialidade total de quem está numa situação dessas. Muita gente já fica nervosa com tudo na mais perfeita ordem, se acontece um problema então é que a coisa vira terror mesmo. Sem contar que esses ATR da Pantanal estão estrelando demais os jornais.

Abraço

Enviado: Qua Mar 28, 2007 11:14
por joaodemelo
Essa foi boa:

:O.o: ..."O piloto perdeu o controle e teria sido auxiliado pelo rádio para reverter a queda de bico."
:lol:

Acidente de Holambra

Enviado: Qua Mar 28, 2007 12:36
por Constellation
Caros amigos,

Fora as pérolas da imprensa, tal incidente me fez lembrar uma acidente com um ATR-42 da Total, que fazia um vôo de Correios de São Paulo para Londrina. Esse avião despencou na vertical e espatifou-se em Holambra-SP, devido a uma pane no estabilizador.

Um abraço.