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O "Fokker 100" e o "MK28"

Enviado: Dom Mar 25, 2007 23:11
por lumontjr
Sem entrar no mérito das qualidades ou defeitos do avião Fokker 100, questiono a legalidade da alteração da denominação do aparelho, visando melhor comercialização junto à passageiros desavisados. Refiro-me à "mudança", efetuada pela empresa Oceanair, na qual a aeronave mencionada passou a se chamar "MK28" (não imagino de onde tiraram isso). Fazendo uma analogia com o mercado automotivo, seria o mesmo que, após acidentes/incidentes em sequência do veículo X - com grande exposição negativa na mídia - uma grande montadora de veículos simplesmente continuasse a comercializar o veículo X, mas agora com a denominação Y. Não há nada, no Código de Defesa do Consumidor, que coíba essa prática?

Enviado: Dom Mar 25, 2007 23:31
por PR-WJI
lumontjr,
Na verdade a OceanAir não passou a chamar o F-100 de MK-28 por acaso. O nome da aeronave, corretamente escrito é F28-MK100. Acontece que Fokker 100 é a forma de escrever que mais conhecemos. Acredito que só a OceanAir o chamou de MK-28.

Enviado: Seg Mar 26, 2007 13:18
por moises Propp
Olá amigos,
O Mk28 da oceanair, este avião e bom !
O Fokker 100 da TAM , este é ruim !
A diferença e só o dono dos aviões, poís os 2 são vermelho.

sds,
Moises Propp

Enviado: Seg Mar 26, 2007 16:15
por Marco SBCT
É isso aí Moises, até na cor são iguais: colorados.

Enviado: Seg Mar 26, 2007 21:43
por Guilherme Utz
Esses tempos eu estava no jump de um a320, ai estavamos no PE da 17 em congonhas. A torre informa:

TWR: TAM3061, avista tráfego MK-28 na final?
TAM3061: Negativo torre, somente avisto um Fokker 100!
[risadas na fonia...]

Enviado: Ter Mar 27, 2007 10:02
por lumontjr
Na verdade a OceanAir não passou a chamar o F-100 de MK-28 por acaso. O nome da aeronave, corretamente escrito é F28-MK100. Acontece que Fokker 100 é a forma de escrever que mais conhecemos. Acredito que só a OceanAir o chamou de MK-28.
José Arthur,
Obrigado pelo esclarecimento, mas ainda assim foi efetuada uma corruptela com a designação oficial do equipamento, muito provavelmente determinada por marqueteiros, em função da reputação negativa do modelo junto à população. Continuo em dúvida quanto à legalidade do procedimento.

Enviado: Ter Mar 27, 2007 11:20
por AB3
É a mesmíssima legalidade que a

- VASP teve ao chamar de BOEING 727 SUPER 200 para enfatizar o 200 em cima dos -100 da Transbrasil, Cruzeiro e Varig que eram chamados apenas de 727... a mesma VASP chamava os NAMCS YS-11 de Samurai para diferenciar dos da CRUZEIRO...

- VARIG teve ao por o Constellation super I, sendo que nunca existiu I, era até H, como a REAL usava o H, então mentiram na superioridade do I só para parecer melhor, mais moderno...

- VARIG/CRUZEIRO com 737-200 SUPER ADVANCED para passar os da VASP ADVANCED...

E cabe lembrar que seria FOKKER SUPER 100... mas o DAC na época não gostou da idéia, acabou virando MK28 que para SEU CONHECIMENTO MK é significado de VERSÃO... se é um FOKKER 28 MK.0100... pode muito bem ser chamado de FOKKER "VERSÃO" 28 ou seja MK28... dá no mesmo!

Agora a TAM melou a imagem do aparelho no Brasil, você quer que uma empresa iniciante, na hora do seu maior salto, chame seu equipamento vitrine de F100... já é demais...

Enviado: Ter Mar 27, 2007 11:25
por O Entusiasta
Além do nome a diferença parece estar tbm na manutenção do avião né! Mk28 ou F100 é um execelente avião, o problema está no passageiro brasileiro!

Enviado: Ter Mar 27, 2007 14:58
por lumontjr
AB3,
Obrigado pelos esclarecimentos adicionais com relação à denominações de aeronaves "neste país". Apenas não sei se essa prática, ainda que praticada por todas as empresas nacionais - ou internacionais - é leal , apesar de aparentemente ser legal (no sentido jurídico, é claro!).

Enviado: Ter Mar 27, 2007 17:53
por CHARLES SBBR
Se no registro oficial da aeronave consta o MK-28 juridicamente é legítimo o problema seria se fosse MK767 ou MD-28....

Enviado: Ter Mar 27, 2007 20:37
por Marcelo Magalhães
Amigos:

A respeito do tema "Mk28/F-100", ano passado realizei um breve estudo e o postei numa lista de discussão.

Como agora volta à tona, acho oportuno transcrever aqui o que então referia:

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A denominação oficial da aeronave que conhecemos como Fokker 100 (F-100), de acordo com os documentos de seu certificado de homologação de tipo é Fokker F28 Mk 0100 (e não Fokker Mk28-100, como já vi escrito).

Veja-se, à propósito o seguinte arquivo, elucidativo e final quanto ao tema (Certificado de Tipo, cujo atual titular é a Fokker Services B.V.):

http://www.fokkerservices.com/Downloads ... 0Marks.pdf

Aqui é preciso rememorar que o primeiro projeto civil à jato da Fokker foi o F28, aeronave birreatora de curto/médio alcance, que foi produzida em 4 versões básicas (entre 1967 e 1986 - total de 241 aeronaves), c variação de 65 a 85 pax em classe única: 1000/2000/3000/4000.

Segundo o respectivo CHT, as denominações oficiais eram F28 Mark 1000, F28 Mark 2000, F28 Mark 3000 e F28 Mark 4000.

Dado que o nosso conhecido "Fokker 100", lançado em meados dos anos 80, foi baseado na última versão do F28 (Mark 4000), a Fokker designou-o de F28 Mark 0100 em seu pedido de homologação e documentação oficial interna (talvez por considerar não uma nova aeronave, mas uma "evolução" do F28).

A denominação "Fokker 100" foi empregada para fins de marketing e para divulgação da aeronave no mercado, de modo à diferenciá-lo do antigo modelo F28 do qual efetivamente tinha pouca comunalidade a não ser em sua estrutura básica.

Assim, tenho que Mk28 é denominação errada, que não diz respeito à nenhuma aeronave da Fokker já que no jarguão da empresa Holandesa a locução Mark/Mk denomina uma versão/série dentro de um determinado tipo. Se ainda a ONE utilizasse "Mk100", como vimos acima, estaria correto.
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Por outro lado, é certo que outras "licenças poéticas" referentes à designação de aeronaves já ocorreram no passado em nosso país, conforme bem ilustrado acima pelo Alexandre, o que retira da OCEAN AIR qualquer ineditismo neste aspecto.

Abraços,

Marcelo Magalhães
POA/RS

jet class

Enviado: Ter Mar 27, 2007 21:33
por paulo roberto machado
A rio-sul sempre chamou de JETCLASS O EMB 145!

Enviado: Ter Mar 27, 2007 22:58
por AB3
CHARLES SBBR escreveu:Se no registro oficial da aeronave consta o MK-28 juridicamente é legítimo o problema seria se fosse MK767 ou MD-28....
Ainda que inventassem o MK767, a empresa tem o direito de chamar ele do que quiser... desde que as documentações junto aos órgãos legais esteja o nome real

Tipo o cara pode pegar um 757 e por como SALSICHÃO 57... não tem problema algum... lá nos docs vai estar BOEING 757-200...