Efeito Vasp vai rejuvenescer a frota
Enviado: Sáb Jan 29, 2005 18:43
Correio do Povo - RS - 29/01/2005
A suspensão dos vôos da Vasp, determinada esta semana pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), vai provocar um efeito colateral nas estatísticas do setor. Com a paralisação dos jatos da companhia, a idade média da frota nacional em operação vai encolher perto de 25%, passando de 12 para nove anos. O recebimento de novos jatos nas concorrentes Gol e TAM também contribuirá para a redução da idade média.
Os aviões da Vasp têm, em média, 27 anos de idade, segundo o DAC. A estimativa da idade média geral, feita pelo consultor em aeronáutica Paulo Bittencourt Sampaio, levou em conta as frotas de Gol, TAM e Varig, além da Vasp. As três primeiras concentram 97% de todo o tráfego doméstico - em dezembro de 2004, o tamanho do mercado da Vasp já era de apenas 0,75%.
'Tem havido melhora. Isso ocorreu, dentre outros motivos, em função da retirada de aviões muito antigos da Vasp, que puxavam a média de tempo de uso para cima', comenta Sampaio. O coordenador de segurança de vôo do Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea), Ronaldo Jenkins, confirma a tendência. 'A retirada dos jatos da Vasp, alguns com mais de 30 anos, ajuda a frota geral a se rejuvenescer', justifica.
Os dois especialistas concordam, no entanto, que a idade média atual não pode ser considerada ruim. Isso porque, dentre outros motivos, o prazo de financiamento para a compra de aviões novos já chega perto dos 15 anos e a idade média atual equivaleria a 60% desse prazo. Jenkins comenta que não há prazo definido para o fim de operação de um jato. O problema, explica, é que o custo de manutenção dos aviões antigos é muito maior. A Gol assinou com a Boeing quatro opções de compra de jatos 737-800 e a TAM já programou receber em 2005 quatro jatos A320 e um A330 do consórcio europeu Airbus.
A suspensão dos vôos da Vasp, determinada esta semana pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), vai provocar um efeito colateral nas estatísticas do setor. Com a paralisação dos jatos da companhia, a idade média da frota nacional em operação vai encolher perto de 25%, passando de 12 para nove anos. O recebimento de novos jatos nas concorrentes Gol e TAM também contribuirá para a redução da idade média.
Os aviões da Vasp têm, em média, 27 anos de idade, segundo o DAC. A estimativa da idade média geral, feita pelo consultor em aeronáutica Paulo Bittencourt Sampaio, levou em conta as frotas de Gol, TAM e Varig, além da Vasp. As três primeiras concentram 97% de todo o tráfego doméstico - em dezembro de 2004, o tamanho do mercado da Vasp já era de apenas 0,75%.
'Tem havido melhora. Isso ocorreu, dentre outros motivos, em função da retirada de aviões muito antigos da Vasp, que puxavam a média de tempo de uso para cima', comenta Sampaio. O coordenador de segurança de vôo do Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea), Ronaldo Jenkins, confirma a tendência. 'A retirada dos jatos da Vasp, alguns com mais de 30 anos, ajuda a frota geral a se rejuvenescer', justifica.
Os dois especialistas concordam, no entanto, que a idade média atual não pode ser considerada ruim. Isso porque, dentre outros motivos, o prazo de financiamento para a compra de aviões novos já chega perto dos 15 anos e a idade média atual equivaleria a 60% desse prazo. Jenkins comenta que não há prazo definido para o fim de operação de um jato. O problema, explica, é que o custo de manutenção dos aviões antigos é muito maior. A Gol assinou com a Boeing quatro opções de compra de jatos 737-800 e a TAM já programou receber em 2005 quatro jatos A320 e um A330 do consórcio europeu Airbus.