ATT POA TAM3050 COM PANE HIDRÁULICA

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Diego G. Souza
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ATT POA TAM3050 COM PANE HIDRÁULICA

Mensagem por Diego G. Souza »

Ás 09:30LT o TAM 3050 A320 PT-MZJ ingressou em uma final de 20nm com pane hidráulica e está solicitando reboque pois não terá condições de livrar a pista 11.

PS: Pousou ok, porém aeronave interditou a pista por cerca de 15 minutos e prosseguiu para Remota 7.
Um abraço a todos
Diego Giuriatti de Souza
Email/MSN: diego9655@hotmail.com
paulopre-aero
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Mensagem por paulopre-aero »

Este tipo de situação pode ser classificada com um "incidente" aeronáutico?
Paulo Fernando
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SBLO
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Mensagem por SBLO »

paulopre-aero escreveu:Este tipo de situação pode ser classificada com um "incidente" aeronáutico?
Paulo Fernando
De acordo com a NSCA 3-1:

ACIDENTE AERONÁUTICO é toda ocorrência relacionada com a operação de uma aeronave, havida entre o período em que uma pessoa nela embarca com a intenção de realizar um vôo, até o momento em que todas as pessoas tenham dela desembarcado e, durante o qual, pelo
menos uma das situações abaixo ocorra:
a) qualquer pessoa sofra lesão grave ou morra como resultado de estar na aeronave, em contato direto com qualquer uma de suas partes, incluindo aquelas que dela tenham se desprendido, ou submetida à exposição direta do sopro de hélice, rotor ou escapamento de jato, ou às suas conseqüências. Exceção é feita quando as lesões resultem de causas naturais, forem auto ou por terceiros infligidas, ou forem causadas a pessoas que embarcaram clandestinamente e se acomodaram em área que não as destinadas aos passageiros e tripulantes;
b) a aeronave sofra dano ou falha estrutural que afete adversamente a
resistência estrutural, o seu desempenho ou as suas características de vôo; exija a substituição de grandes componentes ou a realização de grandes reparos no componente afetado. Exceção é feita para falha ou danos limitados ao motor, suas carenagens ou acessórios; ou para danos limitados a hélices, pontas de asa, antenas, pneus, freios, carenagens do trem, amassamentos leves e pequenas perfurações no revestimento da aeronave;
c) a aeronave seja considerada desaparecida ou o local onde se encontre seja absolutamente inacessível.

Já INCIDENTE AERONÁUTICO é toda ocorrência, inclusive de tráfego aéreo, associada à operação de uma aeronave, havendo intenção de vôo, que não chegue a se caracterizar como um acidente, mas que afete ou possa afetar a segurança da operação.

No caso em questão, podemos sim classificá-lo como incidente.

Abs
PR-WJI
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Mensagem por PR-WJI »

Diego, o MZJ após o pouso foi rebocado para o finger 4R onde houve o desembarque dos passageiros e depois foi para o TPS-2. Mais tarde posto as fotos!
O Varig informou que estava com pouco combustivel e se demorasse muito iria alternar CXJ.
Após a reabertura do SBPA, pousaram 5 vôos na sequencia: ONE ONE TAM VRG WEB!
PR-WJI
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Mensagem por PR-WJI »

Esta primeira imagem, no momento do push-back, foi fotografada às 1013LT:
Imagem

Esta segunda imagem foi fotografada às 1054LT, parado na cabeceira. Reparem que a porta do trem de pouso está abaixada:
Imagem

Esta terceira imagem foi fotografada às 1113LT, sendo puxado pelo trator desde a cabeceira 29 até a posição 4R. Notem que os flaps e spoilers mantiveram a posição:
Imagem

Chegada do TAM 3439:
Imagem

Aqui um outro A320, no espelho d´agua!!!!
Imagem

Abraços!!

:wink:
Centauro - SBSM
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Mensagem por Centauro - SBSM »

Pessoal!

Algumas perguntas (idiotas talvez):

Como o piloto aciona flaps / spoilers em caso de pane hidráulica?
Ou neste caso a pane ocorreu depois? E aí, ele continuou na final o tempo todo com os spoilers acionados....?

Outra pergunta específica para o Arthur: aprecio muito tuas fotos, mas como você faz elas? Eu me refiro ao reflexo das janelas no SBPA... Ou você tem alguma posição privilegiada? Ainda mais num dia escuro com chuva... aquelas janelas são "fumê" ...
A 5 milhas da cabeceira 11, SBSM.
PR-WJI
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Mensagem por PR-WJI »

Quando a aeronave pousou as comportas do trem de pouso estavam baixadas. A foto que eu tirei dele pousando ficou ruim e deletei. Burrada minha.. alguma duvida seria matada ali.
Centauro, o jeito em POA, com esse vidro azul que mais parece um espelho é chegar bem proximo a ele e com a mão ou algum objeto escuro tapar o reflexo. às vezes dá certo, hehe!!!
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

ihh deu bug no 320....

Centauro... falando com um amigo o mesmo me disse que o trem do 737 quando da pane hidraulica é baixado por meio de gravidade. Se tem um cabo que solta a trava e o trem desce por gravidade. Interessante e muito bem pensado. Agora nos airbus não sei como é, mas deve ser por ai.

Em tempo, o cara declarou emergencia ou algo parecido ???

Zé, a noite que é soda esse reflexo nos vidros...

:twisted:
PP-VQU
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Mensagem por PP-VQU »

As portas do trem de pouso (principal) e os flaps ficaram baixados pelo simples fato de nao se ter pressao hidraulica para recolhe-los...

nao conheco o sistema do airbus mas geralmente uma maneira alternativa de se baixar flaps/slats sem hidraulico eh atraves de sistema alternativo eletrico. Ja os trens sao baixados manualmante (e nao por gravidade).
alando com um amigo o mesmo me disse que o trem do 737 quando da pane hidraulica é baixado por meio de gravidade. Se tem um cabo que solta a trava e o trem desce por gravidade. Interessante e muito bem pensado.
um cabo que solta a trava e desce por gravidade?? Essa foi realmente imaginativa...

Eu nao voo o 737 tb mas uma rapida pesquisa achei isso

If the gear fails to extend properly or hydraulic system A is lost, the gear can be manually extended by pulling the manual gear extension handles, located in the flight deck. This should be done in accordance with the QRH procedure.

On NG aircraft opening this hatch affects the operation of landing gear extension & retraction.

Imagem

:)
rafaelguimaraes
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F-100

Mensagem por rafaelguimaraes »

Rápidos no gatilho os pilotos deste F-100?

Nem tocaram a bequilha na pista, já deram reverso e spoilers :-)

Rafael
Tupolev
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Mensagem por Tupolev »

Os spoilers normalmente, durante a final sao "armados" e, apos o toque do trem principal eles sao "deployed". Os reversos tambem dependem do toque do trem principal, tanto no 737 quanto no 747 usamos o reverso antes de tocar a bequilha, normal.
Quanto ao trem de pouso do 737, so vale esclarecer que, os handles da foto sao puxados, manualmente, liberando as travas, e o trem desce por gravidade sim. Alias no 747 e o mesmo, so que sao botoes e nao handles, mas vai por gravidade, o proprio peso do trem o puxa para baixo.
Nos 737 os flaps podem ser acionados eletricamente em caso de falha hidraulica, acredito que nos A320 seja assim tambem.
Abraco,
Tupolev
fumaceiro
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Mensagem por fumaceiro »

Lembrando que o Airbus opera com 3 sistemas hidráulicos, 2 atuantes (green e yellow se não me engano), e mais um em standby (blue tb snme). Caso as bombas hidráulicas falhem, ainda existe a RAT (não lembro se esse nome é dos Airbus ou dos boeings), que é uma espécie de gerador eólico destendido próximo a raiz da asa em caso de pane dos sistemas hidráulicos, com o vento relativo as blades giram e ele atua como uma bomba do sistema hidráulico, alimentando o sistema de stdby.

Abraços.
Walter Pidluznyj
"Unknown airport with Cessna 150 circling overhead, identify yourself..."
fumaceiro
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Mensagem por fumaceiro »

Essa história de baixar o trem de pouso manualmente, teve um caso que foi "manuElmente" que eu li em uma revista muito tempo atras, e com um helicóptero ainda. Para acionar dessa forma, bastava o piloto abrir a portinha logo ao lado do banco, e soltar a alavanca... que o trem baixava na primeira, mas por desconhecimento dele, ele ficou "bombando" a alavanca.. resultado, o trem ficava baixando e subindo, eu só imagino a musculação que o cara deve ter feito, hehehe.
Walter Pidluznyj
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