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Dúvida: Diferença entre VI e VA
Enviado: Sáb Mar 03, 2007 18:26
por Observador
Olá...
Sei que a VI é a velocidade inicada no instrumento, que depende da quantidade de ar admitida no tubo de pitot, e que é usada nas manobras da aeronave a qualquer altitude, enquanto que a VA é a velocidade da aeronave em relação ao ar.
Mas é justamente esta última definição (VA), que não consigo entender e separar da VI. Oras, a VI tbm é em relação ao ar admitido.
Pq a VI é tão menor que a VA quando a grandes altitudes, se ambas se baseiam no mesmo ar?
Imagino que a resposta seja bem clara, mas ta faltando algo para eu ligar as coisas e chegar ao óbvio
Alguém poderia tirar essa dúvida?
Diferença de densidade
Enviado: Dom Mar 04, 2007 02:45
por Constellation
Caro observador,
A VI e a VA são tão diferentes entre si porque, ao contrário do que você disse, de que se trata do mesmo ar, isso não é verdade: o ar em maior altitude tem menor pressão, menor temperatura e menor densidade. Isso afeta bastante o instrumento.
Um velocímetro é construído para indicar a velocidade aerodinâmica verdadeira em condições de atmosfera padrão: pressão de 1013,25 hPa, temperatura de 15º C e densidade de 1,225 kg/m3. Nessas condições, a VI e a VA serão idênticas.
Como condições de atmosfera padrão não são encontradas na prática, o velocímetro indica, a medida que o avião ganha altitude, cada vez menos velocidade. No espaço, não indicaria mais nada. A cada 1000 pés de altitude, a grosso modo temos 2% a menos de velocidade indicada, em relação à velocidade aerodinâmica verdadeira.
Espero ter resolvido tua dúvida.
Um grande abraço.
Enviado: Seg Mar 05, 2007 08:07
por Observador
Valeu Constellation
Acho que ja deu uma boa clareada.
Abraço
Enviado: Qua Mar 07, 2007 22:31
por Bagatin
Olá amigo,
Para tentar ajudar um pouco mais, entenda que o tubo de pitot (tomada de ar que fornece dados para o velocímetro) capta a pressão estática do ar (a pressão do ar "parado") e a pressão total (a "pancada" que o ar dá no tubo quando a aeronave está em movimento). É a diferença dessas pressões que é indicada pelo velocímetro, só que traduzida para unidades de velocidade (Km/h, Mph, Kts).
À medida que você sobe e o ar vai ficando mais rarefeito, essa "pancada" do ar no tubo de pitot vai ficando mais suave para uma mesma velocidade em relação ao solo*. Então você está mantendo uma mesma velocidade (VA) mas como a pancada é menor a velocidade mostrada no velocímetro (VI) será menor. É daí que vem a diferença entre VI e VA e que vai aumentando quando se está subindo.
*Obs: coloquei "velocidade em relação ao solo" para facilitar a compreensão. O correto mesmo seria VA (Velocidade Aerodinâmica, também chamada de Velocidade Verdadeira). A VS (velocidade de solo) só seria igual à VA se o vento fosse nulo.
Se a explicação só complicou, avise!
Abraços!
Luiz Henrique Bagatin
Enviado: Qui Mar 08, 2007 11:22
por Observador
Opa.... ajudou bastante sim..... ficou mais "visual" com o * q vc colocou.
Obrigado aos dois
