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Dúvida: Diferença entre VI e VA

Enviado: Sáb Mar 03, 2007 18:26
por Observador
Olá...

Sei que a VI é a velocidade inicada no instrumento, que depende da quantidade de ar admitida no tubo de pitot, e que é usada nas manobras da aeronave a qualquer altitude, enquanto que a VA é a velocidade da aeronave em relação ao ar.

Mas é justamente esta última definição (VA), que não consigo entender e separar da VI. Oras, a VI tbm é em relação ao ar admitido.

Pq a VI é tão menor que a VA quando a grandes altitudes, se ambas se baseiam no mesmo ar?

Imagino que a resposta seja bem clara, mas ta faltando algo para eu ligar as coisas e chegar ao óbvio :-P

Alguém poderia tirar essa dúvida?

Diferença de densidade

Enviado: Dom Mar 04, 2007 02:45
por Constellation
Caro observador,

A VI e a VA são tão diferentes entre si porque, ao contrário do que você disse, de que se trata do mesmo ar, isso não é verdade: o ar em maior altitude tem menor pressão, menor temperatura e menor densidade. Isso afeta bastante o instrumento.

Um velocímetro é construído para indicar a velocidade aerodinâmica verdadeira em condições de atmosfera padrão: pressão de 1013,25 hPa, temperatura de 15º C e densidade de 1,225 kg/m3. Nessas condições, a VI e a VA serão idênticas.

Como condições de atmosfera padrão não são encontradas na prática, o velocímetro indica, a medida que o avião ganha altitude, cada vez menos velocidade. No espaço, não indicaria mais nada. A cada 1000 pés de altitude, a grosso modo temos 2% a menos de velocidade indicada, em relação à velocidade aerodinâmica verdadeira.

Espero ter resolvido tua dúvida.

Um grande abraço.

Enviado: Seg Mar 05, 2007 08:07
por Observador
Valeu Constellation

Acho que ja deu uma boa clareada.

Abraço

Enviado: Qua Mar 07, 2007 22:31
por Bagatin
Olá amigo,

Para tentar ajudar um pouco mais, entenda que o tubo de pitot (tomada de ar que fornece dados para o velocímetro) capta a pressão estática do ar (a pressão do ar "parado") e a pressão total (a "pancada" que o ar dá no tubo quando a aeronave está em movimento). É a diferença dessas pressões que é indicada pelo velocímetro, só que traduzida para unidades de velocidade (Km/h, Mph, Kts).

À medida que você sobe e o ar vai ficando mais rarefeito, essa "pancada" do ar no tubo de pitot vai ficando mais suave para uma mesma velocidade em relação ao solo*. Então você está mantendo uma mesma velocidade (VA) mas como a pancada é menor a velocidade mostrada no velocímetro (VI) será menor. É daí que vem a diferença entre VI e VA e que vai aumentando quando se está subindo.

*Obs: coloquei "velocidade em relação ao solo" para facilitar a compreensão. O correto mesmo seria VA (Velocidade Aerodinâmica, também chamada de Velocidade Verdadeira). A VS (velocidade de solo) só seria igual à VA se o vento fosse nulo.

Se a explicação só complicou, avise! :lol:

Abraços!

Luiz Henrique Bagatin

Enviado: Qui Mar 08, 2007 11:22
por Observador
Opa.... ajudou bastante sim..... ficou mais "visual" com o * q vc colocou.

Obrigado aos dois :D