Página 1 de 1

Fokker 100 - Caixões voadores

Enviado: Sáb Mar 03, 2007 15:57
por darksjr
Prezados, achei este artigo na Internet, sobre um site que trata do acidente com o Fokker 100 em 1996. Nele tem o depoimento de um piloto da aviação comercial, segue em anexo, será que ele tem razão...os fokker são caixões voadores?

http://www.jorgetadeu.com.br/opinioes02.htm#9
um abraço


*************************************************



Os aviões Fokker 100 são inseguros?

Estes aviões com freqüência aparecem na mídia com acidentes bizarros. O último foi um da TAM que a porta caiu!
Qual a informação sobre a segurança destes aviões? Como está seu uso pelo mundo?
Será que o problema é da TAM que não faz manutenção adequada?
Ou apenas um maior destaque aos acidentes com este modelo que na verdade é tão seguro quanto os outros?

Origem da pergunta: Usuário do Yahoo Brasil

Sem a menor sombra de dúvidas, estas sucatas voadoras só continuam a ter plena atividade aqui neste país, onde o cidadão é sempre o marginal, enquanto os engravatados,os endinheirados e os que detêm o poder, estão sempre à margem da lei. Este famigerado desse Fokker 100 jamais deveria continuar a voar após aquele acidente que ceifou a vida de tantas pessoas. É claro que o que ocorreu ontem, com a queda da porta em pleno vôo, nada mais foi do que a péssima manutenção que continua sendo feita nesses caixões de defuntos voadores, mas que, como a ANAC e o DAC jamais farão nada contra os donos das companhias de aviação, porque não irão querer perder o privilégio de ter sempre os 5 assentos que são disponibilizados para eles nos aviões, essas coisas continuarão a acontecer neste país.

Qualquer pessoa, mesmo sem ser piloto ou envolvida diretamente com a aviação, sabe que o que de fato derruba aviões não são os pilotos, como os militares do DAC costumam dizer, e sim o que jamais quererão ver, que é a péssima manutenção da frota nacional, com destaque para a Todos À Morte (TAM). O que aconteceu com as vítimas daquele fatídico vôo, que até hoje brigam na justiça para receber indenizações? Por que o DAC, ao invés de facilitar a defesa dessas pessoas, está cada vez mais ao lado da TAM? O problema que levou à queda daquele avião foi a reversão não-comandada da manete da turbina, em pleno vôo. Isso só acontece quando a manutenção ou não existe, o que seguramente deve ter sido o caso da TAM, ou, quando existe, é feita apenas pra inglês ver.

É de plena consciência nacional que esse cabide de empregos chamado ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil -, nada mais é do que um elefante branco, contra o passageiro, e sempre pró-companhias de aviação. Como justificar a esculhambação que se estabeleceu nesse setor, especialmente após essa aberração aparecer? Qual a razão pra que um passageiro seja submetido aos vexames a que continua sendo submetido, sob a vista grossa tanto do DAC - aliás, um órgão totalmente hipócrita, porque, qual a razão para que o Departamento de Aviação Civil esteja na mão de militares??? Aí se explica a permanente lascívia e troca de favores entre os órgãos que cuidam (para os patrões, claro) da aviação civil neste país e os donos das companhias aéreas.

Enfim, quero deixar claro que se o passageiro não se organizar, não boicotar os preços, que agora, com o fim da Varig - falo fim porque o que foi feito nada mais é do que um remendo que não terá efeito -, meterão a mão ainda mais no bolso dos usuários dos transportes aéreos, já que, com a eterna conivência da ANAC e do DAC, agora mesmo é que farão a festa.

Fonte:Sim, falo com conhecimento de causa. Sou piloto de linha aérea.

Enviado: Sáb Mar 03, 2007 19:56
por Kleber
Sem a menor sombra de dúvidas, estas sucatas voadoras só continuam a ter plena atividade aqui neste país, onde o cidadão é sempre o marginal, enquanto os engravatados,os endinheirados e os que detêm o poder, estão sempre à margem da lei. Este famigerado desse Fokker 100 jamais deveria continuar a voar após aquele acidente que ceifou a vida de tantas pessoas. É claro que o que ocorreu ontem, com a queda da porta em pleno vôo, nada mais foi do que a péssima manutenção que continua sendo feita nesses caixões de defuntos voadores, mas que, como a ANAC e o DAC jamais farão nada contra os donos das companhias de aviação, porque não irão querer perder o privilégio de ter sempre os 5 assentos que são disponibilizados para eles nos aviões, essas coisas continuarão a acontecer neste país.

Qualquer pessoa, mesmo sem ser piloto ou envolvida diretamente com a aviação, sabe que o que de fato derruba aviões não são os pilotos, como os militares do DAC costumam dizer, e sim o que jamais quererão ver, que é a péssima manutenção da frota nacional, com destaque para a Todos À Morte (TAM)...
Bobagem! Nunca ví tanta m**** junta :pain:
Fonte:Sim, falo com conhecimento de causa. Sou piloto de linha aérea.
Se for piloto, não voa F100...

Enviado: Sáb Mar 03, 2007 20:51
por CHARLES SBBR
A casa dele foi uma das atingidas no acidente do Number 1. Desde então essa cruzada dele contra o avião.

Enviado: Dom Mar 04, 2007 08:09
por B767
Esse homem nao ta pensando muito bem. Creio que o CCF dele precisa ser analisado de novo, com enfase na parte psico-tecnica.

Re: Fokker 100 - Caixões voadores

Enviado: Dom Mar 04, 2007 15:54
por Phenom
darksjr escreveu: Fonte:Sim, falo com conhecimento de causa. Sou piloto de linha aérea.
Eu também :P


Abraço

Enviado: Dom Mar 04, 2007 16:16
por AB3
Esse tipo de leitura me irrita... o caso não é o F100, o caso é o OPERADOR... quem mais deu pau com o F100? TAM... não venham defender a estatal aérea, pois apesar da alta utilização em horas, outras empresas usam pra caramba o avião e incidentes ocorrem a cada 100 anos... já aqui :(

Enviado: Seg Mar 05, 2007 09:01
por vcs
Uma vez eu mandei um e-mail ao Jorge e ele foi muito educado ao dizer que isso era a visão de alguem que foi diretamente atingido no acidente e não teve a devida atenção dada pela cia.Discordei com algumas coisas,ele disse os agurmentos dele, e aceitei apesar de não concordar.

Enviado: Seg Mar 05, 2007 09:21
por arthuramaral_CGR
É uma matéria tendenciosa e difamatória, sem nenhum conteúdo sério.
Não sei por que a TAM ainda não processou esse cara...
Independente das razões que ele tenha, há limites...

Sem base concreta

Enviado: Seg Mar 05, 2007 22:51
por Constellation
Caros amigos,

Eu acho que acusar uma aeronave de ser um "caixão voador", sem ter bases concretas para isso, é muito sério.

Tivemos sim alguns casos de aeronaves que se revelaram realmente perigosas, como os De Havilland Comet I.

Mas o Fokker 100 não se encaixa nesses casos. Estatisticamente, essa aeronave é mais segura que os altamente conceituados e reconhecidamente seguros Airbus A320.

Podemos observar que todos os acidentes relacionados podiam ser evitados, e em nenhum deles houve uma falha estrutural da aeronave em si que a pudesse condenar.

A aeronave que caiu em São Paulo, o PT-MRK, foi o mais grave acidente do tipo. Mais do que uma falha mecânica, havia falhas no treinamento, falhas na manutenção e falhas de doutrina. A TAM aprendeu e melhorou muito depois disso.

O caso da porta que se soltou em vôo foi causado por uma tripulante que a destravou em vôo. Não houve maiores consequências. Lembro que já houve caso de Boeing 737 que soltou um bom pedaço da fuselagem da cabine de pax (Aloha Airlines).

O caso de Araçatuba, em que houve perda de combustível, foi bem parecido com o que ocorreu com o Airbus A330 da Air Transat. A diferença é que o Air Transat conseguiu pousar em um aeroporto, e o Fokker não.

No dia 25 de janeiro desse ano, tivemos um acidente de Fokker 100 na França. O F-GMPG, da Air France Regional, estava decolando do Aeroporto de Pau, na França, quando ocorreu uma ingestão de pássaro em um dos motores. Ao invés de prosseguir na decolagem, como é o procedimento normal, os pilotos tentaram rejeitar. A aeronave não parou nos limites da pista, bateu em um caminhão, matando o motorista deste.
Pergunto: houve falha de material ou falha de operação?

O depoimento desse sujeito é muito tendencioso. Se a casa dele tivesse sido atingida por uma Kombi, ele iria falar que Kombis são caixões sobre rodas, não ia??

Um abraço.

Enviado: Ter Mar 06, 2007 01:09
por Capt. Embibi
Nem preciso dar ouvidos a esse cara...
Isso ai num é piloto nem de Voyage ...
Vou procurar o endereço dele e mandar um Revell de um F100 pra ele montar ...uahauauh Ai ele pode enterrar a sete palmos do chão no quintal dele.


Abraços!!!

Enviado: Ter Mar 06, 2007 12:34
por SBLO
Se fosse um Boeing 737 ou um Airbus A320 que tivesse atingido a casa desse cidadão, será que o título deste tópico não seria: "Boeing 737 - Caixão Voador" ou "Airbus A320 - Caixão Voador"???
Como disse o colega acima, o problema dele é com a TAM, e não com a aeronave.
Se tem algum problema, se sofreu prejuízos, que busque o Poder Judiciário e processe que lhe causou o dano, mas não fique difamando um equipamento, o qual não possui maiores conhecimentos técnicos e operacionais.
Abs