Voei pela primeira vez, dia 24/2, em um A330 (o PT-MVA, da TAM).
Tomei um tremendo susto com o ruído de descida do trem de pouso da aeronave (estava sentado bem em cima da asa). Parecia uma pancada forte, um baque seco, como se algo tivesse batido por baixo do avião. Esse ruído é normal? Um piloto de A320 me disse que pode acontecer, se o trem for baixado em velocidade elevada (tipo em torno de 500km/h).
Trem de pouso do A330
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
aviationcombr
- CMTE.

- Mensagens: 798
- Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 09:03
- Localização: SDU/SBRJ
- Contato:
-
Observador
- PC

- Mensagens: 126
- Registrado em: Sex Fev 18, 2005 19:16
Provavelmente foi o barulho de sua estrutura chegando a extensão completa, onde ela esbarra em seu batente e aciona as travas que o mantem nessa posição (baixado e travado). Como são mais de um conjunto de trem de pouso em baixo da barriga do aviao, e exatamente embaixo dos passageiros, é mais facil e normal sentir isso, ainda mais que todos baixam e travam praticamente ao mesmo tempo. É metal com metal
Acredito que deve ser isso.
Acredito que deve ser isso.
-
joaodemelo
- PP

- Mensagens: 26
- Registrado em: Ter Out 04, 2005 15:00
- Localização: Bahrain
Alem do ruido das travas atuando tanto no momento em que destravam o trem de pouso de sua posicao "em cima e travado" e no momento em que travam o mesmo extendido e travado, existe tambem o barulho do vento gerado pelas portas que se abrem e permanecem abertas ate completar-se o ciclo. No cockpit o barulho e mais acentuado do que na cabine e proporcional a velocidade, limitado a velocidade maxima de 250kt (460km/h). Numa condicao anormal onde o trem de pouso tenha sido baixado por gravidade somente (falha no sistema hidraulico, por exemplo), as portas nao se fecham e o ruido sera maior que o normal, dai a limitacao de 200kt (370km/h) neste caso.
