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Conversão do A320 para cargueiro

Enviado: Qua Fev 14, 2007 11:06
por Constellation
Caros amigos,

A maioria dos aviões comerciais de passageiros, depois de um certo tempo de vida útil na função original, pode passar por um processo de conversão em cargueiro, que pode estender sua vida por um bom tempo.

A possibilidade de se converter um avião de pax em cargo pode ter efeitos como aumentar o valor de revenda de aviões mais antigos, por exemplo.

O Boeing 727 é uma aeronave que passou pela fase de avião de passageiros, e hoje é um avião tipicamente cargueiro. O mesmo ocorre com o Boeing 707, o DC-8, o DC-10 e o MD-11. Outras aeronaves, como os B757 e B767, já estão sendo convertidos.

Estranhamente, as aeronaves da família Airbus não seguem essa tendência. Fora alguns casos especiais, não são comuns A300 cargueiros, por exemplo. Os A320, que hoje são muito abundantes, estão indo para a sucata, antes de passarem pelo transporte de carga.

Pergunto: quais são as dificuldades de se transformar um A320 ou um A330 em cargo? Sei que a construção do piso é problemática, mas é só isso. Alguma coisa impede ou dificulta a contrução de uma porta lateral de carga??

Compensa, em termos financeiros e de engenharia, converter os A320 em cargueiros puros?

Um abraço.

Enviado: Qua Fev 14, 2007 13:16
por BlueConcorde
A300 acho que é até comum sim!! Se não me engano a linha está aberta até hoje só produzindo cargueiros.

Quanto ao A320/737, o problema eu acho que é a capacidade de carga perto do custo da aeronave. Dá pra comprar um 727 por muito menos dinheiro e levar mais carga por vôo.

Quanto à aviões mais novos, eu acho difícil vê-los tão cedo operando carga... O 777-200F foi anunciado mas pelo que entendi ainda não deslanchou. Tem muito avião bom no mercado pra carga ainda. Avião novo pra carga parece só vale mesmo a pena quando a capacidade é muito grande, tipo 747-400F e A380F, até pq 747 apesar de ter sido muito fabricado, tem muitos operando com PAX ainda, então a oferta de usados é pequena.

Carga não, desmanche sim??

Enviado: Qua Fev 14, 2007 22:54
por Constellation
Caro BlueConcorde,

Pode ser que o A320 seja um avião caro para se utilizar como cargueiro, certo, mas vários já viraram panela, foram sucateados.

Será que compensa mais vender os componentes do A320 que convertê-lo em cargueiro?

Boeing 737 cargueiro existe. A Vasp operou o PP-SMB e o PP-SMW, desde que os mesmos eram ainda praticamente novos.

Será que existe algum problema técnico que inviabilize ou dificulte, em termos de custo, uma conversão do A320 para carga??

Um abraço.

Re: Conversão do A320 para cargueiro

Enviado: Qui Fev 15, 2007 11:47
por ejsantos
Caro Constellation,
Constellation escreveu: Estranhamente, as aeronaves da família Airbus não seguem essa tendência. Fora alguns casos especiais, não são comuns A300 cargueiros, por exemplo. Os A320, que hoje são muito abundantes, estão indo para a sucata, antes de passarem pelo transporte de carga.

Pergunto: quais são as dificuldades de se transformar um A320 ou um A330 em cargo? Sei que a construção do piso é problemática, mas é só isso. Alguma coisa impede ou dificulta a contrução de uma porta lateral de carga??

Compensa, em termos financeiros e de engenharia, converter os A320 em cargueiros puros?
De acordo com o artigo "Short and Thin - Narrowbody Freighter Aircraft", publicado na edição de Agosto/Set 2006 da revista Aircraft Technology Engineering & Maintenance (ATEM), o mercado de aeronaves cargueiras narrowbody está experimentando um crescimento, contido apenas pela falta de disponibilidade de aeronaves usadas. Para um narrowbody ser convertido em cargueiro ele tem que ter um baixo custo de aquisição, mas as aeronaves B737 e A320 de hoje possuem um alto valor, pois há grande demanda dessas aeronaves para o transporte de pax. O A320 e o B737NG em especial proporcionam grande economia para as cias aereas, que não estão dispostas a abrir mão desses modelos ainda. O caso é diferente em relação ao 737-300 e -400, além do 757, que já estão com uma boa perspectiva no mercado cargueiro. Um outro fator limitante é que o maior mercado hoje para essas aeronaves é a China, mas o governo de lá não permite a importação de cargueiros com mais de 15 anos, o que mais uma vez esbarra no alto custo de aeronaves mais novas.

Quanto ao A320 em específico a Airbus já assinou um acordo com a russa Irkut para a conversão de aeronaves A320 e A321 a partir de 2011. Até lá só mesmo o 757 e o 737.


Eduardo.

Valeu...

Enviado: Qui Fev 15, 2007 16:35
por Constellation
Valeu, Eduardo, está resolvida a questão.

:yeah: