Conversão do A320 para cargueiro
Enviado: Qua Fev 14, 2007 11:06
Caros amigos,
A maioria dos aviões comerciais de passageiros, depois de um certo tempo de vida útil na função original, pode passar por um processo de conversão em cargueiro, que pode estender sua vida por um bom tempo.
A possibilidade de se converter um avião de pax em cargo pode ter efeitos como aumentar o valor de revenda de aviões mais antigos, por exemplo.
O Boeing 727 é uma aeronave que passou pela fase de avião de passageiros, e hoje é um avião tipicamente cargueiro. O mesmo ocorre com o Boeing 707, o DC-8, o DC-10 e o MD-11. Outras aeronaves, como os B757 e B767, já estão sendo convertidos.
Estranhamente, as aeronaves da família Airbus não seguem essa tendência. Fora alguns casos especiais, não são comuns A300 cargueiros, por exemplo. Os A320, que hoje são muito abundantes, estão indo para a sucata, antes de passarem pelo transporte de carga.
Pergunto: quais são as dificuldades de se transformar um A320 ou um A330 em cargo? Sei que a construção do piso é problemática, mas é só isso. Alguma coisa impede ou dificulta a contrução de uma porta lateral de carga??
Compensa, em termos financeiros e de engenharia, converter os A320 em cargueiros puros?
Um abraço.
A maioria dos aviões comerciais de passageiros, depois de um certo tempo de vida útil na função original, pode passar por um processo de conversão em cargueiro, que pode estender sua vida por um bom tempo.
A possibilidade de se converter um avião de pax em cargo pode ter efeitos como aumentar o valor de revenda de aviões mais antigos, por exemplo.
O Boeing 727 é uma aeronave que passou pela fase de avião de passageiros, e hoje é um avião tipicamente cargueiro. O mesmo ocorre com o Boeing 707, o DC-8, o DC-10 e o MD-11. Outras aeronaves, como os B757 e B767, já estão sendo convertidos.
Estranhamente, as aeronaves da família Airbus não seguem essa tendência. Fora alguns casos especiais, não são comuns A300 cargueiros, por exemplo. Os A320, que hoje são muito abundantes, estão indo para a sucata, antes de passarem pelo transporte de carga.
Pergunto: quais são as dificuldades de se transformar um A320 ou um A330 em cargo? Sei que a construção do piso é problemática, mas é só isso. Alguma coisa impede ou dificulta a contrução de uma porta lateral de carga??
Compensa, em termos financeiros e de engenharia, converter os A320 em cargueiros puros?
Um abraço.