LAN CHILE SOCIA DA VARIG

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

LAN CHILE SOCIA DA VARIG

Mensagem por MARR »

RADAR ON-LINE
Lauro Jardim
Com Jan Theophilo
e-mail: radaronline@abril.com.br Patrocínio




Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007

Receba as notas por SMS e RSS



AVIAÇÃO
A LAN Chile entra na Varig 1 | 13:00

Será anunciado ainda hoje um acordo entre a LAN Chile a a Varig. A empresa chilena passará a deter uma pequena participação na Nova Varig. Dentro da ex-maior empresa aérea brasileira o negócio é visto como um "começo promissor de namoro" e um sinal para o mercado que a empresa é viável. O objetivo é que a médio prazo, a LAN Chile aumente a sua participação. Essa parceria estratégica está sendo tentada há meses. Várias empresas internacionais negociaram com a Varig durante este período.


A LAN Chile entra na Varig 2 | 12:59

O presidente da Varig, Guilherme Laager, responsável pelo acerto final do aporte da LAN Chile estará hoje e amanhã em Brasília para comunicar oficialmente o acordo a alguns ministros. Sua intenção é reafirmar a viabilidade da companhia renascida meses atrás. E reclamar da Anac. Segundo a Varig, a Anac tem feito seguidas tentativas de impedir a decolagem da empresa. A mais recente foi o cancelamento de 22 slots (horários de pousos e decolagens) da Varig no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na Justiça, a Varig conseguiu retomar os slots.


AVIAÇÃO
Expectativa na TAM | 08:27

O mercado aguarda para breve o anúncio de mudanças administrativas na maior empresa aérea do país.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

31/01/2007 - 15h29
Chilena LAN negocia compra de participação na Varig

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

A Varig confirmou que mantém negociações e que está bem próxima de fechar um acordo com a LAN Chile.

A empresa chilena entraria com uma participação na nova Varig, que ganhou a concessão de operar vôos em dezembro passado.

Segundo a área, a melhor palavra para a relação das duas aéreas até o momento é 'namoro'.

Ao mesmo tempo, a Varig tenta manter os "slots" (horários de pouso e decolagem) no aeroporto de Congonhas (São Paulo). Na semana passada, decisão favorável da Justiça do Rio possibilitou a empresa recuperar os espaços no aeroporto mais movimentado do país.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no entanto, não aceita a determinação da Justiça do Rio e quer manter a decisão de repassar os "slots" a concorrentes no segundo semestre, após conclusão das obras de recuperação das duas pistas de pouso.

A Varig tenta ainda voltar a fazer parte de uma rede mundial de companhias aéreas.
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Será que á AirCanada desistiu do negocio, ou vão vender
para as 2 empresas.

sds,
Moises Propp
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

Ou a VARIG vai ter um monte de bandeiras: Canadense... Chilena... Americana... e lá lá no final a Brasileira.
Um abraço!!!
Celso Clementino Moreira
PC
PC
Mensagens: 245
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 22:13

Mensagem por Celso Clementino Moreira »

Senhores, que tal ir pensando na LAN BRASIL, LCC. e no abandono da Varig no nacional sendo vendida para a Lan e assumindo rotas internacionais , faturando unicamente em dólares. A VARIG LOG aumentando brutalmente seu tamanho.

Gente, LAN é empresa com administração de excelencia! Ninguem no mundo tem melhor resultado no momento que a LAN.

VIVA A TAM , que deixou de comprar a VARIG por um trocado apostando na quebra e agora vai pular miudinho com a LAN. O gerenciamento e estratégia adotados pela TAM devem estar fazendo o genial Rolim virar no túmulo de raiva!
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Não sei se vai conquistar o mundo mas, quando deixou de ser Lan Chile para ser soemnte LAN, se dizia no meio que buscariam ser Latin America Network.[/u]
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Interessante vi ficar quando a Varig aderir a OneWorld. Varig,Lan e AA vai virar quase um monopolio. A Tap vai sofrer com a Varig/Iberia juntas e deve ainda sobrar para as outras.
O pessoal da Star vai precisar correr atrás para recuperar a Varig.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Não acho uma boa para a VARIG ter a LAN como sócia. Elas são e devem continuar concorrentes. Jamais eles permitirão que a VRG se torne maior que eles pq pela lógica deverão trabalhar para fortaceler sua marca e não a VARIG.
Penso que a Air Canadá é mais interessante pois não é sulamericana. Já tenho saudades da Fundação Ruben Berta (nos bons tempos, é claro).
Precisamos de um Hugo Chavez no Brasil tb, Ta uma bagunga sem tamanho!!!
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Se o agora confirmado ditador Chavez estivesse por aqui, voce certamente não teria a oportunidade de se manifestar em um fórum.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Imagem

Fonte: O Globo
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Imagem
Imagem

Fonte: Jornal do Brasil[/img]
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O ESTADO DE S.PAULO
Chilena Lan pode virar sócia da Varig
Grupo empresta US$ 17,1 milhões à Varig, como primeiro passo para participar do capital da empresa
Mariana Barbosa

Depois de meses de especulação, a chilena Lan Airlines deu ontem o primeiro passo que poderá transformá-la em sócia da nova Varig. A empresa anunciou um empréstimo de US$ 17,1 milhões para a companhia brasileira, com a opção de converter essa dívida em participação acionária. Segundo analistas de mercado, se a Lan exercer essa opção ficará com cerca de 5% do capital da empresa.

O valor do empréstimo é pequeno para os padrões do setor aéreo e, sobretudo, para as necessidades de expansão da Varig. Segundo analistas, esse dinheiro deve ser usado para capital de giro. Mas, mesmo tendo um valor relativamente baixo, essa operação traz alguns sinais importantes.

Se por um lado o empréstimo é um indicador do interesse da Lan pelo mercado brasileiro, por outro sinaliza que o fundo de investimentos americano Matlin Patterson, que adquiriu a Varig no leilão judicial, não está mais colocando dinheiro no negócio. “O Matlin já deu todos os sinais que pretende se desfazer do investimento”, afirma uma fonte próxima à Varig.

NOVOS AVIÕES
Para o analista Paulo Sampaio, a entrada no mercado brasileiro é a “única grande oportunidade de crescimento que resta para a Lan”. “O mercado brasileiro é de uma importância capital. O Chile tem o PIB do Estado do Rio de Janeiro. Uma entrada no mercado brasileiro muda totalmente a situação da Lan no mundo.” Já para a Varig, avalia, a parceria com a Lan ajudará na tentativa de conseguir novos aviões no mercado.

“A Lan sempre disse que gostaria de entrar no Brasil e uma eventual participação na Varig casa com sua estratégia de expansão na região”, completa o analista do Santander em Santiago, Felipe Mercado.

Apesar de não achar este o momento ideal para entrar no mercado brasileiro, Mercado diz que a Lan está determinada a conquistá-lo. “O Brasil é um mercado atrativo e creio que ela vai entrar de sócia”, diz. “A Varig tem rotas importantes para a Lan. Mas com a crise do controle de tráfego e com competidores tão fortes como TAM e Gol, talvez este não seja o melhor momento, nem a Varig o melhor parceiro para entrar no Brasil.”

Um executivo do setor que conhece de perto a Lan diz que a empresa chilena é bastante agressiva e “não dá tiros no escuro”. “Eles querem entrar de sola na Varig, mas estão fazendo um investimento a conta gotas, para ver primeiro se não há problemas com as autoridades do setor aéreo brasileiro”, diz o executivo, lembrando que o Brasil é um dos países da América Latina com a legislação mais restrita no que se refere à participação estrangeira.

As negociações da Lan foram realizadas com o Matlin Patterson, em Nova York, e pegaram de surpresa alguns executivos da própria Varig. Uma das maiores empresas da América Latina, com receita anual de US$ 2,5 bilhões e em franca expansão, a Lan está há anos de olho no Brasil. Tentou adquirir a TAM, mas a família Amaro não quis vender o controle da empresa. A Lan também analisou a possibilidade de adquirir a Gol - hoje sua grande rival no continente - mas já era tarde. Hoje, a Gol e a TAM estão grandes demais para a Lan.

As ações da Lan subiram mais de 3% ontem com o anúncio do empréstimo. Analistas dizem que a Lan pode aumentar sua participação na Varig adquirindo a totalidade das ações do Matlin Patterson, que é dono de 20% do capital votante, limite máximo para um investidor estrangeiro. Outra possibilidade, que já foi estudada, é a aquisição do controle da Varig por meio da Absa Cargo, subsidiária de cargas da Lan no Brasil. Assim como o Matlin é minoritário na Varig, a Lan tem apenas 20% do capital votante da Absa. E, assim como o Matlin, a Lan é quem dá as cartas na companhia.

MERCADO
Uma eventual entrada da Lan no Brasil terá reflexos significativos para as concorrentes TAM e Gol. “Aí sim teremos uma competição bastante interessante pois a Lan nunca entra em um mercado para brincar”, diz o analista Paulo Sampaio. “Teremos as três maiores empresas da América do Sul competindo de frente no Brasil. Todas as três são bem administradas, eficientes e com ações na bolsa de Nova York.”

A Lan tem ações negociadas em Nova York e Santiago, mas seu controle está nas mãos das famílias Cueto e Piñera. Um dos principais controladores, Sebastián Piñera, foi candidato a presidente do Chile em 2005, concorrendo pelo partido de centro-direita Renovação Nacional, mas foi derrotado por Michelle Bachelet.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Valor Econômico
LAN aproxima-se da Varig de olho em mercado no Brasil
Janaina Vilella e Roberta Campassi

A chilena LAN negocia com a VRG Linhas Aéreas, a nova Varig, a compra de participação minoritária na empresa brasileira. Ontem, em comunicado, a LAN informou que fez empréstimo de US$ 17,1 milhões em setembro do ano passado à Varig em troca de exclusividade em opção de compra de ações da companhia. O Valor apurou com fontes ligadas à Varig que a chilena negocia a aquisição de 10% do capital total da empresa.

"Nunca escondemos o interesse em participar do mercado brasileiro, porque só ele representa 50% da aviação na América Latina", afirmou Claudio Tessada, diretor geral da LAN no Brasil. Segundo o executivo, a companhia não decidiu se e quando vai adquirir uma participação na Varig. "Podemos garantir que cumpriremos a lei brasileira", disse.

A legislação prevê a limitação em 20% de capital estrangeiro com direito a voto nas empresas aéreas brasileiras. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, ontem, que "não recebeu nenhum pedido oficial para constituição de novos sócios - com aporte ou não de capital estrangeiro - referentes à empresa VRG, conhecida também como nova Varig".

As conversas entre as duas empresas sobre a compra de participação começaram meses depois da venda da Varig para a VarigLog, em julho, mas até ontem não haviam sido confirmadas oficialmente. A LAN conduziu as negociações diretamente de sua matriz no Chile, sem envolver os responsáveis pelas operações da companhias aérea no Brasil.

Se a LAN decidir adquirir a participação na Varig, terá que comprar as ações do fundo de investimentos americano Matlin Patterson. Isto porque o fundo já detém o limite de 20% do capital votante da Varig.

Comenta-se no mercado que o Matlin Patterson deseja se desfazer de suas ações em razão da dificuldade que tem enfrentado para aumentar a frota da companhia aérea. Isso porque as principais companhias de leasing (aluguel) de aviões garantem que não fecharão contratos com a Varig, especialmente num momento em que a demanda por aviões no mundo todo está aquecida.

Em nota, a nova Varig disse ontem que a aproximação com a LAN "é o início do namoro entre duas grandes empresas da aviação civil".

A LAN já detém um participação da empresa de carga aérea Absa, sediada em Campinas (SP). A empresa chilena possui 20% das ações ordinárias (que dão direito à voto) e 100% das ações preferenciais.

Para se aproveitar do fluxo de passageiros entre os países da América Latina - um dos que mais cresce no mundo, a taxas de 6,9% ao ano - a LAN criou subsidiárias em vários países. A companhia tem unidades no Chile, Peru, Equador e na Argentina - esta última resultado da aquisição da Aero 2000, em 2005. Com essa estratégia, a empresa faz rotas domésticas em cada um desses países e rotas internacionais entre eles.

Segundo Tessada, a LAN estuda diferentes possibilidades com a Varig. "Ainda não existem definições sobre possíveis acordos comerciais", disse. Ele lembra que a LAN já teve um acordo de compartilhamento de vôos (code-share) com a Varig, até 2001. No final de 2006, surgiram rumores de que a Varig poderia unir-se à aliança oneworld após sair da Star Alliance. A LAN faz parte da oneworld.

O movimento da LAN reforça a discussão sobre o limite de capital estrangeiro permitido no Brasil. O Ministério da Defesa estuda elevar o teto para até 49% e já há projetos de lei sobre o tema tramitando no Congresso.

Imagem
paulopre-aero
PC
PC
Mensagens: 112
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
Localização: Porto Alegre-RS

Mensagem por paulopre-aero »

:-) Excelente clipping acima! Deve dar um trabalhão.

Esta notícia foi uma surpresa total pra mim. Minha expectativa era que em 12 meses após o leilão a RG já estivesse com perto de 50% do que era (com pelo menos uns 50 aviões). Afinal, se disse que investiriam 300 a 500 milhões de U$, que fariam parceria com a Air Canada, etc. Mas parece que os gringos que estão no controle resolveram começar tudo do zero. Pelo jeito o que encontraram deve ter assustado (sem falar no risco de sucessão trabalhista e a "ajuda" que a ANAC está dando).

Para a LAN com certeza será um grande negócio, pois só no seu país ela não tem como gerar trafego e crescer. Se a aliança aumentar, é mais provável que a RG se torne LAN do que o contrário.

Além disso vai trazer a RG para a Oneworld. Varios post acharam isto ótimo, mas a rede de conexoes que eram oferecidas via Star eram insuperáveis. Tente montar uma conexão internacional hoje! Sites de passagem como Orbitz e Expedia já nem listam mais conexões saindo de POA ou CWB. Tem que comprar a perna interna por fora. Só GRU e GIG e olhe lá.

Mas de qualquer fora, dinheiro sempre é bom.

sds

Paulo Fernando
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 605
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
Localização: Alegrete, RS

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Não falei em ditadura propriamente dita, mas pulso firme para comandar. Este país virou casa-da-sogra...
Responder