Página 1 de 1
Funcionários da Vasp anunciam greve
Enviado: Qua Jan 26, 2005 17:22
por Maurício
Segundo o site Terra, os funcionários da Vasp estão anunciando greve a partir desta meia-noite. Eles exigem o pagamento dos salários atrasados e o cumprimento do acordo feito ano passado. Decisão tomada em assembléia à tarde.
Maurício.
Enviado: Qua Jan 26, 2005 17:35
por B767
Por mais que a gente(digo em termos coletivos)simpatize com o pessoal(por sinal tao sofrido) da VASP, tomara que os efeitos da greve nao saiem pela culatra. Agora, sem duvida, a VP se encontra num momento extremamente delicado.
Enviado: Qua Jan 26, 2005 18:04
por Anonymous
Funcionários da Vasp entram em greve à meia noite
Quarta, 26 de Janeiro de 2005, 18h51
Os funcionários da Vasp decidiram entrar em greve a partir 0h desta quinta-feira. A decisão foi tomada em assembléia hoje à tarde por conta de salários atrasados.
Vasp volta a deixar passageiros no chão
De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, a paralisação deve durar pelo menos até o próximo dia 4, quando está marcada uma nova assembléia.
"Os trabalhadores decidiram entrar em greve em respeito aos usuários e para garantir a segurança (dos vôos)", afirmou ela.
Desde o último sábado, a Vasp vem cancelando parte de seus vôos, aqueles que têm menos de 50 por cento de ocupação e que, portanto, trariam prejuízo à companhia aérea.
O Departamento de Aviação Civil (DAC) já multou a Vasp pelo cancelamento e nesta quarta-feira deve divulgar relatório de uma auditoria feita nas contas da empresa, que corre o risco de perder as licenças dos vôos regulares que deixarem de ser realizados. Segundo o sindicado, a Vasp tem cerca de 4.000 empregados diretos e eles estão com os salários de dezembro atrasados.
A Vasp, que já foi a segunda maior companhia aérea do país, teve sua crise deflagrada em meados do ano passado, devido a problemas com sua frota de aviões. A empresa tem agora participação inferior a 1 por cento do mercado doméstico de aviação. (Reuters Investor)
Fonte: Terra/Invertia Brasil -
http://br.invertia.com/noticias/noticia ... V_28314448
Enviado: Qua Jan 26, 2005 19:01
por Anonymous
Segue a mesma notícia do UOL:
26/01/2005 - 19h11
Pilotos decidem deflagrar greve na Vasp a partir da 0h de amanhã
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
Os pilotos e comissários da Vasp decidiram em assembléia hoje entrar em greve por tempo indeterminado. De acordo com a assembléia, a paralisação deve começar à 0h de amanhã.
A paralisação na Vasp vai ocorrer em meio à auditoria do DAC (Departamento de Aviação Civil), que está averiguando a capacidade da companhia manter em operação as oito linhas atuais. No ano passado, a Vasp operava 140 linhas por dia.
Segundo o presidente da Associação dos Pilotos da Vasp, Ariovaldo Panadés, os pilotos e comissários querem o cumprimento do acordo fechado com a empresa em outubro do ano passado.
O acordo garantia a estabilidade do nível de emprego, além de assegurar a regularização do pagamento de salários e gratificações.
Mas a Vasp descumpriu esse acordo em pouco tempo. Em outubro mesmo, por exemplo colocou 400 funcionários em licença sem remuneração. Com isso, deixou de garantir a estabilidade no emprego.
A empresa continua atrasando o pagamento dos salários. O salário de dezembro, que deveria ter sido depositado dia 7, ainda não foi pago.
No ano passado, uma paralisação deflagrada pelos pilotos em setembro acabou afetando todas as operações da companhia. Na ocasião, um série de vôos foi cancelada, o que obrigou a companhia a reduzir sua malha aérea.