Página 1 de 1

Casal assaltado no Afonso Pena

Enviado: Ter Jan 23, 2007 20:58
por Marcelo Affonso
Casal de médicos assaltado dentro do aeroporto

Andréa Bordinhão [23/01/2007] Parana online www.paranaonline.com.br

A falta de segurança e a fragilidade do acesso ao estacionamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ficaram evidentes no último sábado, depois que um casal de médicos foi assaltado à mão armada ao chegar no carro. Por volta das 16h30, Sebastião e Rosana Radominski colocavam as malas no carro, após voltarem de São Paulo, quando dois homens numa moto abordaram o casal e levou uma valise, uma bolsa e mais alguns objetos pessoais da mala.

“Eles estacionaram a moto atrás do carro, pegaram a valise que parecia de um computador, abriram a mala e pegaram minha bolsa”, contou Rosana. Segundo ela, nem depois do assalto o casal encontrou algum segurança ou qualquer funcionário do estacionamento para pedir ajuda. A área, que é bastante grande, não possui cerca. Qualquer pessoa tem acesso a pé ou de moto sem nenhuma barreira. O pagamento do estacionamento é feito dentro do saguão do aeroporto.

Após o assalto o casal encontrou outros passageiros, que chamaram a segurança da Infraero. “Eles nos falaram que o estacionamento era terceirizado e por isso não era responsabilidade deles”, reclamou a médica. A segurança do aeroporto entregou aos médicos o contato da empresa Ain, responsável pelo estacionamento. “A proprietária me disse que eles têm câmeras, mas que a Infraero disponibiliza só dois seguranças”, contou. O casal foi ajudado pelas funcionárias da Infraero para cancelar os cartões e para fazer o boletim de ocorrência.

A proprietária do estacionamento, que pediu que seu nome não fosse divulgado, não quis falar alegando que o correto é conversar com a Infraero. “O espaço é da Infraero. Então eu não posso falar nada sem o aval deles. E é uma questão que deve ser resolvida internamente”, afirmou. Já a Infraero informou, por meio da assessoria de imprensa, que teria que analisar o contrato com a Ain para se manifestar. No entanto, como foi procurada após as 17h (fim do horário comercial), só poderia responder hoje.

Responsabilidade solidária

Segundo a advogada do Procon-PR, Marta Favreto Paim, quando o consumidor entra no aeroporto a Infraero passa a ser responsável pelo que acontece lá. O mesmo acontece com o proprietário do estacionamento. “Os dois são responsáveis solidariamente. Então o consumidor pode acionar tanto um como outro ou até os dois”, explicou. “A segurança tem que ser feita pelos dois”, completou.




Obs: Na hora do assalto não foi encontrado nenhum segurança, mas o engraçado que quando estamos fotografando, escutando nossos HT's nos terraços sempre aparece um para importunar!

Enviado: Ter Jan 23, 2007 21:29
por Marco SBCT
No Plim-Plim mostrou que não há cerca o outra barreira e que carros e motos podem cair fora da estacionamento pelos gramados.
Fui inúmeras vezes lá e não havia notado esta precariedade .
Mas se formos ouvir c/nossos Ht logo vem um xarope perturbar.
Confirma que só interessa o aeroshopping ...

Enviado: Qua Jan 24, 2007 01:38
por bwach
Para mim nao e novidade!! Ja fui assaltado no SDU com arma na cabeca em janeiro de 2001. Ainda pra completar o assaltante era paraguaio, falava um portunhol pessimo e roubou minha mochila com livros e cadernos, nada de dinheiro. Quando fui reclamar a um seguranca que viu tudo ele me respondeu que nao reagiu porque tinha medo de ser morto e me mandou ir a delegacia fazer Boletim de Ocorrencia!!!

E em janeiro de 2005 vi um nigeriano furtando um passaporte de um Brasileiro em pleno check-in da Varig, mas acabou sendo derrubado por um policial federal e apanhou ate sangrar no meio do saguao. Esse pelo menos foi preso.