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Privatização dos aeroportos
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 02:09
por Rodrigo Souto
Pessoal!
Sejam francos: O que vocês acham dos nossos aeroportos serem privatizados? Vocês concordam ou discordam? Sejam francos e sem bagunçar nas respostas.
Abraços e até fevereiro no RS, quando estarei de volta para minha antiga casa onde fui acolhido

Rodrigo C. Souto
Contra
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 10:50
por Constellation
Caros amigos,
Eu sou contra a privatização dos aeroportos, porque em todos os casos de privatização que ocorreram no nosso país, os preços foram para a estratosfera. Vide o caso da telefonia e das rodovias concessionadas. O serviço pode até melhorar, mas não proporcionalmente aos preços.
Pode ser até que não melhore, e que os aeroportos sejam sucateados em favor dos lucros.
Mas a administração pública poderia melhorar.
Um abraço.
Re: Contra
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 11:12
por MARRS
Constellation escreveu:Caros amigos,
Eu sou contra a privatização dos aeroportos, porque em todos os casos de privatização que ocorreram no nosso país, os preços foram para a estratosfera. Vide o caso da telefonia e das rodovias concessionadas. O serviço pode até melhorar, mas não proporcionalmente aos preços.
Preços na estratosfera? Onde? Quando a telefonia esra estatal, você levava até 5 anos para conseguir uma linha telefônica, e o preço era tão alto que linha telefônica era considerado um investimento, tal qual um imóvel... Hoje em dia voc6e encontra linha telefônica quase de graça... Quem me dera se privatizassem os aeroportos... Já imaginaram se a Infrazero saísse de cena e deixasse as empresas aéreas investirem em seus próprios terminais? Tenho certeza de que seria muito melhor!
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 11:29
por Phenom
Sou totalmente a favor!
Abraço
Re: Contra
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 12:14
por MaYeR
Constellation escreveu:Caros amigos,
Eu sou contra a privatização dos aeroportos, porque em todos os casos de privatização que ocorreram no nosso país, os preços foram para a estratosfera. Vide o caso da telefonia e das rodovias concessionadas. O serviço pode até melhorar, mas não proporcionalmente aos preços.
Pode ser até que não melhore, e que os aeroportos sejam sucateados em favor dos lucros.
Mas a administração pública poderia melhorar.
Um abraço.
Preço na estratosfera? Depois que passou para a inicitiva privada o Brasil é um dos países que mais tem telefones celulares no mundo...
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 13:06
por marcato
Sou compeltamente a favor da privatizaçao dos aeroportos como de qualquer empresa publica.
Empresas publicas sao exemplos de ineficiencia, pessima gestão, e infelizmente corrupçcão!
Empresas privadas, quando tem o privilegio de estar na mão de exelente gestores, são eficientes, flexiveis e rentaveis.
Quando estão na mão de pessimos gestores não sobrevivem dando espaço para as eficientes.
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 13:22
por Fernando Basto
Tb. sou a favor da privatização dos aeroportos ! FORA 'INFRAZERO' !
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 17:01
por Oswaldo
Preço na estratosfera? Depois que passou para a inicitiva privada o Brasil é um dos países que mais tem telefones celulares no mundo...
Temos sim o maior número de celulares , mas quantas pessoas usam como queriam, presteratenção no valor real do minuto que você verá que não é tão barato assim. No caso da telefonia fixa a assinatura básica custava 3 reais e hoje custa mais de 40 reais. Pergunta seu salário cresceu tanto assim de 98 para cá?
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 18:25
por MARRS
Oswaldo escreveu:Preço na estratosfera? Depois que passou para a inicitiva privada o Brasil é um dos países que mais tem telefones celulares no mundo...
Temos sim o maior número de celulares , mas quantas pessoas usam como queriam, presteratenção no valor real do minuto que você verá que não é tão barato assim. No caso da telefonia fixa a assinatura básica custava 3 reais e hoje custa mais de 40 reais. Pergunta seu salário cresceu tanto assim de 98 para cá?
Custava 3 reais, mas não havia linha para pronta entrega e você só conseguia ter uma linha pagando um ágio imenso para atravessadores... Ficava muito mais caro... Defender empresa estatal é simplesmente o maior retrocesso que existe hoje em dia e os debilóides do PT querem tapar o sol com a peneira... Deveriam privatizar o governo! Tira o PT do poder e entrega a uma empresa de gestão profissional!!!!
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 19:59
por moises Propp
Olá amigos,
Mas voces não podem se esquecer que estamos no Brasil,
um país de muitos politicos corruptos, do favorecimento
as grandes empresas, do massacre as pequenas, imagine
sendo privado um aeroporto, todos os balcões do chek in
sendo da TAM ou da GOL e as pequenas no estacionamento
do aeroporto, ou voces tem duvida disso, infelizmente no
Brasil tudo é do jeitinho, o Brasil é o unico país do mundo que
cobra pedagio para andar em pista simples, e as empresas
nunca fizeram 100 metros de pista nova, o Brasil está construindo
a BR101 para depois de pronta entregar aos pedagios privados.
Sou a favor de o governo vender os aeroportos a iniciativa
privada, vender em leilão publico, contratar empresas para
avaliarem o bem, e com o valor arrecadado investir na nossa
aeronautica e em equipamentos para monitorar nosso espaço
aereo.
sds,
Moises Propp
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 20:23
por gugacwb
Sou totalmente a favor da privatização dos aeroportos brasileiros. Temos diversos bons exemplos pelo mundo e que poderiam ser aplicados por aqui. Com a privatização, tenho certeza que os aeroportos seriam melhor administrados e seriam muito mais eficientes e seguros. E no Brasil, por incrível que pareça, as empresas privadas são melhor fiscalizadas que as públicas.
Então, os serviços prestados teriam que ser de qualidade superior a que temos hoje, como em outros ramos, exemplo da telefonia. E mesmo de estradas, e nesse caso, com preços exorbitantes, mas sobre a segurança, não há discussão. Pessoalmente prefiro pagar caro e ter a certeza que não vou parar na Av. Washington Luis quando pousar em Congonhas, do que pagar os preços de hoje (já caros) e não ter essa certeza.
E acredito que, assim como na telefonia, a concorrência seria interessante. A empresa que adminstrasse, hipoteticamente, Congonhas e Guarulhos pretenderia oferecer melhores serviços que o grupo que administrasse os aeroportos do Rio de Janeiro. E assim, com certeza os passageiros teriam serviços de alta qualidade, como deveria ser.
É isso. Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Enviado: Sáb Jan 20, 2007 22:14
por moises Propp
Olá amigos,
Se não me falha á memoria a Argentina privatizou os
aeroportos, e teve que tomar de volta por falta de
investimentos !
sds,
Moises Propp
Enviado: Dom Jan 21, 2007 00:29
por bwach
Sou completamente a favor de privatizar os aeroportos brasileiros ou dependendo do caso passa-los ao governo estadual ou municipal, depende de caso pra caso como ja comentei em outro topico a respeito de alguns aeroportos administrados pelo DAESP. Se um governo estadual tem condicoes de mante-lo, otimo; caso contrario, privatiza.
Com relacao aos terminais proprios de cias, sabemos que nos EUA isso e um fato que existe e seria muito bom no Brasil. Alguem comentou que a TAM e a GOL iriam colocar as outras com balcoes no estacionamento, mas isso e exagero, ate porque tanto TAM quanto GOL teriam que construir seus proprios terminais e o restante ficaria com a parte comum. E o que acontece em JFK, MIA, DFW, e tambem na Europa como MAD onde o terminal novo e operado somente pelas empresas da One World e as outras que tem acordo com a Iberia. No terminal velho ficou todo o restante.
Vamos ver no que vai dar por aqui
Infraero
Enviado: Ter Jan 23, 2007 12:04
por Constellation
Caros amigos,
Discordo totalmente da política da Infraero de colocar Aeroshoppings na frente de obras de infraestrutura de pistas, por exemplo, mas, quem tem mais de 45 anos sabe como eram os aeroportos brasileiros antes da Infraero: Aeroportos de 4º mundo sujos, desconfortáveis, inseguros, sem serviço nenhum de apoio.
Londrina sequer tinha serviço contra incêndio, e hoje a estrutura é melhor que a de muitas cidades por aí. O Terminal é seguro, limpo, bonito e funcional. Não temos ILS, mas a culpa não pode ser descontada inteiramente da Infraero. Um terminal de cargas está sendo inaugurado nesse semestre, assim como uma EADI - Estação Aduaneira de Interior, que pode internacionalizar as cargas aéreas (e até as terrestres), por aqui mesmo.
O maior problema de se privatizar os aeroportos no Brasil é que haverá monopólio na maioria dos casos, permitindo uma cultura do lucro em detrimento dos investimentos.
O caso das rodovias é emblemático: No Paraná, as concessionárias de Rodovias cobram um preço absurdo por estrada de via simples. Existia uma cláusula de compromisso de se construir pista dupla até 2005. Cadê? Nada, nem sinal, as empresas conseguiram protelar na Justiça os investimentos e 75 % do valor arrecadado nos pedágios são "despesas administrativas", e só 25 %são investidos na manutenção das estradas.
Corremos o risco de sair da frigideira e cair no fogo, ok?
Um abraço.
Serviço público
Enviado: Ter Jan 23, 2007 12:27
por Constellation
Caros amigos,
O maior problema com o poder público é a timidez do cidadão em cobrar seus direitos constitucionais.
Ações, despesas e administração da Infraero podem ser questionadas na Justiça, através de ação popular ou simples denúncia ao Tribunal de Contas da União. Tente fazer o mesmo com concessionárias privadas. Vamos quebrar a cara, ainda mais se essas concessionárias forem gigantes estrangeiras, o que é de se esperar.
Alguém espera que uma concesssionária privada vá construir um novo Aeroporto. Esqueça. Quem construiu Confins e Guarulhos?
Tá certo que Confins foi construído nos confins do Judas, mas imagine BH sem CNF hoje. Hoje, o Brasil dispõe de 3 aeroportos que são "reservas estratégicas": CNF, GIG e VCP. São aeroportos que devem concentrar a demanda nas próximas 2 décadas. Que concessionária privada contruiria ou operaria aeroportos semelhantes. Podem acreditar: NENHUMA.
Eu sou a favor da construção de Terminais Privados, mas não da privatização dos Aeroportos como um todo. Quais são os Aeroportos Privados bem sucedidos do mundo hoje?
Muitos aqui conhecem Aeroportos no exterior. Os problemas são semelhantes aos nossos, mesmo que os aeroportos sejam do "Primeiro Mundo". O Terminal 2 de Heathrow, por exemplo, é simplesmente medonho, pior que a Rodoviária Novo Rio.
Poucos aeroportos internacionais brasileiros são piores que seus congêneres estrangeiros. Existem exceções, como Singapura, muito bom, excelente mesmo. CDG é decepcionante em muitos aspectos. FRA também.
Bem, o assunto é realmente polêmico e parece que eu sou a única voz contra. Bem, galera, eu não trabalho na Infraero, e não tenho nada a ver com a administração pública, mas me considero realista. Respeito a opinião de todos, assim como gostaria de ver minha opinião respeitada.
Um abraço a todos.
Enviado: Ter Jan 23, 2007 12:34
por Constellation
gugacwb escreveu:Sou totalmente a favor da privatização dos aeroportos brasileiros. Temos diversos bons exemplos pelo mundo e que poderiam ser aplicados por aqui. Gustavo Ribeiro de Francisco.
Oi, guga, com todo o respeito, quais são os bons exemplos??
Sinceramente, eu não sei!
Um abraço.
Re: Infraero
Enviado: Ter Jan 23, 2007 16:38
por marcato
Constellation escreveu:O maior problema de se privatizar os aeroportos no Brasil é que haverá monopólio na maioria dos casos, permitindo uma cultura do lucro em detrimento dos investimentos.
Fala Constellation.
Eu vejo que muitas pessoas tem um certo "trauma" com as privatizações devido algums experiencias ruins que tivemos aqui no Brasil.
Eu acredito que devemos separar bem privatização de contrato.
Uma privatização jamais sera boa se tiver um contrato ruim!
Cabe ao governo definir uma boa estrategia e oferecer algo bom para o pais.
Abstração
Enviado: Ter Jan 23, 2007 19:18
por Constellation
Caros amigos,
Como o marcato disse, o problema está realmente nos contratos. Por exemplo, os contratos celebrados entre o Governo do Paraná e as concessionárias das rodovias é uma armadilha daquelas difíceis de serem desarmadas. As cláusulas incluem indenizações para as concessionárias no caso de construção ou melhoria de caminhos alternativos pelo governo, multas trilionárias para o caso de rescisão dos contratos e inibem até o controle do Estado sobre as tarifas cobradas. Será que foi um bom caso de privatização? E se isso ocorresse com os aeroportos? Seria desastroso para a nossa aviação.
O caso da telefonia permite, na maioria dos casos, especialmente no caso da telefonia celular, uma concorrência. Mesmo assim, pagamos um preço 4 vezes mais alto do que pagávamos antes da privatização. Mas, e os aeroportos? Uma concessionária que operasse GRU ou CGH, por exemplo, teria a faca e o queijo na mão, teríamos situação de monopólio mesmo.
As concessionárias receberiam aeroportos prontos, feitos com dinheiro do contribuinte. Quantas concessionárias construiriam novos aeroportos comerciais, de grande porte? No Paraná, até hoje, as concessionárias de rodovias nem sequer duplicaram os trechos a que se obrigaram nos contratos, e muito menos construíram novas rodovias.
Precisamos deixar de pensar no Governo como uma abstração. Não é uma abstração, é um conjunto de pessoas, assim como uma empresa, uma família ou uma república de estudantes. E quem coloca as pessoas no governo são nós mesmos.
Uma empresa privada pode tanto ser constituída tanto de pessoas boas como pilantras, como o governo. O problema é que não saberemos quem elas serão. Ninguém conhece quem está por trás das concessionárias de rodovias do Paraná, por exemplo, e, a julgar pelos embates entre elas e o próprio Governo, são muito poderosas e pisam em cima do usuário e de quem mais lhes atravesse o caminho. Não existe nenhuma transparência, ninguém sabe quanto, e nem para onde vai, o dinheiro arrecadado.
Essa é uma vantagem da administração pública. Os contratos da Infraero, por exemplo, são públicos. Qualquer cidadão que leia o Diário Oficial da União tem acesso. Qualquer cidadão pode pedir um "Habeas Data" de qualquer documento pelo qual se sentir lesado.
Precisamos atuar realmente como cidadãos, e cobrar do Governo, que na realidade somos nós mesmos, uma administração competente e descente, e jamais admitir que o Governo que nós mesmos colocamos no poder seja inepto, incompetente e ineficaz. As ferramentas para essa cobrança estão na Constituição e nas Leis, ao alcance de qualquer cidadão. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, nossas leis são muito boas, e mesmo muito avançadas em relação às de outros países. Veja se na Europa existe um Código do Consumidor igual ao nosso, por exemplo.
Quantos países têm uma Lei de Responsabilidade Fiscal igual à nossa?
Será que é vantagem transferir os aeroportos da incompetência pública para a incompetência privadas? Sim, corremos esse grave e altamente provável risco. Já pensaram se CGH falisse, por exemplo?
Desculpem-me se me alonguei demais no assunto, mas, como eu sou ó único "contra", tenho que defender meu ponto de vista.
Um abraço.
Enviado: Qua Jan 24, 2007 08:00
por Bagatin
Olá Constellation,
Muito boa sua mensagem. Para falar a verdade só não concordo mesmo com a parte da telefonia pois como já foi dito o preço e o tempo de espera para obter uma linha antigamente eram absurdamente altos e nem a tarifa mais baixa da época (que não era assim tão mais baixa que hoje) compensava esse investimento inicial. Hoje você compra aparelho de celular por R$1,00 e só paga o que gasta, além de ter todo o controle sobre o que gasta.
Eu particularmente sou a favor das privatizações mesmo. Como já foi muito bem dito, temos que separar a questão ideológica (privatização = mal) da questão técnica (contratos bem feitos). Foi ai que o povo foi enganado nessas eleições e quem poderia esclarecer - e até se beneficiar disso - teve medo, hesitou e pagou por isso.
Quanto ao setor específico de aeroportos, o que me preocupa é exatamente o ponto levantado por você: concorrência. Quando você tem em uma mesma cidade dois aeroportos igualmente servidos por meios de transporte eficientes que levem os passageiros até eles, então você tem uma situação de concorrência, onde as taxas cobradas do passageiro, das empresas aéreas, o conforto e a qualidade dos serviços passam a ser relevantes. Não vejo uma situação dessa no Brasil.
Não temos aqui nenhum caso como Londres ou Paris onde você tem dois aeroportos com capacidade para receber vôos nacionais e internacionais. Então é, de certa forma, um monopólio e um risco. Talvez para a nossa realidade seja mais interessante o conceito de parceria público-privada, onde o governo tenha poder decisório e a parte privada tenha algumas obrigações e compensações por isso. A atratividade ficaria por conta de conquistas comerciais do aeroporto.
Um exemplo bem atual é o aeroporto de Curitiba. Digamos que a obrigação de uma parceira privada fosse a instalação de ILS na RWY33 e construção da taxiway até a cabeceira 15, além da manutenção da infra-estrutura já existente. Essas seriam as obrigações mínimas e pelo cumprimento delas a empresa receberia um valor mensal fixo mais um percentual das taxas. Porém se essa empresa conversar e negociar com empresas aéreas, com operadoras de turismo e decidir construir uma terceira pista para tornar o aeroporto mais atrativo, então receberia uma bonificação maior. O conceito básico seria ter um contrato mínimo e viável porém com possibilidades de ganhos adicionais baseados em resultados e investimentos. É quase como o prêmio que se paga a funcionários que obtém bons resultados.
Abração!
Luiz Henrique Bagatin
Enviado: Qua Jan 24, 2007 08:11
por moises Propp
olá amigo Constellation,
Eu entendi sua mensagem, o problema que no Brasil quando
é feito uma privatização, é muito mal feita, só favorece as
empresas e prejudica os usuarios, as regras são feitas que
eles não tem obrigação de nada, e se o governo quizer tirar de
volta tem que pagar multas abusivas, eles só querem colocar
dinheiro no bolso, e se alguem achar ruim vaí de taxi!
Sou contra a privatização, com estes governos corruptos!
Até o filho do Lula tem empresa de telefonia celular, quem
sabe pode até ter um aeroporto tambem, Aerolula S/A em
parceria com o jose Dirceu ou os americanos!
sds,
Moises