Página 1 de 1

Dúvida sobre o acidente da Panair, na década de 50, em POA.

Enviado: Ter Jan 25, 2005 21:43
por Fernando Basto
Pessoal,

Um amigo meu, recebeu de uma pessoa (de nome Ivan Santanna) o seguinte e-mail (abaixo), com algumas considerações sobre o trágico acidente com o Constellation da 'Panair', na década de 50. Pelo relato dele e do que eu me lembro de meus avós (que moravam em POA, na época), comentando sobre este acidente, creio que o tal Ivan está enganado em alguns aspectos, sobre o ocorrido.

Agradeceria se alguém tivesse informações + detalhadas sobre este acidente (e seu comandante, EDU - Eduardo Martins de Oliveira) e pudesse postar aqui neste tópico, para dirimir possíveis dúvidas existentes. Achei essa história da 'marchinha de carnaval' extremamente funesta e sem propósito algum.

===================================

Abaixo, segue a troca de msgs. entre meu amigo e seu conhecido:

----- Original Message -----
From: Ivan Sant'Anna
To: Roberto Oliveira
Sent: Tuesday, January 18, 2005 9:36 AM
Subject: Re: Uma vez mais obrigado


Caro Oliveira,
Por coincidência, andei estudando a vida do Edu (comandante Eduardo Martins de Oliveira), numa época em que pensei em escrever sua biografia, ou a história do Clube dos Cafajestes, liderado por ele. Mas não me lembro se o time pelo qual o Edu torcia, era o Botafogo. Entretanto, se vc quiser saber disso, é só almoçar numa quarta-feira no clube Marimbás (em Copacabana). Nesse dia, lá se reúnem os veteraníssimos da aviação brasileira, entre os quais diversos amigos (todos na faixa de 90 anos) do Edu.
Em 28 de junho de 1950, uma quarta-feira, o Edu seria homenageado, à
noite, numa grande festa aqui no Rio, por completar uma marca histórica na aviação (não sei se 20 mil horas de vôo, ou 1 milhão de quilômetros, mas era uma marca importante e dificílima de conseguir). Nesse dia ele tinha um vôo, de Constellation, ida-e-volta para Porto Alegre. Saiu do Rio de manhã cedo. Ao chegar a Porto Alegre, havia forte camada de neblina sobre o aeroporto. O certo era o Edu se dirigir ao aeroporto alternativa e esperar o nevoeiro passar. Mas ficou com medo de perder a festa. Tentou aterrar mas errou a pista. Na segunda tentativa bateu numa elevação, morrendo todos os passageiros e tripulantes. No Carnaval de 1951 a Marcha "Zum-Zum-Zum, tá faltando um", foi um grande sucesso.
Um abraço,
Ivan

----- Original Message -----
From: Roberto Oliveira
To: Ivan Sant'Anna
Sent: Monday, January 17, 2005 8:03 PM
Subject: Uma vez mais obrigado


Não custa tentar, Ivan. Obrigado uma vez mais pela ajuda. Outra coisa: ouvi dizer, ou li em algum lugar (acho que numa biografia do jogador Heleno de Freitas) que o Cmte Edu da Panair era alvinegro. Ele morreu pilotando um Constellation e deu origem à música de carnaval "Está faltando um". Isso é verdade ou chute?

===================================

Fim das msgs. encaminhadas !

Enviado: Qua Jan 26, 2005 07:44
por Maurício
Segundo o Jetsite - "Panair - saudade de suas asas - ", o Cmte. Eduardo teria sido imortalizado na marcha de carnaval acima citada, em 1951.

Maurício.

Enviado: Qua Jan 26, 2005 08:13
por AeroEntusiasta
Amigo Fernando.

Faça o download das páginas que escaneei da Revista O Cruzeiro na semana do acidente. Informo que ontem mesmo (por coincidência) eu estava conversando com uma pessoa (off-fórum) sobre este acidente.

Apenas uma correção, os Constellation não operavam em POA em 1950, mas sim em Canoas, pois a pista não comportava esta anv, portanto ele não "alternou" Canoas, mas arremeteu e estava na segunda tentativa.

http://www.aeroentusiasta.com.br/arquivos/pppcg.zip

Enviado: Qua Jan 26, 2005 09:55
por Maurício
Exatamente Fábio, pois a pista do aeroporto de POA somente foi asfaltada em 1954, quando o Convair 240 PP-VCN da Varig realizou o seu primeiro pouso.

Maurício.

Enviado: Qua Jan 26, 2005 21:19
por Fernando Basto
Prezados Fábio e Maurício,

Muito obrigado pelas valorosas informações e fotos do trágico acidente !

Abraços,