Meus prezados:
Dilma diz que crise aérea terá como efeito a reestruturação do setor
quinta-feira, 28 de dezembro de 2006 - 15:49 - da Folha Online, em Brasília e em São Paulo
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, disse nesta quinta-feira que a crise no setor aéreo terá como efeito a reestruturação do setor. Ela saiu em defesa da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) --que vem sendo responsabilizada em parte por não conseguir conter os problemas nos aeroportos-- ao observar que a agência tem menos de um ano de criação e pegou "um setor monopolista" e ainda não tem amadurecimento se comparada com as demais agências reguladoras.
"Todas as agências no Brasil tiveram um processo de amadurecimento, estão mais bem implantadas. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está muito bem implantada porque houve um processo de amadurecimento, mas antes disso foi muito malhada", comparou.
A ministra observou que "o problema do setor aéreo é complexo e a própria trajetória [de problemas este ano] demonstra isso". E pontuou: "Primeiro a Varig, depois os controladores e agora as empresas aéreas. O Brasil não tinha uma política de aviação clara. Era uma política monopolista. A Varig era a política de aviação civil. O mercado mudou".
Com relação ao ministro da Defesa, Waldir Pires, também criticado, a ministra destacou que "sem uma política de aviação clara, não se pode exigir do setor o mesmo nível de amadurecimento dos demais". E destacou que o ministro é um dos quadros mais experientes do governo. Dilma negou que a Casa Civil tenha assumido a crise no setor aéreo diante das dificuldades do ministro em reverter o problema. "Nunca tratei deste assunto", disse.
Medidas
Pires, que na quarta-feira (27) esteve reunido com representantes dos setores envolvidos para discutir a crise e evitar o caos nos aeroportos durante o Réveillon, anuncio medidas contra a crise. Elas incluem a proibição de novos fretamentos e a ameaça de punição em casos de "overbooking" --reserva de passagens acima da capacidade dos aviões.
"Nós asseguramos à população que ela deverá ter uma situação bem mais confortável, sem os momentos de agonia que viveu no Natal", disse Pires.
O ministro disse que deveria ser apresentado nesta quinta-feira o relatório da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre a auditoria realizada na sede da TAM, em São Paulo. O objetivo é saber por que a empresa precisou, na semana passada, de auxílio de aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) e de outras companhias aéreas para transportar os passageiros. A agência, porém, ainda não confirmou quando o relatório será apresentado.
Pires disse que ocorreram "falhas graves em relação a fretamento e a overbooking" e que as causas estão sob análise. Sem fornecer detalhes, ele afirmou que haverá "sanções sérias", que podem incluir multas. "São as sanções que a lei estabelece", disse.
Segundo a Anac, as multas seguirão os critérios estabelecidos em tabela criada na Instrução Normativa de Aviação, de janeiro de 2003. Os valores variam de R$ 3.000 a R$ 4.000.
Um abraço e até mais...
Dilma: crise aérea ocasionará reestruturação do setor
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
jambock
- MASTER

- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Dilma: crise aérea ocasionará reestruturação do setor
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
-
CHARLES SBBR
- MASTER

- Mensagens: 1159
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59
Re: Dilma: crise aérea ocasionará reestruturação do setor
O Brasil não TEM uma politica de aviação essa é a verdade!O Brasil não tinha uma política de aviação clara.
A Anac foi criada por simples inercia!
Aqui não existem nem se quer objetivos quem dera metas e missoes!
Nossa aviaçao simplismente flutua no espaço e no tempo levada por corajosos empresarios e por varios e varios profissionais e entusiastas que fazem tudo por puro e simples amor pela aviação!
Infelizmente nosso governo e nossa sociedade ainda não se deram conta da importancia do setor!
Só perceberam agora a falta e o caos que é nossa vida em um periodo deficiente!
Ficam colocando chifres sobre a cabeça da TAM sendo que o grande problema é nosso atc que reduz a produtividade das aeronaves pela metade fazendo com que milhares de pax fiquem no chao!
Lembro do memoravel dialogo do filme Os Eleitos onde os Lideres americanos refletiam sobre as grandes potencias da historia.
Falaram do sucesso do imperio romano por causa de suas estradas, dos britanicos por causa de seus navios e concluindo que quem liderasse a aviaçao e do espaço seria a nova potencia mundial!
Ja aqui no nosso brasil os nossos lideres, estão mais preocupados com o que o legislativo vai aprontar pra cima deles enquanto que o legislativo esta preocupado em aumentar seus salarios!
O culpado disso tudos somos nós que continuamos votando nesses incopetentes em vez de colocarmos "carne nova" em brasilia!
Fernando Marcato


-
Renato Guardiola
- PP

- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Dez 26, 2006 16:47
- Localização: FLN/SDU-GIG/IGU
- Contato:
Evidente Guardiola!Renato Guardiola escreveu:Discordo. Os controladores também são vítimas dessa baderna que hoje vemos. Eles não são deuses e não podem fazer milagres.sendo que o grande problema é nosso atc
como escrevi, o grande problema é o ATC (Air Trafic Control), ou seja, todo nosso sistema de trafego aereo e não os controladores!
Fernando Marcato


-
Renato Guardiola
- PP

- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Dez 26, 2006 16:47
- Localização: FLN/SDU-GIG/IGU
- Contato:
Ah tá. Erro de interpretação meu.marcato escreveu:Evidente Guardiola!Renato Guardiola escreveu:Discordo. Os controladores também são vítimas dessa baderna que hoje vemos. Eles não são deuses e não podem fazer milagres.sendo que o grande problema é nosso atc
como escrevi, o grande problema é o ATC (Air Trafic Control), ou seja, todo nosso sistema de trafego aereo e não os controladores!
