Crise aérea continua; Aeronáutica culpa a TAM

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arthuramaral_CGR
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Crise aérea continua; Aeronáutica culpa a TAM

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Folha de São Paulo
Crise aérea continua; Aeronáutica culpa a TAM
Comandante diz que a empresa segura aviões até conseguir ocupar todos os assentos
Aeroportos voltaram a registrar atrasos e confusão; Lula convoca reunião de emergência e diz que usuários merecem respeito
KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Em São Paulo, policiais ameaçaram usar gás pimenta para conter tumulto na sala de embarque do aeroporto de Congonhas. No Rio, um passageiro foi detido no aeroporto Tom Jobim (Rio) após quebrar um computador de uma empresa aérea. Em Brasília, um grupo invadiu a pista e teve de ser contido pela polícia.

Em mais um dia de caos nos aeroportos do país, com quase 44% dos vôos com atrasos de mais de uma hora, a Aeronáutica culpou ontem as empresas aéreas, especialmente a TAM, pela seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos iniciada na noite de segunda-feira.

Segundo o comandante do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o major-brigadeiro-do-ar Paulo Hortênsio Albuquerque Silva, as empresas agravaram o problema ao segurar os aviões no solo até que todos os assentos estivessem ocupados. "Os vôos estão atrasados porque as aeronaves estão esperando para saírem lotadas", disse à Folha.

Ele se reuniu com os responsáveis pelo controle de tráfego aéreo em São Paulo. Após o encontro, Silva culpou diretamente a TAM. "A empresa [TAM] está atrasando os vôos só para lotar as conexões. Isso é fato", afirmou. A companhia aérea negou as acusações.

A taxa de ocupação dos vôos, neste mês, está em 70% -normalmente, o previsto para este período do ano chegaria a 75%, segundo as próprias empresas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ontem mais uma reunião de emergência para discutir a crise e disse que os usuários têm de ser informados de quem é a culpa quando um avião atrasar.

Segundo a Anac, dos 1.227 vôos previstos no país, 539 tiveram atrasos de mais de uma hora e 47 foram cancelados.

Em Congonhas, entre as 19h22 e 19h27, o painel da Infraero mostrava que, dos 50 vôos previstos para o momento, 24 tinham mais de uma hora de atraso: 17 da TAM, seis da Gol e um da Varig. Em Cumbica, alguns vôos da TAM decolaram com seis horas de atraso.

A Anac, por meio de nota, disse que os aeroportos sofreram um "efeito dominó" e também atribuiu à TAM os problemas causados: além de citar as chuvas que ocorreram na segunda e terça-feira, disse que "outros problemas que contribuíram para os atrasos ocorreram com a TAM, em que seis aeronaves não puderam voar devido à manutenção não programada. A queda do provedor da TAM no aeroporto Tom Jobim também atrasou os vôos."

Para o comandante Silva, a saída é punir as aeronaves que solicitarem a autorização para decolar somente após 30 minutos do horário previsto para iniciar o vôo. A nova determinação começaria a ser implantada ontem e seria estendida a todos os controladores do país.

"Isso ficou acertado com na reunião que tive aqui em Congonhas. Na prática, o avião que não der o "pronto" [embarque efetuado, portas fechadas, corredor desconectado e trator engatado], só poderá decolar novamente quando houver um horário de oportunidade."

Segundo o oficial, essa foi a maneira encontrada pela Aeronáutica para forçar as empresas aéreas a agilizarem suas partidas. Silva mostrou um panfleto distribuído aos passageiros pela TAM que relacionava os atrasos a problemas com o controle aéreo. "É preciso que digamos a verdade. O controle de tráfego aéreo não pode ser culpado por tudo."

A TAM possui participação em cerca de 50% dos vôos domésticos do país.

Frases

"A empresa [TAM] está atrasando os vôos só para lotar as conexões. Isso é fato"
--------------------------------------------------------------------------------
PAULO ALBUQUERQUE SILVA
major-brigadeiro-do-ar e comandante do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)

"O controle de tráfego aéreo não pode ser culpado por tudo"
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arthuramaral_CGR
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Folha de São Paulo
TAM não faz como lotações, diz presidente
Empresa nega ter promovido atrasos e cancelamentos para lotar aeronaves e diz que teve problema atípico com a frota
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Responsabilizada pela Aeronáutica pelo agravamento da crise aérea, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, negou que a empresa tenha promovido atrasos e cancelamentos para "lotar" os aviões.

"Isso não faz sentido. O aproveitamento de assentos está alto apesar do apagão aéreo. Nossa linha é regular, não serviço de lotação", disse em entrevista na sede da Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília.

Segundo ele, o que ocorre é a "fusão" de vôos para acomodar passageiros das "trilhas" canceladas por causa dos aviões tirados de serviço para manutenção. Ele disse ontem que foi uma "coincidência" o fato de seis aviões da empresa precisarem de manutenção preventiva ao mesmo tempo em "itens mecânicos típicos da aviação", além da falha de computador no check-in da empresa no Rio.

Ele disse que vários Airbus 320 apresentaram falhas em itens "no-go", isto é, sem os quais é preciso ter checagem de segurança para autorizar o vôo.

Com isso, seis "trilhos" (série de rotas da aeronave no dia) desses aviões, alguns com até seis destinos no dia, além de nove trilhos alternativos, foram afetados. É o "efeito dominó", que causou atrasos da TAM em todo o país. A média de demora, diz a empresa, foi de duas horas, mas há registros de espera de até sete horas.

Após 44 cancelamentos na quarta e 26 ontem, Bologna disse que a normalização, ou "readequação da malha", ocorrerá até hoje à noite. As seis aeronaves já teriam feito manutenção.

A frota da TAM é de 95 aviões, 85 em rotas domésticas. Segundo Bologna, o normal é que 1% da frota esteja sob manutenção preventiva. "Ontem houve uma discrepância, uma coincidência", disse. "Mas isso não aconteceu de propósito para prejudicar passageiros."

Sobre as sanções da Anac, Bologna disse ser necessário levar em conta as médias de atrasos e cancelamentos obtidas por uma empresa e se as falhas são propositais. (LEILA SUWWAN)
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arthuramaral_CGR
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Fonte: O Globo (via aeroclipping/SNA)
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arthuramaral_CGR
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Mensagem por arthuramaral_CGR »

O ESTADO DE S.PAULO
Lula culpa companhias aéreas pelo caos
Presidente isenta controladores e obriga empresas a assumir responsabilidade por vôos atrasados
Tânia Monteiro, Isabel Sobral
e Leonêncio Nossa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou ontem as companhias aéreas pelo caos nos aeroportos às vésperas do Natal. Disse que os atrasos, as filas e a confusão que ontem revoltaram passageiros em todo o País não foram desta vez causados por deficiências do controle de tráfego aéreo, mas sim das empresas. 'Já não é um problema dos controladores, que estão trabalhando direito', disse o presidente.

Lula também determinou que as empresas, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), não deixem as pessoas sem informações. 'Não pode deixar passageiros quatro, cinco ou seis horas no aeroporto esperando e não cuidar deles. Cada empresa que tiver um problema deve comunicar aos passageiros, dizer se o avião está atrasado, se falta tripulação, se o avião quebrou ou não. O passageiro merece o respeito de alguém dizer: olha, não vai acontecer o vôo por causa disso.'

Horas antes, Lula havia discutido o caos aéreo com o ministro da Defesa, Waldir Pires, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno. O grupo avaliou que as companhias aéreas estavam jogando toda a responsabilidade nos controladores, omitindo sua culpa. 'É preciso que seja explicada a razão do atraso e quem é o culpado, se é a empresa, a falta de tripulação, passagens vendidas sem ter avião.'

Até as 17 horas, último boletim da Anac, 539 dos 1.227 vôos - ou 43,9% - previstos no dia para todo o País estavam com mais de uma hora de atraso; 47 haviam sido cancelados. O aeroporto de Congonhas era o campeão de atrasos - dos 207, 77 estavam fora do horário. Às 22h30, só haviam 32 vôos confirmados, de 101, e, mesmo assim, atrasados.

Situação causada por três motivos, segundo o presidente da Anac, Milton Zuanazzi: as fortes chuvas que atingiram São Paulo anteontem e provocaram suspensão de vôos, problemas técnicos em seis aviões da TAM, que levaram ao cancelamento de 26 vôos, e queda de um provedor da TAM, no Rio. 'Desta vez, é zero a relação dos problemas com os controladores do tráfego aéreo', declarou, explicando que os problemas de anteontem provocaram um efeito dominó. Em entrevista coletiva, assegurou ainda que 'todos poderão passar as festas de Natal e fim de ano com seus familiares em outros Estados'. Logo depois, porém, fez a ressalva: 'não pode se responsabilizar por excepcionalidades'.

No fim da tarde, o presidente da TAM, também é presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, Marco Antonio Bologna, admitiu responsabilidade no caos de ontem e anteontem (veja abaixo). O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, por sua vez, assegurou que não haverá necessidade de aquartelamento dos militares, com convocação de controladores de folga e cancelamento de férias, como foi feito nos feriados de 2 e 15 de novembro. Mas, apesar da tentativa de autoridades de garantir a normalidade nos próximos dias, o caos de ontem mostrou, mais uma vez, a fragilidade do sistema aéreo e despertou temores de que o feriado de Natal seja marcado por mais filas, longas esperas e transtornos. E o que dizer da expectativa para hoje? 'Estamos dando vazão à demanda reprimida', garantiu Zuanazzi. 'No sábado (amanhã), estará tudo resolvido.'
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arthuramaral_CGR
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Mensagem por arthuramaral_CGR »

O ESTADO DE S.PAULO
TAM assume responsabilidade
Companhia admite problemas com seis aviões
Tânia Monteiro, Isabel Sobral
e Laura Diniz

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) e da TAM, Marco Antonio Bologna, assumiu parte da responsabilidade pelos problemas enfrentados nos últimos dias nos aeroportos do País. Ele fez a ressalva de que houve excesso de chuvas, mas informou que, de fato, seis aviões da companhia apresentaram problemas técnicos e 26 vôos tiveram de ser cancelados. Bologna estimou que, num prazo de 48 horas, se restabelecerá a normalidade.

O Planalto recebeu com alívio a informação de que, desta vez, os problemas não eram nem do controle do tráfego aéreo nem de falha nos equipamentos da Aeronáutica. A idéia é que, a partir de agora, cada um assuma a responsabilidade pelos problemas enfrentados e apresente rápidas soluções, assegurando informações básicas aos passageiros.

Bologna negou, porém, que tenha ocorrido overbooking (prática pela qual as companhias aéreas vendem mais passagens do que o número de assentos disponíveis nos aviões), conforme alguns passageiros reclamaram em Congonhas. Ele disse que não existe tentativa da empresa de garantir 100% de lotação. 'Ninguém trabalha com lotação.'

O presidente da Ocean Air, Carlos Ebner, também negou overbooking. 'Se você está num momento de crise na indústria, qualquer gota faria transbordar o copo d'água. Eu seria menos ganancioso e pensaria mais na qualidade do atendimento', afirmou.

A maior parte dos problemas, segundo o presidente da TAM, se deu com aviões do tipo Airbus-320.Ele disse esperar que o problema não se repita hoje. 'Estamos dando vazão à demanda reprimida. O problema não tem nenhuma relação com os controladores de vôo. No sábado, estará tudo resolvido. O Natal e o ano-novo serão de normalidade. Apertamos os parafusos em relação à sintonia das informações aos passageiros', completou Zuanazzi.
Frg_DF
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Mensagem por Frg_DF »

Saudades da VARIG!
rbirtel

Mensagem por rbirtel »

Frg_DF escreveu:Saudades da VARIG!
Muitas!! Mas ela vai voltar! Ou melhor, ja esta voltando! VARIG VARIG VARIG
Luciano de Paula
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Mensagem por Luciano de Paula »

SAUDADES DE UM PAIS sério, com governantes e empresas sérias...uma vergonha o que está acontecendo...uma vergonha o salário dos controladores e o preço das passagens...uma vergonha estarmos na mão de 2 empresas aéreas...volta Varig mas essa não é a solução...

imagina se aqui tivéssemos neve e fog como Denver e Londres...
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Eu como gaucho torço pela volta da VARIG, mas não posso
como brasileiro torcer para que a TAM se de mal, temos que
ver que ela e tambem um empresa brasileira que vem ao
longo dos anos sofrendo com estes governos de burros que
só sabem colocar taxas, acho que o problema na TAM não
foi somente os 06 aviões que deram pané, acho que um pouco
dos problema foi seu sistema de reservas via internet que há poucos
dias teve uma alteração, talves seja aí um dos problemas,
pois não acredito que se o avião tiver 105 lugares vão vender
210 passagens, temos que ter paciencia atés de jogar as pedras
grandes, eu particularmente não tenho grandes amores pela TAM
mas tenho que respeitar está empresa que aos longos dos anos
vem vencendo com seu trabalho e dedicação, acho que após este
episodio o conselho administrativo da TAM vaí colocar muita
gente na fila de desempregado juntos com outros da VASP,VARIG
e TRANSBRASIL .
Desejo á TAM que o NATAL de 2007 seja melhor que o de 2006!
Eu particularmente gosto da webjet e oceanair.

sds,
Moises Propp
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AB3
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Mensagem por AB3 »

Luciano de Paula escreveu:SAUDADES DE UM PAIS sério, com governantes e empresas sérias...uma vergonha o que está acontecendo...uma vergonha o salário dos controladores e o preço das passagens...uma vergonha estarmos na mão de 2 empresas aéreas...volta Varig mas essa não é a solução...

imagina se aqui tivéssemos neve e fog como Denver e Londres...
Como se pode ter saudades de um país sério se o Brasil nunca foi isso?
AB3 - aeroentusiasta forum user
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marcato
CMTE.
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Mensagem por marcato »

AB3 escreveu:Como se pode ter saudades de um país sério se o Brasil nunca foi isso?
Hahahaha!
Pois é tava pensando exatamente isso ai!
Fernando Marcato

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