Página 1 de 1

TCAS II problemático em ambiente RVSM??

Enviado: Qua Dez 13, 2006 09:44
por Constellation
Caros amigos,

Estive lendo um artigo sobre Ambiente RVSM e vi um detalhe muito interessante: o artigo, publicado na revista Aero Magazine 129, de fevereiro de 2005, diz que operadores de TCAS II versão 6.4 devem mantê-lo DESLIGADO quando voando em ambiente RVSM, pois o sistema emite alertas quando existe tráfego a 1200 pés de distância. Como a separação vertical no RVSM é 1000 pés, isso evitaria a ocorrência de alarmes falsos de conflito de tráfego.

Procede tal informação? Se procede, existe a possibilidade dos pilotos do Legacy N600XL, que bateu no GOL 1907 em setembro, terem desligado o TCAS justamente para evitar alarmes falsos, e terem desligado o transponder junto. Nesse caso, estariam cumprindo um procedimento previsto e não uma irregularidade.

Uma outra questão me vem à tona: o TCAS do GOL 1907 estava ligado ou desligado?? Ninguém comentou nada a respeito.

Como é a operação de um TCAS II, versão 6.4 na prática?? É possível inibir alertas aurais? É possível desligar só o TCAS sem desligar o transponder junto? É possível haver uma confusão que leve ao desligamento do transponder junto com o TCAS?

Só agora começo a ver algum sentido no procedimento possivelmente adotado pelos pilotos Lepore e Paladino de terem, supostamente, desligado o transponder do N600XL. Já teria vontade de ser advogado dos dois....

Um abraço.

Enviado: Qua Dez 13, 2006 20:48
por classicpilot
Eu não gostaria de ser advogado deles não por um simples (muito simples) motivo: estavam voando no "setor par" da rosa dos ventos mantendo um FL ímpar (370).

Não tenho informações precisas sobre o funcionamento/operação do transponder/TCAS do Legacy, mas esse simples motivo já é suficiente para que sejam indiciados por homicídio culposo (pelo menos ao meu ver, que não sou advogado. Se alguém é advogado, adoraria saber se realmente é possível iniciar um inquérito apenas com esse simples e básico motivo, pois isso é ensinado em qualquer curso de PP).

Quanto a Gol, acho difícil desligarem o TCAS, devido à regidez do SOP da companhia e do FOQA também.

Indiciar, pode...

Enviado: Qui Dez 14, 2006 09:10
por Constellation
classicpilot escreveu:Eu não gostaria de ser advogado deles não por um simples (muito simples) motivo: estavam voando no "setor par" da rosa dos ventos mantendo um FL ímpar (370).

Não tenho informações precisas sobre o funcionamento/operação do transponder/TCAS do Legacy, mas esse simples motivo já é suficiente para que sejam indiciados por homicídio culposo (pelo menos ao meu ver, que não sou advogado. Se alguém é advogado, adoraria saber se realmente é possível iniciar um inquérito apenas com esse simples e básico motivo, pois isso é ensinado em qualquer curso de PP).

Quanto a Gol, acho difícil desligarem o TCAS, devido à regidez do SOP da companhia e do FOQA também.
Caro classicpilot,

Existem motivos sim, para o indiciamento dos dois pilotos, mas, no final, o Juiz é quem vai dar a palavra final. Devemos lembrar que, logo no início das investigações, os pilotos estavam pagando o pato sozinhos, depois verificamos que o buraco era mais embaixo. Se no início eles estavam praticamente indefensáveis, hoje a situação é outra, e existem vários argumentos em sua defesa.

O SOP da GOL manda deixar o Transponder em Auto o tempo todo, mas é bastante omisso em se tratando do TCAS. Também acho difícil eles terem desligado, mas isso não teria muita importância, pois, se o Transponder do Legacy estava desligado, o TCAS não acusaria nada.

O que é interessante é existir um motivo plausível para se desligar um TCAS/Transponder: evitar alarmes falsos de tráfego em ambiente RVSM. Só tenho curiosidade em saber se isso pode ocorrer realmente.

Um abraço.

Enviado: Sex Dez 15, 2006 03:30
por stratocaster
Constellation e classicpilot, boa discussao, mas que sera trabalhosa na defesa dos envolvidos...
Suponho que o TCAS do Legacy, por ser uma aeronave recem-fabricada, e da versao 7.0, que melhorou o seu desempenho em situacoes que a versao 6.4 apresentava deficiencias, como aquela de emitir RA sem uma real necessidade. Segundo o RBHA 91.221 b,c e o proprio 121.356 e compulsoria a utilizacao dessa nova versao (7.0) voando em espaco RVSM para aeronaves equipadas com TCAS II ou ACAS II a menos que seja autorizado de forma contraria pelos orgaos competentes.
Nao conheco o painel de controle do transponder das aeronaves da Embraer, mas de um modo geral e possivel operar o transponder sem a necessidade de ativar o TCAS, ja que ha diversas funcoes no botao de selecao. Quanto ao 737, se o TCAS estiver desligado, intencionalmente ou nao, ha um alerta de TCAS OFF no ND (navigation display).
Porem, quanto ao TCAS, vale observar que ele nao necessariamente deve estar funcionando para o despacho de um voo, pelo menos em determinados lugares, e acredito que o Brasil e um deles.

Um abraco a todos.

Advogados...

Enviado: Ter Dez 19, 2006 13:18
por Constellation
Caros amigos, classicpilot e stratocaster,

Evidentemente, a situação dos pilotos Paladino e Lepore é das mais delicadas.

Entretanto, do ponto de vista de um advogado, é uma situação das mais interessantes. Defender esses dois, em uma situação dessas, pode alavancar uma carreira de um advogado e fazê-lo ganhar muitos milhares de dólares. Ganhar a causa, então, pode garantir o futuro profissional do advogado (e talvez até o dos pilotos...).

A defesa dos dois não será fácil, portanto é desafiante para os advogados. Se fosse fácil, seria uma causa irrisória e pouco lucrativa.

Para seus advogados, qualquer fato novo em favor dos pilotos é bem vindo. A revolta dos controladores de vôo e as acusações mútuas entre empresas aéreas, controladores, governo, pilotos e passageiros, no Brasil, deve ter sido brindadas com champanhe, pelos advogados da ExcelAire, Honneywell, Paladino e Lepore.

Tentem, se puderem, se colocar na condição de amigos ou advogados dos pilotos do Legacy, e encontrem elementos a favor dos dois. Vai ser um exercício mental interessante.

Também é interessante se livrar de precoceitos nacionalistas e xenófobos. Isso é bobagem, americanos não são bandidos e muito menos brasileiros são heróis, são pessoas comuns, como eu e vocês. Se Lepore e Paladino fossem dois pilotos brasileiros, e derrubassem um Boeing da Southwest ou da Continental, por exemplo, estaríamos torcendo por eles, por mais culpados que fossem, não é??

Imagine se fossemos pilotos brasileiros, e fossemos voar nos Estados Unidos, e voássemos aviões americanos, com tripulações americanas, e tivéssemos amigos e até uma namorada americana, estaríamos defendendo os pilotos do Legacy ou não?? Acho que sim...

Vejam todos os lados da questão, sem xenofobia, nacionalismo, preconceitos e dogmas. A história fica muito mais rica e muito mais instrutiva. melhor, pode salvar mais vidas no futuro.

Um abraço.

Re: Advogados...

Enviado: Ter Dez 19, 2006 14:11
por stratocaster
Constellation e demais colegas, boa tarde ai no Brasil. Como sempre, sao muito bem-vindas as discusses desse forum. Porem, 'Connie', nao concordo com varios pontos que voce mencionou.
E inquestionavel que essa e uma materia muito complicada e sensivel sob varios aspectos. Sabemos de antemao que na aviacao, no caso de acidentes, a finalidade da investigacao nao e encontrar culpados e muito menos puni-los por causa disso. Ate ai, tudo bem, principalmente porque e do nosso conhecimento que aprendendo e corrigindo certos erros cometidos, poderemos evitar inumeros outros mais adiante. Porem, mesmo com esse sentido de conduzir as coisas, nao e tao simples assim dizer que os envolvidos, responsaveis diretos ou nao, podem ficar satisfeitos que nada de ruim acontecera, a nao ser por algumas indenizacoes ‘aqui e ali’, uma punicao num outro canto, e so. Devemos nos lembrar que nada menos do que 154 pessoas perderam a vida e outras tantas sentirao de forma direta essa ocorrencia, alem dos enormes prejuizos materiais, obviamente num segundo plano, de custo e desdobramento inimaginaveis, principalmente para uma empresa aerea que emprega milhares de pessoas como a Gol e seus fornecedores, e que podem ser afetados por isso tambem.
A respeito do que voce salientou, assim como e possivel achar inumeros pontos a favor dos pilotos, podemos destacar outros tantos que podem nao ser tao favoraveis no sentido de isentar de responsabilidade direta a tripulacao do Legacy - vale notar, independente de sua origem, que e irrelevante, e certamente tomando como base o que foi levantado ate agora.
Quanto a estar torcendo pelos pilotos, na minha opiniao nao se trata no momento de corporativismo, ja que essa tendencia de apoiar ou nao e baseada, em principio, no quanto somos afetados por uma tragedia como essa. Para alguns, isso poderia ser mais um caso de infortunio de dois pilotos incautos, e que caira no esquecimento em dado momento, para outros, certamente, seria motivo de lamentacao eterna, do tipo "como esses irresponsaveis nao viram o que estavam fazendo", principalmente quando alguem muito proximo foi vitimado nesse acidente, e isso pode parecer uma idiotice e superavel, mas so quem sente na pele pode dizer, e nao necessariamente isso seria uma posicao de um leigo do assunto.
Ha pelo visto uma distribuicao de responsabilidade por tudo que ocorreu e uma obvia fatalidade em funcao da somatoria de problemas latentes que um dia iriam aparecer. Mas de maneira alguma, no meu ponto de vista, apoio qualquer lado, e se houve erros, intencionais ou nao, isso deve ser levantado e os envolvidos responsabilizados por isso. De que forma, nao cabe a mim analisar, mas nao e certamente motivo para qualquer tipo de celebracao, talvez, quando muito, somente por parte de insensiveis advogados, como voce bem destacou.
Sds

Enviado: Ter Dez 19, 2006 17:47
por Constellation
Caro stratocaster,

Eu não estou, de forma alguma, defendendo os pilotos Lepore e Paladino, não sou advogado deles. O maior problema, em um caso complexo como esse, é que alguém acaba pagando o pato sozinho, e outros problemas acabam varridos para baixo do tapete.

No começo das investigações, fiquei preocupado com o andamento das investigações, tudo corria para a responsabilização dos pilotos, isentando de culpa o Controle de Tráfego Aéreo, a Embraer, a Gol, os fabricantes de equipamentos, etc. etc.

Acidentes são provocados por uma série enorme de fatores que, somados, conduzem à tragédia. Estamos vendo que começara a se evidenciar vários problemas antes insuspeitos, e que estão despontando em crises, como a questão dos controladores de tráfego aéreo.


Sem dúvida, muitos elementos estão contra os pilotos do Legacy: por quê o Transponder estava desligado? Por que o equipamento voltou ao ar logo depois do choque, já com o código 7700? Tem muita coisa mal explicada ainda. E, se eles têm culpa, devem responder por isso sim, eu não disse o contrário.

O que não pode acontecer é jogarmos toda a culpa em cima deles, sozinhos, e esquecermos das outras falhas que contribuíram para o acidente.

Se eu me colocar do lado oposto nesse caso, na acusação dos pilotos, eu precisaria saber quais serão os pontos a seu favor, e me colocar na posição de defensor, para estabelecer a minha estratégia. É a estratégia de todo advogado ou promotor, devem ver sempre os dois lados da moeda. Foi nesse sentido que levantei os pontos que poderiam, em tese, contribuir com sua defesa.

Advogados também são pessoas normais, existem os mais sensíveis, assim como os totalmente insensíveis. Pessoalmente, não gosto desses últimos, são mercenários, trabalham por dinheiro e nada mais. Advogados, na sua grande maioria, acreditam nas pessoas e nas causas que defendem. Eu não defenderia ninguém sem acreditar em sua causa, e, nesse sentido, eu precisaria me convencer da inocência de Lepore e Paladino se fosse advogado deles. Não estou pessoalmente convencido disso no momento, com os elementos de que disponho, fornecidos, na maior parte, pela imprensa.

Já vi muitos casos de supostos criminosos, que foram jogados no inferno pela imprensa e pela opinião pública, e que se revelaram, ao final, serem eles as vítimas, e seus acusadores os criminosos. Se Lepore e Paladino tiverem culpa, quero que paguem por isso, mas, e se forem inocentes? Isso tudo, baseado em fatos, não em suposições, preconceitos e corporativismo, de onde quer que venham.

Obrigado pela sua opinião e seus argumentos, isso torna essa discussão, assim como muitas outras, muito interessante.

Um abraço.