Controladores de vôo denunciam: no Paraná existem pontos tão perigosos quanto a da região em que caiu o avião da Gol na Amazônia. São locais onde a comunicação por rádio não funciona e pode ocorrer um acidente aéreo.
Entre Curitiba e Foz do Iguaçu, no Oeste, seriam três pontos. Outros dois estariam entre a capital e Londrina, no Norte. Nestas áreas, os aviões pequenos, que voam abaixo dos 14 mil pés, ficariam sem contato por rádio com o centro de controle.
Um controlador de vôo, que não quis se identificar, explicou, ao Paraná TV 2.ª Edição, que a responsabilidade dos vôos nestas áreas é dos pilotos. “Ele pode até voar dentro deste ponto, mas ele não vai ter assessoria na parte de freqüência ou na parte de orientação”, revelou.
Segundo os controladores, os vôos comerciais com passageiros não sofreriam com os problemas de comunicação porque voam mais alto. Mas teriam outros pontos no estado em que seria impossível o contato com qualquer aeronave. Esta área, segundo um outro controlador de vôo, ficaria localizada no Norte do Paraná: “Essa região onde temos deficiência na freqüência é considerada uma área surda e muda”, disse.
Seis rotas passavam por dentro desta área, mas foram proibidas de serem usadas há cerca de dois meses.
Informada sobre a denúncia dos controladores, a Aeronáutica disse apenas que já está andamento o projeto de modernização do Cindacta II, que vai facilitar a comunicação entre as aeronaves e torre de controle.
Gazeta do Povo Online
Controladores de vôo denunciam pontos cegos no céu do Paraná
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- PP
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- Registrado em: Sex Set 08, 2006 16:08
O pior de tudo é voar com plano de regra Y (decolar IFR e pousar VFR) e pedir cancelamento do plano abaixo do FL145. Alguns controladores "gênios" aceitam o cancelamento do plano mas não deixam vc passar para a frequência livre, pedindo para vc reportar há 5min fora do destino. Mas...
Poxa vida!!!!! A maioria das aeronaves que estão 5 min fora do destino devem estar cruzando níveis abaixo do FL080, e com isso, estão com suas transmissões rádio com o Centro Curitiba bem comprometidas.
Me respondam, é mais fácil se coordenar em 123.45 com os tráfegos da região ou ficar tentando contato com o Centro CW sem sucesso?
Realmente, a região Oeste do PR (Pato Branco, Fco. Beltrão, Palmas, Cascavel, Toledo, Medianeira, etc) estão com cobertura péssima do ACC CW, só que na hora de pagar PAN/PAT, a cobrança é mais eficiente do que qualquer coisa já inventada pelo homem.
Esse é o Brasil do Lula e do Ministro totalmente leigo que ganha "apenas" R$6.000,00 descontando IR.
Poxa vida!!!!! A maioria das aeronaves que estão 5 min fora do destino devem estar cruzando níveis abaixo do FL080, e com isso, estão com suas transmissões rádio com o Centro Curitiba bem comprometidas.
Me respondam, é mais fácil se coordenar em 123.45 com os tráfegos da região ou ficar tentando contato com o Centro CW sem sucesso?
Realmente, a região Oeste do PR (Pato Branco, Fco. Beltrão, Palmas, Cascavel, Toledo, Medianeira, etc) estão com cobertura péssima do ACC CW, só que na hora de pagar PAN/PAT, a cobrança é mais eficiente do que qualquer coisa já inventada pelo homem.
Esse é o Brasil do Lula e do Ministro totalmente leigo que ganha "apenas" R$6.000,00 descontando IR.
Convenhamos, mesmo sendo leigo, que para a responsabilidade que tem um ministro de Estado, ganhar R$ 6 mil é pouco... ainda mais com os salarios extratosféricos, no caso várias vezes maiores eu os "mizeros R$ 6 mil do ministro", que muitos acessorzinhos de alguns deputados e juizes ganham...classicpilot escreveu: Esse é o Brasil do Lula e do Ministro totalmente leigo que ganha "apenas" R$6.000,00 descontando IR.
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- MASTER
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Interessante esta falha de comunicação no Sudoeste do PR e próximo a Cascavel, pois em Catanduvas, 50 Km de Cascavel, existe um Destacamento de Proteção ao Võo, com radar e Estação de Comunicações VHF/UHF com umas 3 frequências .
O que tenho notado é que as transmissões , pelo menos nas repetidoras do Afonso Pena, estão com um som muito bom, tendo sumido aquele eco que havia nas horas de agrupamento dos setores.
O que tenho notado é que as transmissões , pelo menos nas repetidoras do Afonso Pena, estão com um som muito bom, tendo sumido aquele eco que havia nas horas de agrupamento dos setores.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
A região do sudoeste é bastante acidentada, com muitas montanhas que pode atrapalhar a comunicação com aeronaves voando a baixa altitude.Marco SBCT escreveu:Interessante esta falha de comunicação no Sudoeste do PR e próximo a Cascavel, pois em Catanduvas, 50 Km de Cascavel, existe um Destacamento de Proteção ao Võo, com radar e Estação de Comunicações VHF/UHF com umas 3 frequências .
Mas Cascavel é uma região muito plana, sem muitas elevações, então a estação de Catanduvas deveria funcionar muito bem...