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Quanto vale a frota da Vasp?
Enviado: Dom Jan 23, 2005 21:04
por Anonymous
Segundo informações de uma das revistas de aviação do Brasil (não me lembro qual, mas acho que é a Revue) a frota da Vasp não vale nada.
Essa informação me parece totalmente equivocada, pois até mesmo as aeronaves que foram groundeadas pelo DAC estavam operacionais e tinham milhares de dólares em peças, imaginem então todos os 6 ou 7 breguinhas em melhor condição. o 732 é uma aeronave que ainda tem muito mercado na América Latina, Ásia e África, e custuma ser a primeira aeronave à jato de várias empresas.
Uma coisa me parece certa: se vai haver um futuro para a Vasp esse não passa nem perto da atual frota da empresa, então vendê-las parece ser melhor do que pintá-las de branco e deixá-las jogadas nos cantinhos dos aeroportos.
Quando a Varig aponsentou seus 732 para se adequar ao "status" Star Alliance, muita gente disse que eles iriam para o lixo, mas na verdade estão quase todos voando por aí até hoje.
Re: Quanto vale a frota da Vasp?
Enviado: Dom Jan 23, 2005 21:08
por Velásquez
rodrigo sbsv escreveu:Segundo informações de uma das revistas de aviação do Brasil (não me lembro qual, mas acho que é a Revue) a frota da Vasp não vale nada.
Essa informação me parece totalmente equivocada, pois até mesmo as aeronaves que foram groundeadas pelo DAC estavam operacionais e tinham milhares de dólares em peças, imaginem então todos os 6 ou 7 breguinhas em melhor condição. o 732 é uma aeronave que ainda tem muito mercado na América Latina, Ásia e África, e custuma ser a primeira aeronave à jato de várias empresas.
Uma coisa me parece certa: se vai haver um futuro para a Vasp esse não passa nem perto da atual frota da empresa, então vendê-las parece ser melhor do que pintá-las de branco e deixá-las jogadas nos cantinhos dos aeroportos.
Quando a Varig aponsentou seus 732 para se adequar ao "status" Star Alliance, muita gente disse que eles iriam para o lixo, mas na verdade estão quase todos voando por aí até hoje.
Foi na última Avião Revue na seção de cartas, onde o autor, respondendo a um leitor, afirma que a frota da Vasp não tem quase valor algum, tendo inclusive consultado especialistas do setor.
Abraços
Velásquez
Enviado: Dom Jan 23, 2005 21:55
por AB3
Até onde eu sei...
B737-200 VASP
Quanto aos parados, realmente restava canibalizar né... por pra voar custaria 3 "novos" 737-200!
Especula-se 500.000 doláres pelo SPG, SPF-, SPH, SPI, SFI, SNA, SNB que são os mais novos
A300 VASP
Com motores valeria 1,5 milhão de doletas, me admira a FLY AIR da TURQUIA não comprar esses aviões, ela pegou todos da JAPAN AIR SYSTEM, inclusive A300B2
\\\ QUANTO A VARIG
Realmente a maioria tá voando, exceto aqueles que estouraram ciclos que são os do GIG!
Enviado: Seg Jan 24, 2005 10:02
por Anonymous
Discordo que um A-300 com motores só valer Usd $ 1.500.000,00, haja visto a avaliação do 707 ( sucatão ) está neste mesmo patamar !!.
Sds.
Luna
Enviado: Ter Jan 25, 2005 14:41
por Anonymous
Luna escreveu:Discordo que um A-300 com motores só valer Usd $ 1.500.000,00, haja visto a avaliação do 707 ( sucatão ) está neste mesmo patamar !!.
Sds.
Luna
O sucatão vale isso pq é tratado a "pão-de-ló" pela FAB. Apesar a idade, os 737 do GTE e os 707 estão inteiros (para o padrão de ACFT da época) e existem muitas modificações de Avionicos e interior. Para se ter uma idéia, o 2115 e 2116 são EFIS. Era só a FAB abrir a boca para vender que choveria compradores.
Um 707 "comum" está valendo cerca de US$ 800.000 e os 737-200 da Vasp mais inteiros, valeriam 500.000, como dito acima.
Os A300 da Vasp são da versão com alcance reduzido. Quase não podem voar de sul a norte no Brasil e são os únicos da versão que ainda voam, ou voavam, no mundo.
Abraços
Valor da frota da VASP
Enviado: Qui Jan 27, 2005 11:10
por Convair 880-22(F)
O valor das aeronaves comerciais usadas obedece, estritamente, razões de mercado, ou seja, não importa se a acft. tem + ou - aviônicos ou se é ou não tratada a "pão-de-ló". Vamos exemplificar:
O Boeing 707, por ser hoje uma aeronave com um programa de "ageing" absurdamente caro, tornou-se totalmente antiprodutivo para as cias. aéreas que o operam ou operavam. Mesmo possuindo "hush-kits" para estágio 3, tornou-se antieconômico a instalação destes kits devido ao problema do "ageing". O bom e velho Seven Old Seven equipado com "hush-kits" estágio 2, possui hj um valor de mercado na faixa de US$ 250.000 (menor valor) a US$ 450.000 (maior valor). E estes valores são práticamente virtuais, pois não existe mais mercado para o 707 a nível mundial (proibição para aeronaves não equipadas para o estágio 3 em diversos países do mundo civilizado e custos operacionais exorbitantes devido aos programas de ageing). Então, nem os Zeros Setes da gloriosa Força Aérea possuem o menor valor de mercado, apesar de toda a fortuna que a FAB gastou em 1 deles faz pouco tempo, principalmente porque os mesmos, nem HK para estágio 2, repito estágio 2 possuem. US$ 1,5 milhão é fantasia pura.
E, desculpem-nos pela "grosseria":
SUCATÃO É A MÃE DO INFELIZ QUE INVENTOU ESTE INFELIZ APELIDO PARA O BOEING 707
O mesmo tratamento, a nível mundial, pode ser dado aos 3 A300B2 da VASP. Por serem práticamente, únicos quanto à autonomia ridícula, os 3 estão fadados a virarem sucata ou (esperamos e torçamos para que isso aconteça) sejam adotados por algum museu (tomara que o pessoal do MUSAL esteja com isso em vista). Um A300B4 com uma autonomia bastante melhor que os da VASP, já convertido para cargueiro, alcança hoje (mercado meio estagnado para o modelo cargueiro - entre US$ 4 e US$ 8.2 milhões). O NL, NM e NN valeriam hoje (virtualmente) o preço dos motores (meia vida) CF6-50C2 + ou - US$ 800.000 a US$ 1 milhão, com muito boa vontade. E estes preços são para aeronaves com um bom número remanescente de horas/calendário para um cheque pesado de manutenção. Os da VASP estão, se não me engano, 2 deles com cheques por serem feitos.
Os bregas + "modernos" (com "ageing" cumprido - que não é o caso dos da VASP) teriam um valor de mercado (até porque ainda são estágio 2) entre US$ 200.000 e US$400.000. Como existem alguns bregas equipados com estágio 3 no mercado, os da VASP possuem mais dificuldade para serem comercializados.
As únicas aeronaves que teriam ainda 1 bom valor no mercado de usadas, seriam os Trezentinhos.
Saudações aos aviólogos deste forum
Convair 880-22(F)
Feliz da vida na penteadeira do Douglas DC-8-73F

Bregas com EFIS
Enviado: Qui Jan 27, 2005 11:34
por Convair 880-22(F)
Caro aviólogo Cmte. Seabra
Acho que te passaram a conversa... Verifica lá com a sargentaiada do GTE na BABR, mas os bregas da Presidência não estão equipados com EFIS ainda... Caso confirmem peça 1 foto da cabine prá eles.
Saudações
Convair 880-22(F)
Feliz da vida na penteadeira do DC-8-73F

Enviado: Sex Jan 28, 2005 02:16
por Raphael
AH, VALE NADA.... TODOS OS AVIÕES DA VASP ESTARÃO NA MESMA SITUAÇÃO DOS 767 DA TRANSBRASIL PARADOS POR PENDÊNCIAS JURÍDICAS...
Re: Bregas com EFIS
Enviado: Sex Jan 28, 2005 14:10
por Anonymous
Convair 880-22(F) escreveu:Caro aviólogo Cmte. Seabra
Acho que te passaram a conversa... Verifica lá com a sargentaiada do GTE na BABR, mas os bregas da Presidência não estão equipados com EFIS ainda... Caso confirmem peça 1 foto da cabine prá eles.
Saudações
Convair 880-22(F)
Feliz da vida na penteadeira do DC-8-73F

Não me passaram conversa pq eu vi pessoalmenteo FAB2116 no final do ano passado. Não tenho fotos, pq infelizmente, é proibido fotografar estas ACFT por dentro. Tb é equipado com FMS e TCAS II e GPS (acoplado ao PA)
Enviado: Sex Jan 28, 2005 14:40
por cesar
No Airlines tem duas fotos da cabine de comando de um dos 737-200 da FAB. Impressionante o estado de conservação desses aviões. Não estou conseguindo colocar o link aqui.
Cesar