TAAG: novas aeronaves voarão na próxima semana
Enviado: Seg Nov 13, 2006 10:06
(ANGONOTICIAS)
Novos aviões da TAAG começam a operar na próxima semana Angop
As cinco novas aeronaves da companhia nacional de bandeira (TAAG), adquiridas recentemente pelo governo angolano à companhia norte-americana Boeing, começam a operar para o interior e exterior do país na próxima semana, disse hoje, em Luanda, o vice-ministro dos Transportes para a Aviação Civil, Hélder Preza.
Falando à imprensa no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", à margem da cerimónia de recepção dos referidos aviões, o governante, que chefiou a delegação angolana, que recebeu as aeronaves em Seattle (EUA), disse que ainda existem alguns obstáculos a transpor, essencialmente nos domínios documental e organizacional, que deverão ser ultrapassados nos próximos dias.
Entre os aspectos que merecerão uma atenção em breve, destaque para a tradução dos manuais de bordo, sendo que a maioria ainda está escrita em língua inglesa.
Relativamente a questões operacionais, Hélder Preza adiantou que não existem grandes constrangimentos, enfatizando que as aeronaves contam com tripulação angolana mas supervisionadas pela Boeing, por um período de três meses, procedimento normal, na óptica do governante.
"Quando é feita a formação de pessoal para aeronaves, normalmente o formador procura acompanhar nos primeiros meses o desempenho dos formandos e é neste quadro que alguns pilotos do centro de formação da Boeing estão aqui"- explicou.
Por outro lado, o vice-ministro disse que adquiridas que estão as aeronaves cabe agora à TAAG passar por um processo de reestruturação, visando dar suporte à operatividade das aeronaves.
"A TAAG recebeu novos meios e lamentavelmente não se reestruturou em tempo útil para que estes novos meios pouessem ser recebidos nas melhores condições. Por isso, a empresa vai ter que redobrar os esforços para que encontre condições operacionais e organizativas, de modo a que a operação destas aeronaves possa ser eficiente, segura e possa servir da melhor forma a população"- finalizou.
Os aviões 737-700 ER (três) têm uma autonomia de voo de seis a sete horas, com capacidade para 120 passageiros, podendo operar em todo o país e na região e voar, por exemplo, para a cidade de Sal, Cabo Verde, sem qualquer escala.
Já os 777-200 NG (dois) têm capacidade para voar mais de 13 horas consecutivas e levam de 255 a 420 passageiros. Neste vôo inaugural para Angola, os 777 bateram um record mundial ao voarem durante cerca de 16 horas ininterruptas.
O custo global da aquisição é de 990 milhões de dólares. Destes, cerca de 250 milhões foram financiados por um sindicato de bancos angolanos composto pelo BAI, BESA e BFA.
Os títulos relativos a esta tranche, feita no âmbito da divida pública, foram depois repassados a bancos estrangeiros.
Novos aviões da TAAG começam a operar na próxima semana Angop
As cinco novas aeronaves da companhia nacional de bandeira (TAAG), adquiridas recentemente pelo governo angolano à companhia norte-americana Boeing, começam a operar para o interior e exterior do país na próxima semana, disse hoje, em Luanda, o vice-ministro dos Transportes para a Aviação Civil, Hélder Preza.
Falando à imprensa no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", à margem da cerimónia de recepção dos referidos aviões, o governante, que chefiou a delegação angolana, que recebeu as aeronaves em Seattle (EUA), disse que ainda existem alguns obstáculos a transpor, essencialmente nos domínios documental e organizacional, que deverão ser ultrapassados nos próximos dias.
Entre os aspectos que merecerão uma atenção em breve, destaque para a tradução dos manuais de bordo, sendo que a maioria ainda está escrita em língua inglesa.
Relativamente a questões operacionais, Hélder Preza adiantou que não existem grandes constrangimentos, enfatizando que as aeronaves contam com tripulação angolana mas supervisionadas pela Boeing, por um período de três meses, procedimento normal, na óptica do governante.
"Quando é feita a formação de pessoal para aeronaves, normalmente o formador procura acompanhar nos primeiros meses o desempenho dos formandos e é neste quadro que alguns pilotos do centro de formação da Boeing estão aqui"- explicou.
Por outro lado, o vice-ministro disse que adquiridas que estão as aeronaves cabe agora à TAAG passar por um processo de reestruturação, visando dar suporte à operatividade das aeronaves.
"A TAAG recebeu novos meios e lamentavelmente não se reestruturou em tempo útil para que estes novos meios pouessem ser recebidos nas melhores condições. Por isso, a empresa vai ter que redobrar os esforços para que encontre condições operacionais e organizativas, de modo a que a operação destas aeronaves possa ser eficiente, segura e possa servir da melhor forma a população"- finalizou.
Os aviões 737-700 ER (três) têm uma autonomia de voo de seis a sete horas, com capacidade para 120 passageiros, podendo operar em todo o país e na região e voar, por exemplo, para a cidade de Sal, Cabo Verde, sem qualquer escala.
Já os 777-200 NG (dois) têm capacidade para voar mais de 13 horas consecutivas e levam de 255 a 420 passageiros. Neste vôo inaugural para Angola, os 777 bateram um record mundial ao voarem durante cerca de 16 horas ininterruptas.
O custo global da aquisição é de 990 milhões de dólares. Destes, cerca de 250 milhões foram financiados por um sindicato de bancos angolanos composto pelo BAI, BESA e BFA.
Os títulos relativos a esta tranche, feita no âmbito da divida pública, foram depois repassados a bancos estrangeiros.