Assim se voa no Brasil
Enviado: Sex Nov 10, 2006 17:46
Assim se voa no Brasil !!!
Repassando...
Aviadores , vamos nos unir , passem pra frente , coloquem comentários, lembrem de temas e escrevam...
Sabemos como é voar no Brasil. Até que voamos aeronaves de ponta , Boeings 737NG, 777 , Airbus A320 , A330 , Citations X , Lears 60 , etc...
Mas e nossas pistas? E a infra-estrutura acompanha o desenvolvimento das aeronaves ? Claro que não , está longe disso !
O passageiro brasileiro é muitas vezes enganado pelo belo terminal do aeroporto que vê , lojas , lanchonetes , até cinema , mas e do outro lado do pátio ? Será que isso importa ?
Nós pilotos estamos todos os dias voando pra cima e pra baixo operando em pistas curtas , sem recursos , sem auxílios , sem iluminação ! E precisava ser assim ? Claro que não , sabemos que o dinheiro arrecadado pela Infraero e pelo DAC ( agora ANAC ) não é pouco , mas porque esse tipo de investimento não é feito ? Simples , porque não aparece ! Quando algum incidente acontece , jogar a culpa no piloto é muito mais fácil ! Todas as pistas que operamos estão dentro da performance das nossas aeronaves, claro , mas precisava ser assim tão apertado , muitas vezes com operaçãoes tão marginais ?
Poxa , da pra contar nos dedos o número de pistas que operam ILS ( e olha que o ILS já é um instrumento antigo heim ? ) e as que operam , muitas vezes ficam meses fora do ar , as vezes anos , é uma completa vergonha ! Pense na 27 de Guarulhos , que vergonha uma aeronave estrangeira chegar de 12 horas de vôo e ter que fazer um procedimento NDB ! A 29 de Brasíla ( nunca deram conta de arrumar o Glide Slope , incompetêcia , falta de vontade ? ) a 35 de Congonhas parece estar indo pro mesmo caminho... a 15 do Galeão , aliás , o que aquele ATIS do Galeão ( que só funciona a poucas milhas do ponto de descida da aeronave ) informa de equipamento inoperante não é brincadeira !
Iluminação de pista é outro objeto de economia , iluminação central que muitas vezes faz a diferença entre um pouco tranquilo ou mais trabalhoso deve existir só em 3 ou 4 pistas em todo o país !
Terminal SP , VORs como Santana , Bonsucesso , etc... fora do ar , há anos ! Anos !! Veronha ? Incompetência ? Falta de vontade ? E olha que nós , pilotos, quebramos o galho né? Pois se repararem vários procedimentos de subida da TMA-SP por exemplo baseam-se nesses VORs inoperantes , mas nós deixamos pra lá , alocamos o Lateral Navigation e vamos embora ! Deveriamos deixar de fazer isso... tá fora do ar ? Entao vc que me vetore na subida pois nao eh possivel fazê-la sem tal VOR.
Informação meteorológica em vôo então é coisa precária no Brasil , male male temos frequências de meteroro que ninguém responde e não temos informações gravadas como existe na Europa e EUA que vc pode pegar metar de uma grande região em uma simples frequência.
Comunicação também é precário , chega a ser estressante ! Nunca respondem na primeira chamada... raramente na segunda ! É um controlador só falando em várias frequências ao mesmo tempo , e os babacas lá chamando e chamando que nem uns doidos !
E porque economizar tanto em pista ? Cidades não-principais , mas relativamente grandes e importantes contam com pistas pequenas , restritas sem iluminação descente e sem preocedimento. Mas muitas delas tem lindos terminais com ar-condicionado , lojas e lanchonetes piso de garanito e mármore , é claro , é isso que o passageiro vê.
E as novas taxas da ANAC , será que agora vão investir em asfalto e ILS ? Acho difícil !
Um país do tamanho do Brasil ter uma dúzia de ILS operando é de envergonhar ! Um só aeroporto nos EUA operam mais ILS do que isso !!!
Se virem pilotos , vão lá e pousem suas máquinas de última geração em pistas vagabundas , escorregadias , sem procedimento de precisão e perigosas como Ilhéus , Campina Grande , Vitória , Araraquara , Ribeirão Preto , Porto Seguro , Congonhas , Porto Alegre , Curitiba , Joinville , etc , etc, etc...
As vezes ouvimos discução entre pilotos na fonia , as vezes vemos uns querendo passar em cima dos outros , é nego pedindo pra push-back ou táxi sem estar realmente pronto só pra passar na frente do colega da congênere , é nego reduzindo demaziadamente sem se preocupar com o que vem na sequência , é cara demorando para livrar a pista sem se preocupar se o outro vai arremeter , etc... Vamos parar com isso ! Vamos nos unir contra essa porcaria de estrutura que nos oferecem. Não quebrem galhos de quem não quebra...
Isso deveria ser também uma briga das cias. aéreas pois imagina qto não se gasta a mais de combustível por conta dessa estrutura precária.
Será que ficam esperando acidentes e incidentes para mudarem algo... não isso acontece pouco , os pilotos se viram de mais , dão conta do recado... ou estão dando conta do recado mesmo assim !
-Sem contar que agora o ACC BRS questiona quando você solicita manter outro nível que não o autorizado pelo tráfego inicial. Além de não entenderem de performance e muito menos de ventos em altitude, o que faz vc optar por outro nível, o controlador ainda o provoca para um bate boca na fonia. (AMC - ATP 737NG)
Aviadores , vamos nos unir , passem pra frente , coloquem comentários, lembrem de temas e escrevam...
Repassando...
Aviadores , vamos nos unir , passem pra frente , coloquem comentários, lembrem de temas e escrevam...
Sabemos como é voar no Brasil. Até que voamos aeronaves de ponta , Boeings 737NG, 777 , Airbus A320 , A330 , Citations X , Lears 60 , etc...
Mas e nossas pistas? E a infra-estrutura acompanha o desenvolvimento das aeronaves ? Claro que não , está longe disso !
O passageiro brasileiro é muitas vezes enganado pelo belo terminal do aeroporto que vê , lojas , lanchonetes , até cinema , mas e do outro lado do pátio ? Será que isso importa ?
Nós pilotos estamos todos os dias voando pra cima e pra baixo operando em pistas curtas , sem recursos , sem auxílios , sem iluminação ! E precisava ser assim ? Claro que não , sabemos que o dinheiro arrecadado pela Infraero e pelo DAC ( agora ANAC ) não é pouco , mas porque esse tipo de investimento não é feito ? Simples , porque não aparece ! Quando algum incidente acontece , jogar a culpa no piloto é muito mais fácil ! Todas as pistas que operamos estão dentro da performance das nossas aeronaves, claro , mas precisava ser assim tão apertado , muitas vezes com operaçãoes tão marginais ?
Poxa , da pra contar nos dedos o número de pistas que operam ILS ( e olha que o ILS já é um instrumento antigo heim ? ) e as que operam , muitas vezes ficam meses fora do ar , as vezes anos , é uma completa vergonha ! Pense na 27 de Guarulhos , que vergonha uma aeronave estrangeira chegar de 12 horas de vôo e ter que fazer um procedimento NDB ! A 29 de Brasíla ( nunca deram conta de arrumar o Glide Slope , incompetêcia , falta de vontade ? ) a 35 de Congonhas parece estar indo pro mesmo caminho... a 15 do Galeão , aliás , o que aquele ATIS do Galeão ( que só funciona a poucas milhas do ponto de descida da aeronave ) informa de equipamento inoperante não é brincadeira !
Iluminação de pista é outro objeto de economia , iluminação central que muitas vezes faz a diferença entre um pouco tranquilo ou mais trabalhoso deve existir só em 3 ou 4 pistas em todo o país !
Terminal SP , VORs como Santana , Bonsucesso , etc... fora do ar , há anos ! Anos !! Veronha ? Incompetência ? Falta de vontade ? E olha que nós , pilotos, quebramos o galho né? Pois se repararem vários procedimentos de subida da TMA-SP por exemplo baseam-se nesses VORs inoperantes , mas nós deixamos pra lá , alocamos o Lateral Navigation e vamos embora ! Deveriamos deixar de fazer isso... tá fora do ar ? Entao vc que me vetore na subida pois nao eh possivel fazê-la sem tal VOR.
Informação meteorológica em vôo então é coisa precária no Brasil , male male temos frequências de meteroro que ninguém responde e não temos informações gravadas como existe na Europa e EUA que vc pode pegar metar de uma grande região em uma simples frequência.
Comunicação também é precário , chega a ser estressante ! Nunca respondem na primeira chamada... raramente na segunda ! É um controlador só falando em várias frequências ao mesmo tempo , e os babacas lá chamando e chamando que nem uns doidos !
E porque economizar tanto em pista ? Cidades não-principais , mas relativamente grandes e importantes contam com pistas pequenas , restritas sem iluminação descente e sem preocedimento. Mas muitas delas tem lindos terminais com ar-condicionado , lojas e lanchonetes piso de garanito e mármore , é claro , é isso que o passageiro vê.
E as novas taxas da ANAC , será que agora vão investir em asfalto e ILS ? Acho difícil !
Um país do tamanho do Brasil ter uma dúzia de ILS operando é de envergonhar ! Um só aeroporto nos EUA operam mais ILS do que isso !!!
Se virem pilotos , vão lá e pousem suas máquinas de última geração em pistas vagabundas , escorregadias , sem procedimento de precisão e perigosas como Ilhéus , Campina Grande , Vitória , Araraquara , Ribeirão Preto , Porto Seguro , Congonhas , Porto Alegre , Curitiba , Joinville , etc , etc, etc...
As vezes ouvimos discução entre pilotos na fonia , as vezes vemos uns querendo passar em cima dos outros , é nego pedindo pra push-back ou táxi sem estar realmente pronto só pra passar na frente do colega da congênere , é nego reduzindo demaziadamente sem se preocupar com o que vem na sequência , é cara demorando para livrar a pista sem se preocupar se o outro vai arremeter , etc... Vamos parar com isso ! Vamos nos unir contra essa porcaria de estrutura que nos oferecem. Não quebrem galhos de quem não quebra...
Isso deveria ser também uma briga das cias. aéreas pois imagina qto não se gasta a mais de combustível por conta dessa estrutura precária.
Será que ficam esperando acidentes e incidentes para mudarem algo... não isso acontece pouco , os pilotos se viram de mais , dão conta do recado... ou estão dando conta do recado mesmo assim !
-Sem contar que agora o ACC BRS questiona quando você solicita manter outro nível que não o autorizado pelo tráfego inicial. Além de não entenderem de performance e muito menos de ventos em altitude, o que faz vc optar por outro nível, o controlador ainda o provoca para um bate boca na fonia. (AMC - ATP 737NG)
Aviadores , vamos nos unir , passem pra frente , coloquem comentários, lembrem de temas e escrevam...