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Ocean Air vai voar para a África do Sul

Enviado: Sex Ago 25, 2006 21:26
por Anonymous
A Ocean Air já está buscando no mercado aeronaves 767 e 757 para que até o final do ano inicie seus primeiros vôos internacionais. A companhia aérea foi designada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar para Lima, no Peru, Lagos, na Nigéria, e Johannersburgo, na África do Sul. Todos os vôos devem começar ainda este ano. A Ocean Air também pleiteia junto à Anac vôos para o México, Bogotá e Los Angeles. Os dois primeiros também são destinos que estão no alvo das concorrentes. O vôo para Los Angeles seria operado, a partir de Bogotá, em code-share com a Avianca, que também pertence ao grupo Sinergy.

Segundo o presidente da Ocean Air, Carlos Ebner, até o fim do ano devem chegar também mais seis MK-28 para os vôos domésticos, com expectativa de a empresa alcançar 6% de market-share. “As vendas estão aumentando e a ocupação crescendo, o cliente já reconhece nosso produto diferenciado. Transportamos em julho 110 mil passageiros. Em janeiro eram menos de 25 mil”, diz ele.

O diretor comercial da empresa, Renato Pacowitch, afirma que 78% das vendas são via agências de viagens, o que deve aumentar, pois há um mês a companhia passou a ser vendida via Sabre. Não há previsão de entrar em outros GDSs. “Por enquanto o Sabre atende às nossas necessidades”, diz Ebner. A maior parte das vendas é feita no portal da Ocean Air na internet.

Enviado: Seg Ago 28, 2006 14:28
por B767
Problema tecnico agora - o B767 entre Brasil para Africa do Sul vai ter que ter um ETOPS certificado para tal extensao acima da agua. Creio que vai ser dificil homologar a rota com B767. - Nao tem alternados viaveis no meo da rota.

Enviado: Seg Ago 28, 2006 14:54
por Anonymous
Pode até fazer mas não direto... se atravessar pelo ponto mais estreito do lago é posível sem um ETOPS longo, mas daí tem que ver se é um vôo viável. A não ser que tenham planos de trazer outra máquina...

Enviado: Qua Ago 30, 2006 23:13
por Anonymous
everton_cwb escreveu:
asnomalon escreveu:Pode até fazer mas não direto... se atravessar pelo ponto mais estreito do lago é posível sem um ETOPS longo, mas daí tem que ver se é um vôo viável. A não ser que tenham planos de trazer outra máquina...
Quantas milhas a mais teria para atravessar pelo ponto mais estreito do "lago"?? Um B767 teria autonomia para "subir" até o Nordeste e depois "descer" até a África do Sul?
Distancias aproximadas

São Paulo - Johannesburg = 7.425 Km

São Paulo- Dakar = 5.300 Km
Dakar - Johannesburg= 6.687 Km
Total = 11.987 Km

O que daria bem proximo do alcance máximo de 12.220 Km do 767-200 ER.

Se bem que, olhando no mapa, acho que não precisaria "subir" até Dakar, poderia fazer a "curva" um pouco antes, o que economizaria um pouco de kms...

Enviado: Qua Ago 30, 2006 23:19
por Anonymous
Meus caros, a Varig operou GRU/JNB com 763. Sds

Enviado: Qua Ago 30, 2006 23:42
por MARR
A VARIG realmente realizou alguns vôos com 767-300. A distancia de São Paulo até a costa africana são 6.000 kms. Como opção em caso de urgencia
voce tem o aeroporto de Wideawake Field, na ilha de Assunção., o que possibilitaria uma alternativa de vôo com 1.800 kms.
Estou trabalhando com hipotese, considerando que ASI possibilite a operação de aeronaves do porte do 767. Imagino que sim, pois os VC-10 da RAF fazem escalas lá.

Enviado: Qui Ago 31, 2006 09:50
por Bruno Holtz
Segundo informações de um conhecido que trabalhou na Varig, a certificação ETOPS 120 (que os 767 são normalmente homologados) é suficiente para operação na rota, mas realmente a aeronave tem de "subir" um pouco, e usar a ilha de Ascenção como alternativa. Encarece mais a viagem, mas é o unico jeito de se voar bimotor entre São Paulo e a Africa do Sul.

ETOPS 180 no 767 na Varig

Enviado: Qui Ago 31, 2006 22:08
por goncalves
Opá!! A Varig usou o ETOPS 180 pro 767 na rota para JNB, tínhamos a aeronave de volta no dia seguinte a tempo de fazer de novo a ida para JNB. Certa vez, o PP-VPW foi escalado para o vôo, porém estava com uma restrição que não o impedia de atingir os requisitos para o ETOPS 120, mas impedia de voar no ETOPS 180. Foi uma dor de cabeça, o avião retornou no dia seguinte mega atrazado... hehehehehe

No ETOPS 180, o vôo durava mais ou menos 8h51min, e no 120, durava 10h58min...

Um dos aviões que fizeram essa rota no ETOPS 180 muitas vezes, foi o PP-VOJ.

Abraços

Enviado: Qui Ago 31, 2006 22:16
por goncalves
Pessoal, apenas pra complementar a informação:

No ETOPS 120, realmente ele voa, digamos, efetuando um arco mais pra cima do oceano, no 180 o arco é menor diminuindo a travessia. As alternativas ETOPS são as mesmas para as duas rotas:
SBRF - Recife
GLRB - Monrovia
DIAP - Abdjan
FNLU - Luanda
FACT - Cape town.

Se alguém quiser, eu posso postar aqui as duas rotas.

Abraços

Enviado: Sex Set 01, 2006 15:12
por Bruno Holtz
Na boa, faz essa gentileza pra nós!

Eu consegui a informação sobre o ETOPS 120 com Flávio Homisk (acho que é assim que se escreve). Vc conhece ele?

Sds,

Bruno

Enviado: Sex Set 01, 2006 19:12
por goncalves
Fala Bruno, não o conheço não, de onde ele é?

Aqui vão as duas rotas:

ETOPS 180:

SBGR NEMO09 COSME UW63 PCX UL340 EKALO UL340D PILOT DCT S2040 DCT S1910 DCT S1740 DCT ETP1 DCT S1430 DCT ETP2 DCT FIR DCT S1430 DCT ETP3 DCT S1450 DCT S1540 DCT 1700 DCT ILDIR UL435 HBV DCT JSV DCT FAJS

Sendo que esses ficos "S1740" por exemplo são coordenadas geográficas visto que não há aerovia que faça o arco justo do ETOPS 180.

ETOPS 120:

SBGR NEMO09 COSME UW63 PCX UL327 SERIM DCT ATANI DCT FIR DCT ETP2 DCT S0630 DCT FIR DCT FIR DCT ETP3 DCT EGOLI UL435 HBV HBV2C FAJS

Abraços

Enviado: Sex Set 01, 2006 23:21
por Marcelo Affonso
Pessoal com relação ao equipamento até aonde eu sei seria o 767-200!!


Abraços
Marcelo Affonso

Enviado: Ter Set 05, 2006 11:51
por Bruno Holtz
Fala Gonçalves!

Obrigado por colocar a rota pre nós.

O Flavio trabalha (ainda) na área industrial da Rg lá no galeão, com a liberação das aeronaves, checagem do MEL, etc.

Disse que ainda trabalha lá no galeão, pois foi recontratado pela Aero Transportes Aéreos, mas está "perigando" de ser transferido para São Paulo.


Sds,

Bruno

PS- Trabalhei no finado grupo FRB-PAR, na área de planejamento da Nordeste, nos idos de 2001/2002. Foi uma experiência muito boa conhecer a administração de uma cia aérea.