História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PC
Re: História dos DC-3 no Brasil (texto longo)
Pelo que sei, ele fora recuperado e pintado de branco em Vao-de-Caes, pois tinha sido vendido para alguém de Blumenau. Me lembro de uma reportagem deste avião realizando vôos panorâmicos, todo pintado de branco, no aeroporto Quero-quero. Depois foi vendido ao pessoal do ARGS em POA.
Não sabia que era o ex da Royal.
Gabriel
Não sabia que era o ex da Royal.
Gabriel
Recebi essas fotos de um aluno, que mora no Rio Grande do Sul, do PP-VBT, que está defronte a uma churrascaria em Garibaldi/RS:

A única informação sobre esse DC-3, que está aqui neste tópico, é que ele serviu os Presidentes Jânio Quadros e Juscelino Kubitchek.
Os amigos sabem mais da história dessa velha águia???
Abraço

A única informação sobre esse DC-3, que está aqui neste tópico, é que ele serviu os Presidentes Jânio Quadros e Juscelino Kubitchek.
Os amigos sabem mais da história dessa velha águia???
Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
- Constellation
- Moderador
Emerson,
A história desse DC-3 já foi contada no Aeroentusiasta, veja o link abaixo:
http://www.aeroentusiasta.com.br/artigos/1" onclick="window.open(this.href);return false;
Grande abraço.
http://www.aeroentusiasta.com.br/artigos/1" onclick="window.open(this.href);return false;
Grande abraço.

Thanks, my friend!!!!Constellation escreveu:Emerson,
Grande abraço.

Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
SBLO/LDB
-
- PC
Mais informações detalhadas sobre a vida deste DC-3 de Garibaldi no blog Projeto DC-3 onde possui um levantamento de todos os DC-3s existentes no Brasil (faltando apenas o Rose).
Linck: projetodc3.blogspot.com/2009/04/pp-vbt.html
Linck principal: http://projetodc3.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Um grande abraço
Linck principal: http://projetodc3.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Um grande abraço
- Constellation
- Moderador
Caros,ProjetoDC3 escreveu:Mais informações detalhadas sobre a vida deste DC-3 de Garibaldi no blog Projeto DC-3 onde possui um levantamento de todos os DC-3s existentes no Brasil (faltando apenas o Rose).
Um grande abraço
Por sinal, excelente blog, já tive oportunidade de ler o mesmo na íntegra. Altamente recomendável a leitura para quem gosta de história da aviação e de aeronaves antigas e clássicas.
Grande abraço.

-
- PC
Obrigado amigo.
Mais pretendo dar uma melhorada no visual da página e quem sabe inventariar outros tipos de aeronaves antigas sobreviventes, aqui no Brasil.
Mais pretendo dar uma melhorada no visual da página e quem sabe inventariar outros tipos de aeronaves antigas sobreviventes, aqui no Brasil.
-
- PC
Sergio e demais, alguem sabe de mais alguma novidade sobre o assunto levantado?Sergio de Faria Bica escreveu:Uma excelente notícia para os admiradores do DC-3 :
Está sendo organizado um grupo para adquirir nos EUA , um DC-3 para fazer vôos nostálgicos , com pax , como eram feitos no PP-VBN ao tempo do cmte. Machado . Segundo consta , o DC-3 já foi examinado e aprovado . Poderemos ter novidades em breve !
Sérgio Bica
-
- MASTER
Segundo sei , estavam formando o grupo de patrocinadores , mas , pelo que se fala na AFA , os vôos de DC-3 no Brasil , estão encontrando muitas dificuldades com relação a ANAC . Não sei se é real ou mera fofoca ...
Qualquer novidade que saiba , postarei aqui .
Sérgio Bica
Qualquer novidade que saiba , postarei aqui .
Sérgio Bica
-
- PC
Olha...fofoca ou não o PP-VBN ainda continua com a documentação em atraso, segundo o site da ANAC, creio que por causa de burocracias.
- Constellation
- Moderador
Caros,ProjetoDC3 escreveu:Olha...fofoca ou não o PP-VBN ainda continua com a documentação em atraso, segundo o site da ANAC, creio que por causa de burocracias.
Não é só burocracia, a ANAC está com uma falta desesperante de pessoal. Por isso é que estão fechando escritórios e postos de serviço por aí. pelo o que estou sabendo, nem fiscalização tem mais, quem, quiser voar sem carteira ou em aeronaves com CA, seguro ou IAM vencidos, aproveitem a oportunidade, mas só não me chamem pra voar, ok???

Grande abraço.

-
- MASTER
Amigos:
Interessante reportagem na antiga revista "O Cruzeiro", edição de 29 de outubro de 1960, sobre a conversão pela REAL Aerovias de Dc-3 para uso VIP.
A matéria retrata fotos externas e do interior de 03 aeronaves diferentes, operadas então pelo Gov. do Estado do Paraná (PP-EDL), Willys Overlando do Brasil e Banco de Crédito da Amazônia. Quais seriam os prefixos destes dois últimos operadores e sua vida operacional?
Seria interessante compilarmos quais os DC-3's VIPs que operaram no Brasil.
Abraços:
Marcelo Magalhães

Interessante reportagem na antiga revista "O Cruzeiro", edição de 29 de outubro de 1960, sobre a conversão pela REAL Aerovias de Dc-3 para uso VIP.
A matéria retrata fotos externas e do interior de 03 aeronaves diferentes, operadas então pelo Gov. do Estado do Paraná (PP-EDL), Willys Overlando do Brasil e Banco de Crédito da Amazônia. Quais seriam os prefixos destes dois últimos operadores e sua vida operacional?
Seria interessante compilarmos quais os DC-3's VIPs que operaram no Brasil.
Abraços:
Marcelo Magalhães

-
- MASTER
Oi , Marcelo
O primeiro DC-3 da Willys foi o PP-ANU , hoje no Museu da RG , e seu substituto após o acidente , foi o PT-BFU que hoje se encontra preservado no Norte ou Nordeste . O do Banco da Amazônia eu tenho no meio da minha "bagunça" ... Quando achar , repasso .
Abs
Sérgio Bica
O primeiro DC-3 da Willys foi o PP-ANU , hoje no Museu da RG , e seu substituto após o acidente , foi o PT-BFU que hoje se encontra preservado no Norte ou Nordeste . O do Banco da Amazônia eu tenho no meio da minha "bagunça" ... Quando achar , repasso .
Abs
Sérgio Bica
-
- MASTER
Só um complemento :
PT-BQX Oscar Herminio Ferreira Filho
PT-CGL Orlando Ometto
PT-YPU Pignatari
PP-ANY Juscelino K. Oliveira
PP-DSC Adhemar de Barros e Francisco Catão
PP-VBT VARIG , para JQ e posteriormente JK
Moura Andrade ( Não tenho o prefixo)
Fontoura (antes do Scandia PT-ARS ) também não me lembro do prefixo.
LIDER , para Magalhães Pinto ( Tenho que procurar o prefixo . Pertencia originalmente à SADIA
Ainda faltam outros , mas desconheço os proprietários
Abs
PT-CGL Orlando Ometto
PT-YPU Pignatari
LIDER , para Magalhães Pinto ( Tenho que procurar o prefixo . Pertencia originalmente à SADIA
Abs
[quote="Sergio de Faria Bica"]Só um complemento :
PT-CGL Orlando Ometto
PT-YPU Pignatari
Mais alguns.
PP-DLM 20586 O.C. Fontoura - PP-CEB Cruzeiro "Corsário" 2086 FAB PTP-LBM Rico
PP-DOK 4649 F.A. Maia PP-SPZ Vasp
PP-DQA 4307 G.J. Giovanini depois M.B. Lima depois C.R. Holk PP-ANG Nacional depois Real depois Varig
PP-DSC 19230 F.J. Bocayuva Catão, depois H. Leitão de Almeida, PP-FOR Ministério do Interior depois para o Projeto Rondon
PP-DSU 15373/26818 Pp-XCF Lloyd & Azarian Pp-DSU C.C. Braga Cruzerio PP-CDD Tupanciretã depois LASALsal
PP-EDL 4910 ex PP-AVK Aerovias Brasil "Espírito Santo" , Real, para PP-EDL Gov. do Estado do Paraná, "EDL" FAB, PT-KVP Clube Náutico Água Limpa "Daniele"
PP-ENB 27098 ex PP-ASN Sadia, ex PT-AYC Ponzoni Brandalise S.A. , Perdigão, PP-ENB Gov. do Acre 2090 FAB
PP-ETE 19055 Gov. do estado do Acre, 2056 FAB , PT-KXR
Cedrini
PT-CGL Orlando Ometto
PT-YPU Pignatari
Mais alguns.
PP-DLM 20586 O.C. Fontoura - PP-CEB Cruzeiro "Corsário" 2086 FAB PTP-LBM Rico
PP-DOK 4649 F.A. Maia PP-SPZ Vasp
PP-DQA 4307 G.J. Giovanini depois M.B. Lima depois C.R. Holk PP-ANG Nacional depois Real depois Varig
PP-DSC 19230 F.J. Bocayuva Catão, depois H. Leitão de Almeida, PP-FOR Ministério do Interior depois para o Projeto Rondon
PP-DSU 15373/26818 Pp-XCF Lloyd & Azarian Pp-DSU C.C. Braga Cruzerio PP-CDD Tupanciretã depois LASALsal
PP-EDL 4910 ex PP-AVK Aerovias Brasil "Espírito Santo" , Real, para PP-EDL Gov. do Estado do Paraná, "EDL" FAB, PT-KVP Clube Náutico Água Limpa "Daniele"
PP-ENB 27098 ex PP-ASN Sadia, ex PT-AYC Ponzoni Brandalise S.A. , Perdigão, PP-ENB Gov. do Acre 2090 FAB
PP-ETE 19055 Gov. do estado do Acre, 2056 FAB , PT-KXR
Cedrini
Pessoal, to ressussitando um tópico bastante antigo....Mas vamos lá:
Bastante interessante este artigo sobre o DC-3. Inclusive meu pai, quando era pequeno, teve a oportunidade de voar no DC-3 do Auro de Moura Andrade, que era amigo pessoal de um tio dele. Cacei alguma foto da referida aeronave, que se não me engano, (meu pai não tem certeza) ficava baseada, na década de 50, em Araçatuba, para ver se achava o prefixo mas não encontrei. Uma pena!
Mas estava folheando recentemente uma revista da década de 60 (o pior é que eu não sei qual é, acho que é Entre as Nuvens) e vi uma informação bastante interessante e que eu consegui confirmar no atual site da ANAC: Um Douglas DC-2, prefixo PP-CEC. Naturalmente este avião não existe mais, em todo caso, seria interessante tentarmos descobrir a historia dele! Consta na revista que a referida aeronave era operada pela Cruzeiro serviços de Aerofotogrametria. Mas não fala a origem nem o destino nem tem foto da aeronave. Apenas o prefixo e a informação que em 1965, o avião voava! E que em 2012 ainda constava informações dele no RAB
Att
Daniel
MATRÍCULA: PPCEC
Fabricante:
MCDONNELL DOUGLAS
Modelo:
DC-2
Número de Série:
2079
Tipo ICAO :
DC2
Tipo de Habilitação para Pilotos:
DC2
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem:
8618 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
014
Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
2286
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
141173
Data de Validade do CA:
31/03/00
Data de Validade da IAM:
311273
Situação de Aeronavegabilidade:
CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):
Aeronave avariada por acidente ou incidente
IAM vencida
Irregularidade quanto à licença de estação
Consulta realizada em: 06/02/2012 01:18:12
Bastante interessante este artigo sobre o DC-3. Inclusive meu pai, quando era pequeno, teve a oportunidade de voar no DC-3 do Auro de Moura Andrade, que era amigo pessoal de um tio dele. Cacei alguma foto da referida aeronave, que se não me engano, (meu pai não tem certeza) ficava baseada, na década de 50, em Araçatuba, para ver se achava o prefixo mas não encontrei. Uma pena!
Mas estava folheando recentemente uma revista da década de 60 (o pior é que eu não sei qual é, acho que é Entre as Nuvens) e vi uma informação bastante interessante e que eu consegui confirmar no atual site da ANAC: Um Douglas DC-2, prefixo PP-CEC. Naturalmente este avião não existe mais, em todo caso, seria interessante tentarmos descobrir a historia dele! Consta na revista que a referida aeronave era operada pela Cruzeiro serviços de Aerofotogrametria. Mas não fala a origem nem o destino nem tem foto da aeronave. Apenas o prefixo e a informação que em 1965, o avião voava! E que em 2012 ainda constava informações dele no RAB
Att
Daniel
MATRÍCULA: PPCEC
Fabricante:
MCDONNELL DOUGLAS
Modelo:
DC-2
Número de Série:
2079
Tipo ICAO :
DC2
Tipo de Habilitação para Pilotos:
DC2
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem:
8618 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
014
Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
2286
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência:
141173
Data de Validade do CA:
31/03/00
Data de Validade da IAM:
311273
Situação de Aeronavegabilidade:
CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):
Aeronave avariada por acidente ou incidente
IAM vencida
Irregularidade quanto à licença de estação
Consulta realizada em: 06/02/2012 01:18:12
O PP-CEC c/n 2079 era um DC-2-243 ou melhor, um C-39, teve diversos operadores no Brasil. Depois eu conto quando achar meus dados.
Cedrini
Cedrini
-
- MASTER
Amigos:Cedrini escreveu:O PP-CEC c/n 2079 era um DC-2-243 ou melhor, um C-39, teve diversos operadores no Brasil. Depois eu conto quando achar meus dados.
Cedrini
A pedido do Cedrini segue foto do raro C-39 (s/n 2079) da IMSAJO - Importadora São João, feita em Manaus, Ponta Pelada, 1973.

O C-39 dos quais foram fabricados apenas 35 exemplares era em realidade um DC-2 "híbrido".
Isso porque ele tinha a fuselagem e asas do DC-2, mas com empenagem, seção central e trem de aterrissagem do DC-3.
A última informação que consta na vida operacional desta célula no livro da Air Britain "DC-1, DC-2, DC-3 - The First Seventy Years" é de que após operar pela IMSAJO foi exportado em DEZ-73.
Alguém sabe o que aconteceu depois, possíveis operadores, ou status atual dele?
Abraços,
Marcelo Magalhães
-
- MASTER
Amigos:
Dos "implacáveis" arquivos de Vito Cedrini, segue agora outra foto do raro "DC-2 e meio" PP-CEC, no SDU, qdo operava pela Arruda.

Notem o nome de batismo "Teté" no nariz do avião bem como a pintura básica da CRZ, seu operador anterior.
Abraços,
Marcelo Magalhães
Dos "implacáveis" arquivos de Vito Cedrini, segue agora outra foto do raro "DC-2 e meio" PP-CEC, no SDU, qdo operava pela Arruda.

Notem o nome de batismo "Teté" no nariz do avião bem como a pintura básica da CRZ, seu operador anterior.
Abraços,
Marcelo Magalhães
-
- MASTER
Amigos:Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:
Abraços,
Marcelo Magalhães
Desculpem se insisto no tema do C-39 PP-CEC, mas consta no link abaixo uma outra foto dele, agora nas cores da Cruzeiro, bem como a informação de que foi perdido em acidente no Amazonas em NOV-73 qdo voava pela IMSAJO (onde exatamente deu-se o W/O?)
http://fotolog.terra.com.br/jcct6:30" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços,
Marcelo Magalhães