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Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Mar 23, 2017 14:52
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Aero Peru inicia as operações para o Brasil, em 23 de outubro de 1975.
Folha da São Paulo 24/10/1975
Revista Veja 22 de outubro de 1975.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Mar 23, 2017 15:01
por José Cursio
A Aero Peru foi a 1ª empresa aérea a operar com os aviões Tris-Tar 1011-500 no Brasil.
Os mesmos foram incorporados a frota sendo o 1º em Dezembro de 1978.
Os vôos são realizados as terças e domingos na rota LIM/VCP/GIG/LIM, possibilitando conexão para Guaiquil, Miami, Nova York e Los Angeles.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Sex Mar 24, 2017 14:07
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Jornal Folha de São Paulo 01/02/1974
Jornal do Brasil 04/07/1974 – LH
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Seg Mar 27, 2017 15:17
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Transbrasil
Folha de São Paulo 27/01/1984 – pontualidade
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Seg Abr 24, 2017 14:42
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Com esse Constellation a Lufthansa iniciou os vôos para a América do Sul.
Com o recebimento de seu último Super Constellation, a Lufthansa pode então inaugurar seus serviços entre a Alemanha e a América do Sul. Assim, em 15 de agosto de 1956 era inaugurado pelo L-1049G D-ALEC (s/n 4640) a linha entre Hamburgo e Buenos Aires (voo LH500), com paradas em Dusseldorf, Frankfurt, Paris, Dakar, Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Congonhas) - uma distância total de 7.458 milhas, coberta em 31 horas de voo.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qua Abr 26, 2017 15:37
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Há mais de 60 anos o acidente com o PP-ANX
O Estado de São Paulo 11/04/1957
O
Estado de São Paulo 12/04/1957
MSN 13048 - USAAF 42-108920 - C-47A-20-DK – em 17/04/1944 - RFC 09.07.46
Nevada Aerial Contractors Inc – como NC58776 – DC/3C em 1947
J. de Oliveira Barros Jr. – 12/12/1950 como
PP-XBM - reg PP-AXT rq 01.51 but NTU
VASP - Viação Aérea São Paulo – em 06/08/51 como
PP-SQI
rgd, dbr 19.10.51 at Cambara but repaired
Bankers Life & Casualty Company – em 12/1954 como N58776
REAL Transportes Aéreos – em 27/04/56 como
PP-AXN
W/O - Colidiu com o Pico do Papagaio na Ilha Anchieta, em Ubatuba litoral paulista em 10/04/1957 - 26 mortos e 4 sobreviventes.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Abr 27, 2017 11:43
por José Cursio
Bom dia amigos Forenses.
Curiosidade, jornal Folha da Manhã - Movimento em CGH 1949
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Mai 04, 2017 16:11
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Dados interessantes de 1958...
Fonte – jornal Correio da Manhã 26 de maio de 1958
A “International Air Trasport Association” IATA acaba de divulgar em Montreal, sede da organização, de que 82 companhias associadas operam com 2.900 aeronaves.
São 59 tipos diferentes, incluindo Helicópteros: 1.434 quadrimotores; 10 de três; 1334 de dois e 29 monomotores. Existem 43 Helicópteros.
Apesar de já existirem dois “Comet” operando (jatos) revela notar que ainda existem 694 “DC/3”, operando regularmente. Ainda em vôo 03 “Junkers” (52) trimotores.
“Cosntellation” e, “Super Constellation” são em numero de 347; “Douglas” 590; e mais
198 “DC/4”; “Viscount” 158; “Convair” 310 e “C-46” ainda estão em trafego 53; o “Britannia” já tem 22.
A propósito dos “DC/3” devemos esclarecer que existem ainda em vôo 6.187 aeronaves; somente nos EE UU., nas linhas aéreas regulares, são em numero de 338 e 1998 na Força Aérea Americana (nos EUA e em suas bases no exterior). E, em nosso país a “REAL” tem 86 aeronaves: e a “Cruzeiro do Sul” tem 35.
Obs. Foi copiado como esta escrito na matéria do jornal, com ponto, virgula, aspas, parêntese e tudo mais.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Sex Mai 05, 2017 14:51
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Em 05 de maio foi á vez de a Braniff colocar na rota do Pacifico os Boeings 707/227 em substituição aos DC-7 usados até então, porém os vôos eram mesclados entre os Boeings (01) e os DC-7 (02) Obs. Os Boeing decolavam da B.A.S.P. Cumbica.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Seg Mai 08, 2017 17:55
por José Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Ter Mai 16, 2017 16:08
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
15 de março de 1946 a Britânicas da América do Sul Airways iniciou um serviço regular entre Londres e Buenos Aires, via Lisboa, Bathurst, Natal, Rio de Janeiro e Montevidéu usando Avro Lancastrians.
Em 23 de junho de 1946 a Air France inicia as operações para o Brasil com o Douglas DC-4
No dia 23 de setembro de 1946 a Iberia inicia as operações nas rotas Sul-Americanas com o Douglas DC-4 (EC-AEP n/s 10485)
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Mai 18, 2017 14:53
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Há sessenta anos o Brasil, conhecia o primeiro avião a jato puro o Caravelle, que viria a equipar as frotas brasileiras, a Varig foi a 1ª a receber o jato de fabricação francesa, posteriormente a Cruzeiro do Sul e a Panair do Brasil.
O “Caravelle” F-BHHI prototipo 02 veio em vôo de demonstração para a America do Sul em 20 de abril de 1957, decolando de Paris em 19/04/57 do aeroporto de Orly (ORY ) fez escalas em DKR, REC, GIG, CGH, POA, EZE, GIG, BEL e CCS após seguiu para os Estados Unidos.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Mai 18, 2017 15:04
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Jornal Correio da Manhã 06 de abril de 1957
Será inaugurada no dia 20 de abril, pela companhia Escandinava “SAS”, uma nova ligação aérea ligando Estocolmo a Santiago do Chile, via Praga.
Os “DC-6B” da “SAS” farão escala em Praga, Munique, Genebra, Lisboa, Dakar, Recife, Rio de Janeiro e Buenos Aires, antes de chegar á Santiago do Chile, esse serviço será efetuado uma vez por semana em ambas as direções.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Jun 29, 2017 14:19
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Panam com jato em Brasília
Panam em Brasília – (Correio da Manhã 04/06/1960)
O “Boeing 707” (jato) da “Pan American World Airways” que fará o vôo inaugural
Da linha Nova York – Brasília a nova capital do Brasil, será batizado as 09h00 de quarta feira próxima (08/06/1959) pela Sra. Coracy Pinheiro esposa do Sr. Israel Pinheiro, prefeito da capital. O “Clipper Brasília” chegara à nova capital as 19h15 no vôo inaugural rumo sul.
O “Clipper Brasília” partira na viagem rumo norte as 13h00 para Nova York.
Os jatos que partirão as 10h00 da manhã das terças feiras, chegarão a Brasília as 19h15 (há diferença de uma entre as duas cidades). Um DC-7 de conexão da Panam sairá de Brasília as 20h30 rumo a São Paulo aonde chegara as 22h45. O vôo de conexão para o Rio sairá as de Brasília as 20h15 e chegara a Guanabara as 22h45. Os vôos de conexão com serviços a jato de Brasília a Nova York, deixarão o Rio as 09h45 e chegará a Brasília as 12h15 as quarta feiras – De São Paulo partirão as 10h00 chegando a Brasília ao meio dia. Os jatos deixarão Brasília ás 13h00 e chegarão a Nova York as 21h40 após uma para em Port Of Spain, Trinidad
(Correio da Manhã 11/06/1960)
Obs. No dia 10/06/1959 foi inaugurada uma sala embarque em caráter provisório.
Obs. Transcrevi de acordo com o escrito no jornal.......
Abs Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Jul 06, 2017 11:18
por José Cursio
Bom dia amigos Forenses.
Julho de 1959 (Correio da Manhã 01/07/1959)
Foi aprovados pelo DAC os novos horários e itinerário da linha aérea internacional Zurique / Buenos Aires da “Swissair”, com aviões do tipo “DC-7C” para 55 passageiros (sendo 26 na 1ª Classe e 29 na turística), com escalas em Zurique, Genebra, Lisboa, Dakar, Rio de Janeiro, São Paulo, Montevidéu e Buenos Aires, na distância de 11.763 km, com viagem de ida passando no Rio as sextas e segundas feiras e, de volta as terças e sábados.
Linha São Paulo / Chicago (Correio da Manhã 02/07/1959)
Mereceu aprovação do DAC o itinerário e horários da linha aérea regular internacional, São Paulo / Rio de Janeiro / Miami e Chicago, que a “Aerovias”, com aviões “Super Constellation” de 80 passageiros fazendo escalas, no Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Caracas e Miami, partindo de São Paulo as terças e quarta feiras as 18h15.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Jul 20, 2017 22:00
por José Cursio
Boa noite amigo Forenses,
Linhas Internacionais (Correio da Manhã 11/07/1959)
Mereceram aprovação da Diretoria da Aeronáutica Civil os novos itinerários das linhas internacionais com escalas no Rio de Janeiro, Recife, Dakar, Lisboa, Madri, Paris, Roma e Frankfurt e “Buenos Aires - Nova York” com escala no Rio de Janeiro e Porto Of Spain, ambas da Aerolineas Argentinas.
Foram aprovadas igualmente, os horários e o itinerário da linha aérea internacional. Corumbá – Cochabamba, com escalas em Roboré, São José e Santa Cruz de La Sierra, da Cruzeiro do Sul.
Aterrissagem forçada (Correio da Manhã 14/07/1959)
São Paulo 13 – O avião da “VASP” PP-SQZ, que levantou vôo do Rio com destino a esta capital, fez uma aterrissagem forçada nas proximidades de Ubatuba, no litoral norte com 20 passageiros e quatro tripulantes, não houve acidentes pessoal e nem material.
Abs, Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qui Jul 20, 2017 22:48
por Starliner
O Pouso forçado em Ubatuba foi em 13.07.1959 . O PP-SQZ era um Saab 90A2 Scandia c/n 90116 ex SE-BSK da SAS..
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Seg Jul 24, 2017 11:25
por José Cursio
Bom dia amigos Forenses.
Pode operar em Cumbica
Jornal Correio da Manhã 15/06/1960
O brig. João Mendes da Silva, diretor-geral da Aeronáutica Civil (DAC) declarou aberto a trafego para aviões “Boeing 707/227” o aeródromo da Base Aérea de São Paulo (Cumbica), cujo as pistas de pouso 09/27, de concreto, medindo 1.964 x 45.50 metros, está capacitada para esse tipo de avião, com o peso máximo de 82 toneladas e 100 kilos para pouso e, 94 toneladas e 350 quilos, na decolagem.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Qua Jul 26, 2017 15:03
por José Cursio
Boa tarde amigos Forenses.
Manaus / Tefé (Correio da Manhã 04/07/1959)
Manaus 03 – Dando maior cobertura ao interior amazonense, no desenvolvimento de suas linhas domésticas, a Panair do Brasil, vai iniciar a partir de 14, nova linha ligando esta capital a Tefé, com diversas escalas.
Recorde do Comet (Correio da Manhã 22/07/1959)
O “Comet” da Aerolineas Argentinas que faz a linha Buenos Aires – Nova York, de prefixo LV-AHO – bateu ontem o recorde de velocidade entre o percurso Rio – Buenos Aires, cobrindo a distância em duas horas e vinte e sete minutos.
Abs. Cursio
Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO
Enviado: Sáb Jul 29, 2017 11:55
por José Cursio
Bom dia amigos Forenses.
Nova linha do CAN (Correio da Manhã 03/01/1951)
Será inaugurada no próximo dia 09 a nova linha do Correio Aéreo Nacional (CAN) ligando o Rio de Janeiro a Lima, capital do Peru. Segundo fomos informados, farão parte da equipagem nessa viagem inaugural os cels. avs. Nelson F. Lavenere-Wanderlei e Casimiro Montenegro Filho que em 12 de junho de 1931 inauguraram a primeira rota do CAN, realizando a viagem Rio de Janeiro para São Paulo
NAB reinicia suas operações - (Correio da Manhã 04/01/1951)
A companhia NAB (Navegação Aérea Brasileira) reinicia hoje suas operações depois de paralisadas há mais de 5 anos. Um novo DC-3 sob o comando do Comt. Aviador Rui Portella e tendo como copiloto o aviador José Camacho decolara do aeroporto Santos Dumont às 8h00 para fazer a linha Rio de Janeiro – Gov. Valadares e Montes Claros, regressando hoje mesmo por volta das 14h00
Abs. Cursio